Colunistas

Pr. Douglas Baptista

Pr. Douglas Baptista

Teologia contemporânea e a ética cristã

Sab, 16/12/2017 por

A ética é a parte da filosofia que investiga os fundamentos da moral de determinada cultura. Foram os filósofos gregos que começaram a estudar estes fundamentos e classificar alguém como “ético” ou “antiético”.

Na ética de Platão (427–347 a.C.) a fundamentação do certo e o errado estão ligados ao bem-estar da alma. Neste caso o homem cumpre o seu dever, independente das consequências que a obediência pode resultar para si ou para os outros. Em contrapartida, com Aristóteles (384–322 a.C.) surgiu à ética utilitária, ou seja, o correto passa a ser definido a partir das consequências boas ou más que um ato ou uma ação possa produzir.

Na ética de Platão deve-se sempre fazer o que é certo independente do seu resultado. Já na ética de Aristóteles tudo deve ser feito baseado nas vantagens e desvantagens que determinada ação possa produzir. No primeiro caso os atos morais, mesmo corretos, podem prejudicar a si e o outro. No segundo caso a moral se relativiza, busca não se prejudicar evitando o sofrimento.

A ética cristã, por sua vez, preconiza e orienta a conduta ideal para a retidão do comportamento humano. O fundamento moral da ética cristã são as Escrituras Sagradas cuja revelação e conteúdo não se modificam. Desse modo, a ética cristã não se altera e nem se relativiza. Assim, a ética cristã não pode ser desassociada da moral e dos bons costumes preconizados nas doutrinas bíblicas, custe o que custar e doa a quem doer.

No entanto, segmentos da teologia contemporânea ensinam a ética de Aristóteles onde a verdade se adapta e se acomoda a situação, e assim passa a legitimar a máxima que diz “os fins justificam os meios”. Contudo a ética bíblica nos desautoriza a relativizar: “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam” (1Co 10.23). 

Pense nisso!

Douglas Roberto de Almeida Baptista

29 comentários

Denise Rodrigues

Assim como a palavra de Deus não muda, os que querem segui lo, devem se manter firmes em sua postura ética sem sombra e variação. Não aceitando o relativismo da cultura pos moderna e nem o conceito utilitário de Aristóteles, onde a lei da vantagem está acima da moral e dos bons costumes, pois essa postura é enganosa e nos distancia dos caminhos do Senhor. Porem somente a verdade, independentemente das consequencias, é o que liberta e nos aproxima de Deus. Conforme afirmou Jesus. (João

Ailton silva junior

Muito bom esse artigo Pr Douglas Baptista! A ética de um cristão tem que ser sempre a que Platão ensina, não importando com o resultado mesmo que isso venha nos prejudicar. Temos que falar a verdade e sermos honesto sempre. Isso é ser uma pessoa de caráter, isso é o que a Bíblia nos ensina.

Irlene Coelho Martins

Paz do Senhor Jesus! Seguindo e aplicando os ensinamentos das Escrituras Sagradas, passamos a analisar e entender que tudo nos é lícito, porém, nem tudo nos convém, nem tudo é o ideal, nem tudo é moral para o comportamento humano. Nas Escrituras Sagradas, os cristãos são orientados na retidão e a conduta moral. Infelizmente na teologia contemporânea se relativiza, ao contrário da ética bíblica que não nos permite relativizar. Vemos claramente que a volta de Jesus, realmente est

Audrey Anne Costa Maninho

Parabéns Pastor Douglas. A palavra de Deus é a nossa única regra de fé. A ética cristã está baseado na bíblia. Portanto a teologia contemporânea que contraria a palavra de Deus deve ser rejeitada. Lutero disse somente a escritura, e assim devemos viver.

Ana Claudia Souza Santos

Parabéns pelo artigo, pastor. Muito importante essa reflexão para nossos dias. Estamos vivendo dias tenebrosos onde os valores cristãos têm se perdido, e onde as pessoas não tem se preocupado com o que é correto, mas com o que é vantajoso. Ser ético é um grande desafio, uma vez que constantemente nos deparamos com difíceis decisões, mas se nossa escolha enquanto cristãos é seguir e refletir a Cristo, devemos buscar a cada dia abrir mão dos nossos desejos e optar por agradar o Pai.

