Colunistas

Pr. Douglas Baptista

Pr. Douglas Baptista

O mau exemplo de Diótrofes

Qui, 17/03/2016 por

A terceira Epístola de João é marcada por elogios aos obreiros Demétrio e Gaio. Mas, também é caracterizada por duras críticas ao mau comportamento de Diótrofes.

Enquanto 1 e 2 João celebram verdades que unem todos os cristãos, 3 João lamenta o mau exemplo e a rivalidade mesquinha que põe cristãos uns contra os outros.

Em particular, a carta foi ocasionada por um conflito grave entre os obreiros. Diótrefes era um presbítero que havia usurpado a liderança de uma congregação que estava sob os cuidados do Apóstolo João.

João lamenta a falta de hospitalidade de Diótrefes, o seu desejo de ter a primazia na igreja e as palavras maliciosas que ele profere contra o Apóstolo.

Lamentavelmente, em nossos dias, também, convivemos com maus cristãos. Os tais promovem dissensão, provocam divisões e espalham maledicência na igreja, no trabalho e na sociedade como um todo.

Tomados por vaidades e sentimentos mesquinhos buscam manter privilégios e posições a todo custo. Para alcançar seu intento não se importam em manchar a reputação da Igreja e de Cristo. Envolvem-se em falcatruas, conchavos, alianças de origem duvidosa e corrompem-se em busca de benefícios pessoais. No Brasil, diversos cristãos servem de mau exemplo. Assistimos inúmeros "Diótrofes" apoiando a corrupção endêmica de nosso país. Mesmo diante de irrefutáveis provas defendem os corruptos no afã de manterem suas vantagens em detrimento da verdade e da justiça.

Mas, graças a Deus, que ainda existem cristãos como Demétrio e  Gaio. Eles representam aqueles que são fieis e tementes a Deus. Com estes é possível contar no esforço de proclamar o Reino de Deus na terra, combater o pecado e erradicar o mau exemplo na Igreja e na sociedade.

Portanto, amados irmãos, convido-lhes a reflexão urgente acerca das orientações das Escrituras que nos exortam a seguir os bons exemplos e refutar até a roupa manchada de sangue (Jd 20-23).

Douglas Roberto de Almeida Baptista

14 comentários

Heitor Folgierini

A Paz do Senhor ! Pr. Douglas Batista, Glórias a DEUS pelo artigo publicado. Quanto mais se aproxima a volta de CRISTO, mais crentes insistem em agirem como Diótrofes. Estes são semelhantes a nuvens sem água, Homens que não possuem o ESPÍRITO SANTO. Que DEUS nos dê discernimento.

emerson wagner nunes frei

Desejo a salvação em meu viver.não ha nada de novo debaixo do céu.

José Marcos

Parabéns pelo texto! Infelizmente é o que encontramos nos dias atuais, Ministérios sendo criados ao bel prazer e interesse próprio. Vivenciamos dias em que muitos tem encarado a chamada ao Ministério como uma conquista pessoal e financeira. Precisamos voltar ao modelo bíblico!

Sérgio Luís

Pr. Douglas, a paz do Senhor. Se estivéssemos falando de cinema, o título do filme seria de volta para o futuro. Infelizmente, fatos como estes são mais corriqueiros do que poderiam ser. Enquanto houverem Balaques(vazios) haverão Balaãos(devoradores). Que Deus nos impeça de sermos aqueles e nos livre destes. Deus abençoe o amado irmão. Amém.

pastor lucio

1 Timóteo 4:1 MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios. Está escrito: Romanos 14:17 Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Temos que começar a orar como habacuque orou, em busca do avivamento.

idayr rocha

PAZ; sou cristão e pelo o que conheço das epístola e 4 evangelhos se JESUS vier hoje a maioria vai ficar (2co.12; 14. parte B, pois não busco o que é vosso,mais sim avós).

sandro cesar

Paz do Senhor; Lamentavelmente tudo que toca sobre administração da igreja, 80% está relacionado a posição, status, dinheiro e sexo (adulterio); o assunto do momento fala de tomada de liderança, e que não difere sobre vitaliciedade, como exemplo de Eli, Saul, Davi e outros. Estando no poder criou o estigma de pequena igreja e grande negócio!!!! A administração eclesiástica criou forma de ´´Game of Thrones``. O ministerio eclesiastico virou hospedagem de parasitas familiar e am

Margarete Ferreira

Ingressei num Grupo pensando que compartilhávamos a Unidade da FÉ em JESUS CRISTO como Salvador apesar da não uniformidade de Doutrinas.Mas,constatei que Alguns querem ser a verdade,quando a BÍBLIA é explícita em afirmar que JESUS é a VERDADE,o CAMINHO e a VIDA. Percebi que Dogmas Religiosos e ensinamentos não contidos em ambas as 'Bíblias'(Protestante e Católica)são considerados alicerces para Salvação.E o Catolicismo insiste em dizer que o CORPO de CRISTO é a Igreja Católica Apo

Carlos Matheus

Caro Pr. Douglas parabéns por mais um texto magnífico. Há na igreja diversos "Diótrefes", "Corés", "Mirians" e outros. Muitos que usurpam o poder, não concordam com a liderança e se rebelam com estas. Todavia, aqueles que praticam tal iniquidade não se converteram verdadeiramente. Podem temporariamente usufruir dos bens deste mundo, porém naquele grande dia escutará do Senhor "eu não vos conheço". Mas aqueles que permanecem fiéis, como o senhor, desfrutará da presença eterna de De

Ev Emanuel Oliveira

Parabens Pr Douglas pela reflexão.Esta Palavra nos faz despertar para os acontecimentos atuais.O que os Cristãos hodiernos precisam nos dias atuais é VIVEREM A PALAVRA, muitos conhecem a biblia de capa a capa, pregam, profetizam e ensinam, mas não VIVEM O QUE PREGAM.Mas Deus esta agindo. Que Deus continue lhe usando neste canal de benção que é esta coluna.

Ronaldo Pimentel

A paz do Senhor pastor Douglas , infelizmente temos também pastores presidentes que ficaram ricos , ganhando da igreja super salários , vinte , trinta mil reais e até mais que isto , do dízimo dos irmãos que com muitas dificuldades vivem a sua vida financeira , tornaram - se Reis , seus filhos são os príncipes , e herdeiros da igreja ( patrimônio ) , É a realidade em nosso meio , distante estão do modelo ensinado por Cristo e seus apóstolos ...

Mirian Carreira

Que o Senhor me ajude a ser como Demétrio e Gaio.

Ronaldo Silva

Parabéns Pr. Douglas pela excelente palavra de exortação. Cabe a nós verdadeiros cristãos, permanecer diante da face de Deus em arrependimento e oração intercedendo pela igreja e por aqueles que ao invés de se colocar na brecha, preferiram agir como o tal Diótrofes. Infelizmente ainda não entenderam a dimensão do mal que o pecado produz dentro das igrejas. Precisamos estar na brecha a cada dia e só o faremos se estivermos cheios do Espírito Santo e intercedendo uns pelos outros.

Roberto Santos

Excelente reflexão. Parabéns pela abordagem.

Deixe seu comentário







Perfil

Douglas Baptista é pastor, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

COLUNISTAS