Colunistas

Pr. Claudionor

Pr. Claudionor

POR UMA CRISTOLOGIA AUTENTICAMENTE BÍBLICA (01)

Qui, 03/01/2019 por Claudionor de Andrade

Querido leitor:

A partir desta semana, faremos uma série de estudos acerca da vida e da obra de Nosso Senhor Jesus Cristo. O texto de hoje servirá para introduzir o assunto. Acompanhe-me nesta jornada pelos caminhos do Antigo e do Novo Testamento. Se houver alguma dúvida, fale comigo. Será um prazer estudar a Palavra de Deus em sua companhia. Em Jesus Cristo, Pr. Claudionor de Andrade.


INTRODUÇÃO
Não posso contentar-me com uma definição meramente acadêmica da cristologia do Novo Testamento. Logo, não devo limitar-me a responder à pergunta: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”. Por essa razão, edifico-me com a vida e com a obra de meu Amado Senhor, para confessar ousadamente: “Eu sei em quem tenho crido”. Isso não significa que fugirei às definições e aos conceitos; sem estes, a teologia é impossível.

Todavia, se eu não amar o Filho de Deus, nenhum conceito ou definição será capaz de levar-me ao trono da graça. Portanto, minha ciência de Cristo tem de resultar, necessariamente, em redenção de almas. Doutra forma, será ela tão inútil como o bronze que, soberbamente, tine e retine.

A cristologia de meu sogro, Leonildo Doreto, não era ornada com os requintes e donaires inúteis, que, hoje, observo em muitos livros e tratados. No entanto, era pura, sincera e amorosamente bíblica. Já prestes a falecer em consequência de um câncer devastador, fazia questão de ouvir, repetidas vezes, a leitura do Evangelho de João. E, assim, ao longo daquelas horas já terminais, seu conhecimento de Cristo fazia-se cada vez mais belo e experimental. Em momento algum, buscou diferençar o Jesus sinótico do Jesus joanino, pois, em seus instantes derradeiros, o mais importante era-lhe a presença do Emanuel – o Eterno Deus conosco.

Inspirado por essa recordação, não quero perder-me em conceitos e definições inúteis; antes, desejo definir a cristologia de maneira soteriológica, a fim de conduzir você, querido leitor, para mais perto de Jesus, o Unigênito de Deus. Para mim, a cristologia eficaz é aquela que salva, batiza com o Espírito Santo, cura as enfermidades, opera milagres e leva o homem para o céu. Vejamos, pois, em que consiste esta parte tão importante da teologia bíblica.

Obs.: Na próxima semana, querendo Deus, começaremos a definir a cristologia autenticamente bíblica. Ore por mim, para que, neste projeto, seja eu bem-sucedido. Conto com a sua participação, querido leitor. Glória a Deus.

Em Jesus Cristo,

Pr. Claudionor de Andrade

 

        
 
 

10 comentários

Israel Batista Carlos

Amém pastor,que seja bem sucedido!

Geisiel

A apaz.... Muito bom,estou orando e já ansioso pra ler e estudar.

antonio carlos

Estou muito contente em começar o ano se aproximando mais do nosso salvador , através desse pelo estudo .

wilson dos santos silva

Também estarei lhe acompanhando pastor , acredito que Deus ira lhe usar neste estudo.....

Eunice Vieira

Excelente tema Principal Claudionor. Deus o abençoe e que participar acompanhando a sequência de estudos.

Valtevir Pereira oliveira

estarei aguardando! que Deus lhe faça prosperar nessa empreitada.

Adriana Vieira

Acompanharei o estudo com muita atenção. Obrigada!

Claudionor de Andrade

Queridos irmãos: Obrigado pelas felicitações. Continuo no firme propósito de partilhar com os irmãos a genuína teologia pentecostal.

Sérgio Luis

Estaremos orando. Deus o abençoe. Feliz Ano Novo !!

VALDOIR LIMA DOS SANTOS

Um ótimo tema pastor Claudionor, pretendo acompanhar a sequencia dos estudos.

Deixe seu comentário







Perfil

Claudionor de Andrade Claudionor de Andrade é Consultor Teológico da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, teólogo, conferencista, Comentarista das Revistas Lições Bíblicas da CPAD e autor dos livros “As Verdades Centrais da Fé Cristã”, “Manual do Conselheiro Cristão”, “Teologia da Educação Cristã”, “Manual do Superintendente da Escola Dominical”, “Dicionário Teológico”, “As Disciplinas da Vida Cristã”, “Jeremias – O Profeta da Esperança”, “Geografia Bíblica”, “História de Jerusalém”, “Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento”, “Merecem Confiança as Profecias?”, “Comentário Bíblico de Judas”, “Dicionário Bíblico das Profecias” e “Comentário Bíblico de Jó”, dentre outros títulos da CPAD.

COLUNISTAS