Colunistas

Pr. Douglas Baptista

Pr. Douglas Baptista

A Intolerância Religiosa fomentada por Lula

Qua, 27/05/2015 por

Na semana passada a nação assistiu estarrecida as declarações do ex-presidente Lula. Durante palestra a sindicalistas quarta-feira (20/05), em um hotel no centro de São Paulo, Lula ironizou e debochou dos evangélicos (http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/28159/lula-debocha-de-evangelicos-durante-palestra.html). Sua conduta deplorável é clara demonstração de intolerância religiosa. As palavras proferidas são evidência da ignorância peculiar do ex-chefe de Estado – o maior embuste político já visto neste país.

O comportamento de Lula é um retrocesso para a história do protestantismo no Brasil. Lula faltou com o respeito, ofendeu e ainda estimulou a prática da intolerância. Até o presente momento o maior farsante deste país não se retratou com os evangélicos que totalizam cerca de ¼ da população brasileira. O povo espera de um político, que já governou o país por duas vezes consecutivas, que tenha pelo menos postura adequada diante de temas tão caros ao cidadão – como é o caso da religiosidade.

Lula está na contramão da história. O combate a intolerância religiosa tem sido um anseio de todos os cidadãos do mundo. Não podemos permitir que um pária ignorante coloque a perder uma conquista de 500 anos da história da humanidade. É necessário lembrar que o combate a intolerância religiosa é uma bandeira de origem protestante. Foi em 1517, na Alemanha, que os ideias da Reforma Protestante estabeleceram gradualmente as bases para a os conceitos de “liberdade”, “tolerância religiosa” e “separação entre Igreja e Estado”. 

          O princípio de tolerância implica no dever de não perseguir e não discriminar nenhuma religião. A ideia fundamental é que a religião faz parte da vida do cidadão e que por isso integra a sociedade civil. Por isso é indispensável a consideração ao se tratar de questões que afetam ao homem quanto a sua religiosidade. Todo o cidadão, especialmente lideranças, tem o dever de respeitar os limites dos valores religiosos e de crença do povo. Descumprir este dever é o mesmo que negar os ideais de combate a intolerância.

            Lula perdeu a oportunidade de ficar calado. Ao que tudo indica, agora resolveu mostrar sua verdadeira face e a de seu partido político. Isto tudo, provavelmente por não ter mais aspirações de cargo eletivo, uma vez que o Partido dos Trabalhadores encontra-se chafurdado em corrupção, além de ter cometido o maior estelionato político - eleitoral em nossa nação.

           “Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: … aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho” (Zc 2.8)

 

Douglas Roberto de Almeida Baptista

Glossário

Ignorante: Característica da pessoa que desconhece determinado assunto;

Embuste: Astúcia usada com o intuito de enganar (logro ou engodo)

Farsante: Aquele faz uso de fingimento e dissimulação

Pária: Aquele que não cumpre o seu papel social.

23 comentários

Douglas Viana

Fiquei também chateado por essa generalização, desse ex chefe de estado, ter debochado dos cristão. Mais meus amados irmãos nada vai parar a igreja de,nem mesmo uns debochinhos, mando um recado para o lula te converte e azeite Jesus como teu salvador se não tu vai é pro inferno,e fique sabendo que todos esses que ágora debocham dos homens e mulheres de Deus um dia vão dobrar seus juelhos na presença do meu jesus querendo ou não, ainda a tempo te converte lula.Pr.Douglas Batista um abr

ELSON LOUREIRO

Um dos grandes problemas que temos, como Igreja, é o envolvimento cada vez maior de pastores na politica. Alguém que recebe essa grande responsabilidade perante Deus e perante a sociedade como um todo (o mundo está de olho em nós), deveria, o que já uma grande e importante coisa, dedicar-se à obra de Deus. Nossa arma, o que é sabido por todos os cristãos, é a oração e a pregação da Palavra de Deus. O pr. em primeiro plano tem que pensar nas ovelhas que lhe foram confiadas.

Douglas Baptista

PREZADO ROBSON. Obrigado por seu comentário. No entanto é preciso entender que Lula em seu discurso não se referia aos maus pastores ou maus líderes evangélicos que exploram a lã das ovelhas. Lula GENERALIZOU e incluiu em seu discurso todos os evangélicos e desprezou deste modo a fé cristã professada pelos fiéis. E esta atitude é desprezível e não podemos concordar com este comportamento.

