Home

>>

A tricotomia do homem

Tamanho do texto
27/09/2012 10:12

A tricotomia do homem

À luz da Bíblia, entendemos que o homem é corpo, alma e espírito

 

O homem é um ser tricótomo (1Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três” ou “que se divide em três tomos”. Em relação ao homem, o termo tricotomia refere-se às três partes do seu ser: corpo, alma e espírito. Há divergência neste ponto entre alguns teólogos. Há aqueles que entendem o homem como apenas um ser dicótomo, ou seja, que se divide em duas partes: corpo e alma (ou espírito). Os defensores da dicotomia do homem unem alma e espírito como sendo uma e a mesma coisa. Entretanto, parece-nos  mais aceitável o ponto de vista da tricotomia. Esse conceito da tricotomia crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável. Só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.

a) O corpo: É a parte inferior do homem que se constitui de elementos químicos da terra como oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro, iodo, ferro, cobre, zinco e outros elementos em proporções menores. Porém, o corpo com todos esses elementos da terra, sem os elementos divinos, são de ínfimo valor. No hebraico, a palavra corpo é basar. No grego do Novo Testamento, a palavra corpo é somma. Portanto, o corpo é apenas a parte tangível, visível e temporal do homem (Lv 4.11; 1Rs 21.27; Sl 38.4; Pv 4.22; Sl 119.120; Gn 2.24; 1Co 15.47-49; 2Co 4.7). O corpo é a parte que se separa na morte física.

b) A alma: É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo Testamento por psiquê. Esses termos indicam a vida física e racional do homem. Os vários sentidos da palavra alma na Bíblia, como sangue, coração, vida animal, pessoa física; devem ser interpretados segundo o contexto da escritura em que está contida a palavra “alma”. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos  como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior. Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida” (Sl 107.5,9; Gn 35.18; 1Rs 17.21; Dt 12.23; Lv 17.14; Pv 14.10; Jó 16.13; Ap 2.23; Ecl 11.5; Sl 139.13-16).

c) O espírito: No hebraico é ruach e no grego, pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ec 12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2). O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”.

32 comentário
Facebook Compartilhe

COMENTÁRIOS

  • De: samuel

    Comentario: Amado gostei da explicação foi de grande valia para mim que Jesus te abencoe muito para continuar colocando estes ensinamentos abençoados... amém
  • De: Daniel Waldeck

    Comentario: gostei muito desse estudo e me ajudou em minha pesquisa pessoal a respeito do tema corpo alma e espírito. obrigado
  • De: Ev. Vanio de Oliveira - C

    Comentario: No Gênesis está registrado que veio primeiro o corpo; depois o Espírito "sopro de Deus" - tornando o corpo "Alma Vivente". O Espírito adinistrava a alma (sentimentos, inteligência, desejos ...) e o corpo (carne) obedecia. Depois do ato da desobediência, a Alma passou a sufoar espírito sob o comando dos desejos da carne - Corpo. O homem para voltar a se relacionar com Deus precisa da Palavra de Desu quem faz a separação entre Espírito e a Alma: "Porque a palavra de Deus é viva, e e
  • De: EV. INAEL.

    Comentario: QUE DEUS CONTINUA TE ABENÇOANDO NAS REVELAÇÕES DE TEXTO DA PALAVRA DE DEUS.
  • De: envg.osvaldo baltazar

    Comentario: O homem e um ser cricotomo porque ea imagen e semelhanca de Deus, que e uma trindade. O homen ten corpo,alma,espirito .Deus e uma trindade lembramos no geneses quando diz facamos o homem. Subentende-se entao que... Pai filho e espirito santo, os tres que e somente un en tres fizeram o homem.
  • De: ANDERSON

    Comentario: OBRIGADO PASTOR POR ESTE ENSINAMENTO QUE FOI DE MUITO PROVEITO,ESTOU EM UM SEMINÁRIO DE TEOLÓGICO E COMEÇAMOS A ESTUDAR SOBRE ISSO E O SEU ENSINAMENTO FOI O MELHOR QUE DEUS CONTINUE TE USANDO PARA MINISTRA MAIS TEMAS PARA O POVO DE DEUS. OBRIGADO FIQUE NA PAZ..... DEUS TE ABENÇOE.
  • De: jose laurentino

    Comentario: boa ps;tor gostei muitoaprendi de mais sobre tricotomia do homem enriqueceu meu conhecimento.
  • De: Regina Maria Périco

    Comentario: NA PAZ DO SENHOR IRMÃO EU GOSTARIA DE SABER O CORPOVOLTA A TERRA MAS A ALMA EO ESPIRITO VÃO PARA O CÉU. OBRIGADA
  • De: Melki Teixeira Lima

    Comentario: Isso mesmo Pr. é visível pelos registros bíblicos q somos um ser tricotômico, corpo alma e espirito, e há diferenças entre as partes. Que Deus abençoe sua vida, para que venhamos sempre sermos abençoados pela suas postagens teológicas.
  • De: ADILSA