Claudia M. de Souza

Excelente artigo, pastor! Vivemos um período, em que há grande desvalorização da moral cristã, e onde sem dúvida, a escolha da maioria é agir da forma mais favorável para si no momento. Ser ético, e seguir os padrões bíblicos é escolher um caminho mais estreito e com certeza mais difícil, mas que é reto aos olhos de Deus. Que nossa caminhada e nossas escolhas possam refletir os valores de Cristo e que assim as pessoas vejam Ele em nós.

Josafá Maia

A teologia moderna tem sutilmente adentrado nas igrejas por todo o Brasil. A crítica dessa teologia significa ofender um grande número de crentes que as praticas. Precisamos estar atentos e vigilantes para sabermos distinguir a verdadeira palavra de Deus da que é pregada em vários púlpitos. Os que desejam escapar de tais enganos e que não querem cair nesta enganação, deve buscar a Bíblia para reconhecer a verdadeira voz de Cristo. Precisamos da certeza de que estamos seguimos o verdadei

Edvaldo Junior

O conhecimento exterior e objetivo que ensoberbece provém da árvore do conhecimento do bem e do mal, a fonte da morte. O amor espiritual, que é uma expressão da vida como é descrito no cap. 13 de Corintios, edifica. Esse amos provém da árvore da vida, a fonte da vida. Esse é o amor de Deus (1 Jo 4:16) que nos foi infundido pela fé e que nos introduziu na união orgânica com Deus. É por esse amor que amamos Deus e os irmãos e é segundo esse amor que devemos andar. Portanto, o nosso a

LUCAS MENDES SANTIAGO

É sempre muito edificante ler os artigos escritos pelo Pr. Douglas, que sempre traz assuntos atuais e de grande aprendizado para os cristãos. Mais uma vez podemos desfrturamos de mais um texto que nos ensina e nos alerta à vigilância em nossa contuda perante Deus e os homens, nos faz refletirmos e voltarmos a nossa atenção aos ensinos Sagrados e pautarmos nossas ações em conformidade com a Palavra de Deus. Estimado Pr. Douglas, rogo a Deus continue te usando com unção e sabedoria.

João Carlos da Silva da

Parabéns pelo excelente comentário, pois estamos vivendo no tempo em que o Apostolo Paulo disse que seriam dias difíceis e trabalhosos aonde muitos tem levantado muitas teologias completamente inversa a palavra verdadeira que é a bíblia sagrada. A palavra do senhor nos diz que Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação.

João Carlos da Silva da

Parabéns pelo excelente comentário, pois estamos vivendo no tempo em que o Apostolo Paulo disse que seriam dias difíceis e trabalhosos aonde muitos tem levantado muitas teologias completamente inversa a palavra verdadeira que é a bíblia sagrada. A palavra do senhor nos diz que Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação.

Alan Neander

O pressuposto do cristão é a palavra de Deus. A ética como um conjunto de leis que no caso do cristão é a bíblia. A moral ligada a práxis da lei (ética). As escrituras são imutáveis e não se relativizam mesmo em meio uma cultura deturpada. Neste caso a filosofia de Aristóteles não é válida para o cristão, pois é relativisada. A ética Platonista é a mais adequada para o cristão, onde a verdade não é relativizada.TG 1: 22. Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouv

Orlando Lima Santos

Com base nos princípios que são derivados da fé cristã não devemos permitir que sejamos alcançados por ideias preconcebidas e muitas das vezes relativisadas, tornando a palavra de Deus banalizada para atender o ego daqueles que por falta de integridade e carácter cristão tornam-se escravos de filosofias vãs e enganosas.

Simone viana

A teologia contemporânea é considerada a ideologia do século XX, marcada pela pluralidade de teologias e das reflexões sobre o homem, mundo e Deus e tendo como objetivo rever o sentido da bíblia, a fé e a prática da igreja. A Ética Cristã é importante para a vida diária do cristão, pois ajuda a encarar os valores e deveres corretamente, conforme a palavra de Deus.