Robson Salvador da silva

Por acaso não é verdade que o Pastor Silas fundou a Vitória em Cristo dentro da Assembléia? Por acaso faz parte dos dogmas da Assembléia dizer que quanto mais dinheiro se dá para Deus mais bênçãos serão alcançadas? Pois foi isso que disse o Pastor silas por ocasião do convite de um pastor americano ao Brasil. Isso tá em video e tudo. Quando o Lula criticou, se referiu a esses tipos de pastores, que pregam a teologia da prosperidade. O instrumento do crente deveria ser a ORAÇÃO, E

edson castro

O discurso do Lula foi bem irônico e em um ponto desrespeitoso, mas que tem pastor que fala isso, a gente sabe que tem, o problema foi que ele generalizou!! Tem igreja se vc não entregar o dízimo, o membro não pode cear!! E fora outras coisas que não gosto de citar porque estaria matando a fé de muitas pessoas!! O problema que os pastores não dão bom testemunho!! E outra coisa que eu acho!! a Igreja tem mais temor do Estado do que do próprio Deus!!

Heriberto Noronha

Acredito que ele estava embreagado como é de costume, mas fica a dica para muitos líderes evangelicos que cauterizam a mente de muitas ovelhas pra votarem em politicos dessa qualidade, que não passa de um corrupto.

Ronaldo A Silva

Parabéns pastor Douglas pelo excelente artigo. È lamentável ouvir um absurdo desse, ainda mais de uma uma pessoa que diz tão simpatizante com povo brasileiro, o que acabamos de presenciar foi a simpatia coma a mentira, coma enganação, com a ignorância, com a leviandade e com a farsa, o mais triste é ver pessoas que se deixam levar pelas mentiras e pelo engano desse partido do PT em troca de um beneficio pessoal.

Douglas Baptista

Prezado MAURÍCIO FIRMINO PAZ. Agradeço seu comentário nesta postagem. Concordo com o irmão que existem líderes desprovidos de ética em nosso meio. No entanto, o erro de alguns não justifica a inércia da igreja no combate ao pecado. Nosso dever é oferecer resistência ao engano e a hipocrisia tanto no mundo quanto na igreja.

Douglas Baptista

Prezada irmã DEBORA, Obrigado pelo seu comentário. Sua participação é muito importante. No entanto, devo lembrar que ao memso tempo que as Escrituras profetizam perseguições, também nos alertam a ser "luz do mundo" e "sal da terra" e ainda a "batalhar pela fé". Isto significa que não devemos cruzar os braços, viver acuado e alienado aos fatos. Ao contrário, enquanto a igreja estiver na terra, é nosso papel denunciar o pecado e oferecer resistência ao mal.

Maurício Firmino Paz

Estamos criticando o Lula, é? Não podemos nos esquecer de que ainda há pastores assembleianos que se utilizam dos púlpitos de nossas igrejas para fomentar a intolerância, o desrespeito contra outras religiões e até mesmo contra outras denominações evangélicas por considerarem que "estão fora do padrão assembleiano". Com a desculpa de que precisam ensinar o povo a "sã doutrina" fazem isso com o microfone aberto para quem quiser ouvir. É de se lamentar.

Sérgio Luís

Amado PR.Douglas, a paz do Senhor. Infeliz o comentário do ex-presidente; me lembra o episódio bíblico do mensageiro sem mensagem, ou seja, quem não tem o que falar, fala do que não tem.(II SM.18.22).

Carlos Matheus

Parabéns por mais um brilhante texto Pr. Douglas. O Brasil é um Estado Democrático de Direito, por isso, a liberdade de expressão é algo presente na nossa sociedade. O ex-presidente fez o uso dessa liberdade, entretanto, sua opinião lesionou o animus dos evangélicos. Pois, ele quis eximir a política governamental (gestão de seu partido a mais de 12 anos) do país “ensinando” colocar a culpa em outrem, citando os pastores.

Carlos Matheus

Todavia, esta prática não está delineada na Bíblia Sagrada. Desta forma, se há pessoas, ou até pastores, que praticam tal conduta, não podem ser sopesadas como protestantes, pois uma das bases da Reforma Protestante é o princípio da “Solas Scriptura”, ou seja, somente a Sagrada Escritura é abalizadora dos atos dos cristãos. E por último, a exacerbação do direito fundamental à liberdade é causa de intolerância, portanto, é totalmente repreensível tal atitude.