    Comentario: muito bom realmente aprende assim e creio ser desta forma o homem ticotromico com explicar ser dicotomico
  • De: Marcos Rodrigues

    Comentario: Olá grande mestre. Pr Elienai Gabral. Bom compartilahr deste momernto de refleão teológica com a sua pessoa, pois com a maestria de sempre pois que lhe é peculiar. Isto nos enche de prazer e nos ensina a respeito de assunto de tanta complexidade. Obrigado e que o Senhor o Deus Eterno e dono de toda grandeza continue te usando grandemente.
  • De: Jonatha Figueiredo

    Comentario: Excelente Pr. Elienai muito bom!!
  • De: MIGUEL GFSJC

    Comentario: Realmente o homem é tricótomo , corpo, alma e espírito .
  • De: Davi Ataide Oliveira da C

    Comentario: resposta da Ir.oraide souza silveira A alma vai para o lugar de descanço chamdado seio de Abraão.
  • De: Im Josiel Barbosa de Figu

    Comentario: Paz do Sehor Jesus Cristo,comentário muito bom sobre a ticotomia,rápido e de límguagem fácil,faço um pequeno acrescimo sobre a alma ¨que é o centro das emoções¨,feliz, triste,bom ,ruim etc...
  • De: oraide souza silveira

    Comentario: Pastor Elenai, gostaria de tirar uma dúvida: sei que o homem é feito de corpo,alma e espírito.Quando morre o corpo volta ao pó, o espírito volta a Deus e a alma onde fica até a volta de Jesus? Desde cedo aprendemos que a alma ficaem um lugar de descanso. Mas onde é esse lugar? Todos estão no mesmo lugar? ou quem morre salvo vai direto para o céu? e o que não é salvo vai direto para o inferno? Me responda por favor. Obrigada!
  • De: PAULO JACOB

    Comentario: A PESSOA TOTAL, TRICOTOMIA OU DICOTOMIA? Vez por outra, entretanto, tem sido sugerido que o homem deveria ser entendido como consistindo de certas ?partes? especificamente distintas. Um desses entendimentos é usualmente conhecido como tricotomia ? a idéia que, segundo a Bíblia, o homem consiste de corpo, alma e espírito. Um dos proponentes mais antigos da tricotomia, como vimos, é Irineu, que ensinava que enquanto os incrédulos possuiam somente almas e corpos, os crentes adquiriam
  • De: Jose rodrigues de souza

    Comentario: obrigado DEUS pelo seu servo existe trazendo ensinos maravilhosos DEUS o bensõe
  • De: Wesley lourenço

    Comentario: É possivel dizer que o corpo é a parte da ação, a alma os sentimentos e o espirito a mente e coração do homem??
  • De: Maely

    Comentario: Sim, muito bom. Mas quando o homem morre o Espírito e alma vão para Deus? são inseparáveis?
  • De: JORGE

    Comentario: PASTOR MUITO BOM ESTE CONTEUDO. VALEU MESMO
  • De: Grasiano

    Comentario: Muito bom! Que Deus lhe abençoe Pr. Elienai.
  • De: Grasiano

    Comentario: Muito bom! Que Deus lhe abençoe Pr. Elienai.
  • De: Cássio Neves

    Comentario: Se alguem ainda tem duvidas, refresque a memoria lendo I ts 5:23!!!! a própria palavra trata o homem como tricotomo, porque vamos querer questionar????
  • De: Paulo Roberto Santos da S

    Comentario: A paz do Senhor pastor, com essa publicação fica mais fácil compreender o conceito da tricotomia do homem.
  • De: Paulo Roberto Santos da S

    Comentario: A paz do Senhor pastor, com essa publicação fica mais fácil compreender o conceito da tricotomia do homem.
  • De: Sérvulo Deodoro

    Comentario: Além de tudo isso, também acho que: O corpo é a parte material do ser, é a infraestrutura física do homem que ?recepciona? as demais substâncias/partes. É bem verdade que quase tudo é um corpo, animado ou inanimado, as plantas é um corpo, as pedras é um corpo, entretanto, próximo de nós, só alguns animais têm corpos semelhantes. Mas a distinção dentre todos estes é que o corpo humano é o único que foi feito exclusivamente pelas mãos do próprio DEUS e com um cuidado espe
  • De: MANOEL COLARES

    Comentario: Este ponto de vista a respeito da tricotomia do homem que o Pr. Elienai Cabral aborda com muita propriedade é o convencional que aprendemos desde muito cedo e é fundamentado nas Escrituras Sagradas.
  • De: bruno

    Comentario: Gostei foi bem esplicado vou compartilhar com meu amigos
  • De: RALIEL

    Comentario: A paz do Senhor Pastor. Permita-me fazer uma pergunda! Quando a alma e espírito se origina, logo no ato da fecundação?? Desde já agredeço a atenção. Raliel Palmas/TO

COMENTE





COLUNISTAS

Fechar RECEBA INFORMATIVO
teste