Priscila Chagas Verçosa

Excelente texto, pastor! A Ética Cristã não pode está desassociada à moral e aos bons costumes preconizados nas Santas Escrituras. Um dos pontos ensinados pela Teologia Contemporânea Relacional é que Deus é amor (uma verdade, claro) e, por conta disso, não vai levar ninguém ao inferno e perdoará a todos (uma mentira do diabo!). Infelizmente essa doutrina têm ganhado espaço em muitas igrejas, pois agrada e encobre os erros dos pecadores. Porém esquecem que Deus não se deixa escarne

Jessica Silva

Assunto muito importante para os nossos dias, onde a teoria do relativismo cultural cresce dia após dia e também aquela frase de efeito que nosso Deus não quer ninguém infeliz ou triste, que pode ser feito tudo que cada caso é um caso, mas Deus já nos salientou que em Joao 16.33 Jesus nos avisa que ELE veio ao mundo e venceu e em Tiago 1.2 que aborda sobre sermos gratos quando passarmos por diversidades em nossas vidas! Rogo a Deus por misericórdia por nossa noção!

Everaldo Souza de Escobar

Parabéns Pastor Douglas, pelo assunto aqui abordado, pois estamos vivendo em hoje"Os tempos trabalhosos registrados na Bíblia Sagrada", a ética cristã está registrado na nossa regra de Fé a Bíblia Sagrada, que nos manda cingir-nos os lombos coma a verdade e vestir a couraça da justiça para estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef.6-14), pois o mundo hodierno já trocou a justiça pela injustiça o certo pelo errado, e estamos caminhando a passos largos para a destruição da

Everaldo Souza de Escobar

Parabéns Pastor Douglas, pela abordagem desse assunto, pois hoje em dia estamos vivendo tempos trabalhosos, registrados na Bíblia Sagrada, a ética cristã, está registrado em nossa regra de fé a Bíblia Sagrada, que nos ensina que devemos singir os nossos lombos com a verdade e vestir a couraça da justiça (Ef 6.14), pois não há mais tempo para seguirmos doutrinas de Baal, e nos voltarmos para Deus que é o justo Juiz, pois o mundo já está trocando o justo pelo injusto, cumprindo a B

Marco Aurélio

Ótimo ensino. Vivemos hoje a era do humanismo em que o ser humano é o centro de tudo e o seu bem-estar é o que interessa, relativizando o convívio social. Dentro da igreja vemos a invasão do pragmatismo e o relativismo. É a mudança da palavra de Deus. Hoje o versículo seria: "tudo me é lícito e tudo me convém", não importa se prejudica meu próximo, "eu determino e as coisas têm de acontecer à minha maneira". Precisamos ser fortes e mais exegetas do que nunca; orar pelo discernimen

Pr Marcelo

Quando há várias "éticas cristãs" (Gl 1.6; 2Co 11.4) diferentes, não faz sentido falar em algo absoluto. será que existe consenso, dentre aqueles que consideram a ética cristã como absoluta, em questões como não mentir; não fornicar; abster-se de cenas violentas ou sensuais; amar mais as pessoas do que um pet; passar mais tempo em oração do que na frente de um jogo? Enfim, não adianta nada considerar absoluta uma ética que não estamos dispostos a viver.

Rodolfo

A ética do verdadeiro cristão deve ser sempre pautado pela Palavra de Deus, relativizar as coisas somente para se dar bem ou para agradar alguém certamente nos trará resultados ruins, como muito bem colocado pelo Pastor Douglas em seu artigo. Parabéns Pr Douglas por mais essa explanação esclarecedora sobre a teologia atual e a ética do verdadeiro cristão.

Pr. Marcelo

Considerar a ética cristã absoluta não esgota os problemas, quando há várias "éticas cristãs" (Gl 1.6; 2Co 11.4) diferentes. Não mentir é princípio da ética cristã? Não transar fora do casamento faz parte da ética cristã? Não se expor a cenas violentas ou sensuais nos filmes e novelas faz parte da ética cristã? Investir mais no Reino de DEUS do que em um pet faz parte da ética cristã? Enfim, não adianta nada considerar absoluta uma ética que não estamos dispostos a viver.