Antonio Dias

Tudo que está encoberto um dia será revelado...Isso é só o começo, o mal revelando sua verdadeira farsa, esse partido e os simpatizantes estão interessados apenas em manter suas ideologias comunistas, nem que para isso tenham que mentir e até matar....Muito bom pastor Douglas que Deus nos proteja.

DEBORA

Concordo em parte com o texto.Primeiro que a liberdade religiosa chegara ao fim um dia, a perseguiçao a Igreja de Cristo nunca deixou de existir, so muda as regras do jogo, somente isso.Pro outo lado parece que o Senhor nao leu o Livro Toca A trombeta Em Siao, se leu talvez esqueceu de tudo que esta escrito no livro.A Perseguiçao ferrenha ja estar as portas, e so vai supporta-la somente quem estiver cheio do Espirito de Deus.

HOSANA

MUITO CARA DE PAU ESSE LULA ......QUANTO CINISMO DESSE CARA......LULA NÃO MERECE O MENOR RESPEITO COMO POLÍTICO E ATÉ COMO CIDADÃO ,....DEVIA SE ENVERGONHAR DE SER O PRESIDENTE QUE DEU INÍCIO AO AFUNDAMENTO DO PAÍS EM CORRUPÇÃO SENDO ELE PRÓPRIO ENVOLVIDO NISSO TUDO ...... LULA E O PT É UMA VERGONHA PARA O PAÍS.

mariah

ME ARREPENDO DE TER VOTADO NESSE GOLPISTA E ENGANADOR QUE É, DIGO : É O INDIVÍDUO LULA QUE CONTINUA SE METENDO EM ASSUNTOS DO PAÍS QUE ELE E O PT AFUNDARAM EM CORRUPÇÃO E ESCÂNDALOS QUE NUNCA HOUVE NA HISTÓRIA. O LULA PARA MIM É UM I M O R A L . UM DEBOCHADO ...FALSO..... DESEJO QUE NUNCA MAIS O LULA SE ELEJA NESSE PAÍS.

Rubilar Dias

Prezado Pr Douglas,que Deus vos abençoe e que continues sendo um instrumento nas mãos do Senhor. O que estamos vivendo creio que é em parte culpa de nós evangélicos, pois muitos votaram nesse senhor "LULA". Muitos de nós agora tem indo as ruas gritar, falar aos quatro cantos, dos desmandos desse senhor e de seus comparsas, mas poucos nas madrugadas tem clamado e intercedido para que a justiça de Deus venha sobre os que tocam em sua igreja. Oremos irmão; essa e nossa arma.

ANTÔNIO CARLOS SILVA ROS

Parabéns pastor Douglas pelo excelente artigo. É lamentável que um ex-chefe de estado tenha um pensamento tão retrógrado, medíocre e pífio.

maria alice campos hernan

Pois é, e muitos evangélicos votaram neste indivíduo, que sempre foi contra tudo o que Deus nos ordena. Através dele e de seu partido se deu o início de o nosso Brasil ser divido em grupos e se hostilizarem mutuamente, este é um dos passos de ditadores como Hitler e outros. O Brasil é laico e oremos cada vez mais para que o Senhor tenha misericórdia de nós e podermos lutar com aquela arma que só os cristãos tem. O jejum e a oração que move o coração de Deus.

Felipe de Souza

A mensagem do Silas Malafaia ao Lula é algo impagável! "Quem afundou o país em escândalos de corrupção não foi o diabo, mas o PT"! hahaha. Muito bom!

Carlos Junior

Esperemos que dessa vez os evangélicos que votaram nesse farsante e no seu partido de bandeira anticristã enxerguem sua verdadeira fase de demagogo.

Carlos Junior

Esperemos que dessa vez os evangélicos que votaram nesse farsante e no seu partido de bandeira anticristã enxerguem sua verdadeira fase de demagogo.

Deixe seu comentário







Perfil

Douglas Baptista é pastor, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, doutor em Teologia Sistemática, mestre em Teologia do Novo Testamento, pós-graduado em Docência do Ensino Superior e Bibliologia, e licenciado em Educação Religiosa e Filosofia; presidente da Sociedade Brasileira de Teologia Cristã Evangélica, do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e da Ordem dos Capelães Evangélicos do Brasil; e segundo-vice-presidente da Convenção dos Ministros Evangélicos das ADs de Brasília e Goiás, além de diretor geral do Instituto Brasileiro de Teologia e Ciências Humanas.

COLUNISTAS