Colunistas

Pr. Douglas Baptista

Pr. Douglas Baptista

EBENEZER! Ate aqui nos ajudou o Senhor!

Sex, 30/12/2016 por

 

Chegamos ao final de mais um ano. Certamente que os dias de 2016 foram intensos. Podemos somar alegrias e também frustrações. Não obstante as nossas lutas e batalhas o SENHOR nos sustentou e nos fez vitoriosos. E assim, no limiar de um novo ano podemos exclamar como o sacerdote Samuel: “Ebenézer! Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1Sm 7.12).

A expressão hebraica “Ebenézer” literalmente significa “pedra de Ajuda” e aparece três vezes na Bíblia Sagrada (1Sm 4.1; 5.1 e 7.12). Na primeira e segunda citação a palavra refere-se a uma aldeia de Efraim. Na terceira citação “Ebenézer” é o nome dado a uma pedra memorial erigida por Samuel para marcar o local onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus ao norte de Jerusalém.

A história bíblica registra que por causa dos pecados da nação, Israel fora derrotado pelos filisteus, trinta mil Israelitas foram mortos e a arca da Aliança foi tomada pelos inimigos (1Sm 4.10,11). Por sete meses a arca esteve sob o domínio dos filisteus (1Sm 6.1). Durante este período a ira divina esteve sobre os usurpadores da arca (1Sm 5.1-12). Diante de tantos castigos, os filisteus devolveram a arca e após uma série de desventuras a arca chegou a casa de Abinadabe onde permaneceu por vinte anos (1Sm 7.1-2).

Logo depois do retorno da arca aos termos Israelitas, Samuel exortou a nação ao arrependimento, ao abandono da idolatria, ao jejum e a consagração (1Sm 7.3-6). Então uma nova batalha foi travada contra os filisteus (1Sm 7.7). A diferença desta batalha em relação a anterior era que os Israelitas tinham abandonado o pecado e portanto o SENHOR esteve com eles e concedeu livramento (1Sm 7.8-10). Foi neste contexto que Samuel erigiu um pequeno altar de pedras, a quem chamou de Ebenézer que significa, como já dito, pedra de ajuda (1Sm 7.12).

Extraímos desta experiência Israelita a grande lição de que o Senhor é pedra de ajuda para os que são fiéis e obedientes à sua Palavra. E, ainda a plena convicção que toda e qualquer vitória vem do Senhor. Jamais podemos esquecer destas verdades. Portanto, ao finalizar esta reflexão, desejo-lhe que no ano de 2017 prossigamos em servir ao Senhor com fidelidade e assim receber ajuda divina em tempo oportuno.

Feliz e abençoado 2017!

Douglas Roberto de Almeida Baptista

6 comentários

Luan Pirajá

Glória a Deus! Mas uma vez, um ótimo artigo. Como o senhor escreveu logo acima, o SENHOR é a nossa "pedra de ajuda", e até aqui tem nos sustentado com seu amor e infinita misericórdia. O ano que se passou foi um ano lutas e batalhas, mas com clamor e intercessão alcançamos Vitórias, e continuemos firmes em Deus, sabendo que 2017 será um ano maravilhoso para Glória de Deus. Feliz ano novo para o Senhor e toda a sua família.

Emanuel Francisco Santos

Amém Pr Douglas! No contexto atual em que vivemos em meio a uma crise de caráter, mora e uma total inversão de valores. Encontramos em Cristo e na sua Palavra a promessa que se andarmos em obediência a sua palavra tudo ira bem Dt 5.29, para o Senhor é melhor obedecer do que sacrificar 1Sm 15.22.Que Deus possa criar em nos um coração voltado para guardar e cumprir seus estatutos e nos mantendo puros e santos. Feliz 2017 para todos...EBENEZER!!!

Janilson Júnior

Glória a Deus nas maiores alturas, por mais uma vez, manifestar seu intento tão maravilhoso, através de tua vida meu, Pastor! Estas palavras me serviram como Testamento, de que Ele, o Eterno, irá fazer coisas extraordinárias em minha vida!! Deus multiplique está unção meu Pastor!!!

Jonas

Prezado pastor Douglas, de fato o ano que se encerra foi difícil em diversos aspectos. No entanto, se não fosse a ajuda do Senhor, nosso Deus, muitos não subsistiriam e não chegariam ao final do ano com testemunho de vitória. Sem dúvidas, podemos bradar "Ebenézer" ao finalizarmos o ano de 2016. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo permaneça em nossas vidas de forma abundante!

Alan

Lendo o texto, o texto de 1pedro cap 2 me vem a mente. Abração Pastor.

Sérgio Luís

Prezado pr.Douglas, a paz do Senhor. É, de fato 2016 tem sido um ano difícil, catástrofes naturais, acidentes terríveis, crise política, financeira, nacional,internacional; crises. Impcheament,Hillary/Trump,Síria... enfim,crises. Esperamos um 2017 melhor e abençoado. Estejamos firmes na rocha: JESUS. Em Cristo,feliz ano novo à todos.

Deixe seu comentário







Perfil

Douglas Baptista é pastor, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

COLUNISTAS