Carlos Junior

A ética aristotélica relativista é sedutora e perfeitamente adaptável ao homem do nosso século. A ética cristã, no entanto, está fundamentada na Bíblia Sagrada. A Palavra de Deus. Seca -se a erva cai a sua flor, mas a palavra de Deus subsiste para sempre (Isaías 40.7). Nos dias em que vivemos, o relativismo tem invadido muitas igrejas. A revelação bíblica é torcida e moldada aos interesses pessoais de cada um. Inclusive da liderança. Quando o Filho do Homem vier achará fé na t

Valmar Queiroz

Há segurança para o cristão! Segurança em saber que não há variação a respeito dos fundamentos da ética cristã, pois estão alicerçados nas Escrituras. Em contrapartida, pautar a vida observando uma ética pragmática, como a de Aristóteles, deve ser extremamente desgastante, pois, na vida, não há como se sair em vantagem sempre. O mundo vira um caos, pois todos querem ter vantagens. A teologia que tem como foco adaptar as Escrituras ao sistema mundano, afasta-se da verdade revelad

Rogerio

O que mais temos visto na sociedade moderna são os adeptos da posição aristotélica: relativização dos conceitos e dos valores, que dizem que o certo ou errado dependerá do momento em que a pessoa esteja vivendo. Já o crente ele tem que manter a sua postura firmada na Palavra: o que é certo é certo e o que é errado é errado. Ele não pode se amoldar a esse relativismo, ao politicamente correto e sim viver o que a Bíblia diz 2 Co 13.8 - Porque nada podemos contra a verdade, senão pel

Emanuel Oliveira

Parabéns Pr Douglas! Nos dias atuais há um aumento do relativismo sobre a ética e moral,o que era condenado como drogas,homossexualismo, adultério etc,hoje são tratadas como normal.É uma inversão de valores.A ética cristã fundamentada nas escrituras tem sido relativizada cada vez mais. A igreja contemporânea não enfatizam mais valores como integridade, retidão e caráter.Hoje a igreja Hodierna está mergulhada em determinismo, positivismo e prosperidade.A bíblia tem a instrução p

LUCIANA KARLA DE FREITAS

As Escrituras Sagradas manifestam a ética do SENHOR, Criador, Soberano e Eterno. Quando estudamos a Palavra de Deus encontramos todos os fundamentos do caráter de Deus, e como Ele opera através da história, na vida de toda a humanidade. Verdade é que, muitas das ações de Deus são, ao primeiro momento, difícil para que entendamos, porém um dia, nossas tão profundas limitações cognitivas serão vencidas, e teremos as respostas para tudo aquilo que hoje ainda não compreendemos sobre a

LUCIMEIRE LOPES G. RODRIG

TEOLOGIA CONTEMPORÂNEA, UM NOME PERFEITO PARA UMA TEOLOGIA QUE SE ADAPTA AOS PADRÕES DO QUE É PAUTADO COMO CERTO PELA SOCIEDADE HODIERNA. ESTE ARTIGO NOS CHAMA A VIGIAR COM IDEOLOGIAS CONTRÁRIAS A PALAVRA DE DEUS. FAÇAMOS COMO SALOMÃO, QUE PEDIU SABEDORIA A DEUS PARA SABER A DIFERENÇA ENTRE O BEM E O MAL (1 REIS 3.9), P/ QUE ASSIM NÃO CAIAMOS NO ENGODO DAQUELES QUE AO MAL CHAMAM BEM, E AO BEM MAL; QUE FAZEM DAS TREVAS LUZ, E DA LUZ TREVAS; E FAZEM DO AMARGO DOCE, E DO DOCE AMARGO! (ISAÍ

BENEDITO ROGÉRIO S. RODR

COLOCAÇÃO PERFEITA DO QUE VIVEMOS EM NOSSOS DIAS, POIS A ÉTICA RELATIVIZADA ESTÁ PRESENTE EM TODOS OS CAMPOS DA SOCIEDADE, SEJA NO TRABALHO, NA ESCOLA E ATÉ MESMO NA IGREJA. O POLITICAMENTE CORRETO TEM TOMADO CONTA ATÉ DOS PÚLPITOS, E A VERDADE TEM SIDO DEIXADA DE LADO. PORÉM, ESSA TEOLOGIA APENAS MASSAGEIA O EGO DAS PESSOAS, DIZENDO O QUE QUEREM OUVIR, MAS O QUE LIVRA A ALMA DA CONDENAÇÃO ETERNA, CONTINUA SENDO E SEMPRE SERÁ, A PALAVRA DA VERDADE. (JOÃO 8.32)

Deixe seu comentário







Perfil

Douglas Baptista é pastor, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

COLUNISTAS