Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

Pregadores ou animadores de auditório?

Ter, 10/06/2014 por Ciro Sanches Zibordi

Na pregação moderna, cada vez mais interativa e pouco expositiva, o comportamento dos pregadores (pregadores?) e a reação do público se parecem muito com o teatro de bonecos, formado por manipulador e manipulados. O manipulador, na aludida modalidade teatral, é aquele que dá vida e expressão aos bonecos nos seus mais variados formatos. Na pregação hodierna, a diferença é que o manipulador é chamado de pregador, e o objeto de sua manipulação não são os bonecos, e sim as pessoas.

Conheçamos alguns tipos de crentes que se deixam manipular:

CRENTE MARIONETE

Marionetes são os mais elaborados bonecos entre os vários tipos usados no teatro. Geralmente, são construídos com madeira, com articulações nos pulsos, cotovelos, ombros, cintura, quadris, joelhos e, ocasionalmente, pescoço e tornozelos. Uma marionete padrão é movimentada através de uma série de nove fios que obedece à seguinte distribuição: um para cada braço, um para cada perna, dois para a cabeça, um para cada ombro e um para as costas.

Os fios de sustentação da marionete são ligados a um controle central de madeira em forma de cruz que é movimentado por uma única mão do manipulador. Os pregadores manipuladores também têm os seus “fios”, isto é, os seus clichês, as suas frases de efeito, para mecanizar o culto e manipular o povo, afastando-o da Palavra de Deus e do Deus da Palavra: “Quem nasceu para vencer levante a mão”, “Se você é pentecostal, dê uma rajada de línguas estranhas”, “Aperte a mão do seu irmão até que ele diga ‘aleluia’”, “Tire o pé do chããão”, etc. Mas veja que curioso: na manipulação de marionetes há uma cruz na mão do manipulador! E, na pregação moderna, não existe mais cruz (cf. 1 Co 1.18)! Além disso, o pregador não está mais na mão do Senhor, o Controlador de todas as coisas!

CRENTE FANTOCHE

A montagem do fantoche é feita numa luva, calçada na mão do manipulador, que dá movimento ao boneco. Ele tem tamanho e gestos limitados às dimensões e possibilidades gestuais do operador. A sua construção é relativamente simples: cabeça e mãos são feitas geralmente de material resistente, como madeira, unidas entre si por uma roupa folgada de tecido aberta atrás, por onde é introduzida a mão do manipulador.

Pregadores manipuladores costumam ter facilidade para enganar crentes fantoches, que costumam ser “cabeça dura”, por não frequentarem a Escola Bíblica Dominical e os cultos ensino da Palavra, e fazer “corpo mole” para a obra de Deus. Esses crentes não têm firmeza e vivem atrás de movimentos. Quando ficam diante de um manipulador, comportam-se como se estivessem hipnotizados e obedecem a todas as suas ordens...

Certos milagreiros, à semelhança dos manipuladores de fantoches, que introduzem a mão no interior do boneco, têm conseguido tocar na alma de crentes desavisados, fazendo-os ter sentimentos nunca antes experimentados! Alguns, ao ouvirem esses “pregadores”, caem ao chão anestesiados, riem sem parar, rugem, latem, unem as mãos e não conseguem mais separá-las, etc. E assim caminha o teatro, ops!, o culto “evangélico”, sem pregação expositiva da Palavra de Deus — que verdadeiramente penetra na divisão da alma e do espírito (Hb 4.12) — e muita hipnose, considerada hoje uma grande manifestação do Espírito!

CRENTE MAMULENGO

Mamulengo é uma corruptela de “mão molenga” e alude a um tipo de boneco comum nos teatros do Nordeste do Brasil. O manipulador — ou mamulengueiro — emprega um tom bastante crítico nos diálogos e improvisa bastante, ao fazer piadas de humor pesado, que ridicularizam fatos ou pessoas da comunidade.

Não é difícil de identificar os mamulengueiros e os mamulengos no meio “evangélico”. Ambos, ignorando o evangelho cristocêntrico, valorizam as pregações e as canções revanchistas, ridicularizadoras, zombeteiras, pelas quais se tripudia dos inimigos, que não são as hostes do mal, o mundo ou a carne. Os seus inimigos são os seus vizinhos, patrões, colegas de trabalho e irmãos que os viram na prova e os não ajudaram, e agora são hostilizados “entre a plateia” por aqueles que estão no palco... Mas a Palavra do Senhor nos ensina a amar e a fazer bem às pessoas que se portam como inimigas (Mt 5.44; Rm 12.20).

CRENTE JÔRURI

Comum nos teatros de bonecos do Japão, o jôruri adquiriu grande requinte a partir do século XVIII, com movimento de olhos e articulação dos dedos. Mas a sua movimentação não é fácil. São necessários três manipuladores: o mestre, vestido com traje cerimonial, responsável pela cabeça e o braço direito, e dois manipuladores assistentes, vestidos de preto e com um capuz cobrindo o rosto. O crente jôruri geralmente é classe média alta e catedrático. Não é fácil manipulá-lo. Clichês de autoajuda como “Ouse sonhar” não funcionam com ele. Ele é muito racional e submete tudo ao teste da lógica. Para convencê-lo, é preciso um manipulador-mestre — capaz de mexer com a sua cabeça e com a sua mão direita, induzindo-o a colocá-la no bolso!

Um dos mais famosos manipuladores de crente jôruri da atualidade tem nome e sobrenome estrangeiros e é conhecido como o homem mais sábio do mundo. Não há rico e intelectual que resista aos seus argumentos! Dizem que ele, quando usa a “sua sabedoria” e conta com a ajuda de seus assessores, consegue arrecadar dinheiro até para comprar jatinhos...

Fazer o quê? Na falta de exposição da Palavra de Deus, sobram as representações teatrais. E aumenta cada vez mais o número de manipuladores e manipulados nesse grande circo, ops!, grande teatro que se tornou o culto “evangélico” nesses tempos pós-modernos. Lembremos, pois, do que assevera a Palavra de Deus em 2 Timóteo 4.1-5.

Ciro Sanches Zibordi

49 comentários

Marcela Ramos

A paz do Senhor amado Pastor! Quero lhe dizer que sou eternamente grata ao nosso Deus por sua vida, pois a cada tenho aprendido com o Senhor.

JonasSilva

Parabéns pelo alerta hoje temos muito a aprender sobre o mover do Espirito Santo em nossas vidas. Precisamos buscar a capacitação de Deus,nossa salvação e a ter um real encontro com Deus. Hoje tem muitas igrejas frias,muitos pregam por dinheiro,pederam a unção nas pregações,não buscam quem realmente capacita o homem(Espirito Santo) e não acreditam no mover de Deus. Precisamos entender quando é o Espirito Santo e quando é o emocional. Texto para refletir Atos 2:1-4

veronilda

infelizmente só tem palhaços e fantoche porque os pastores das igrejas acostumam mal e paga-se bem por esses tais pregadores animadores de plateias e nós membros os bobos que dizimamos e exigimos pouco aceitando os palhaços.

Revelgian Sales de Sousa

A quinze anos me converti ao evangelho e venho acompanhando passo a passo as mudanças que estão acontecendo na atual igreja evangélica que por muitos anos era conhecida como protestante e infelizmente vemos a mudança até mesmo bem próximo de nós. Homens de DEUS que antes defendiam um evangelho humilde , simples e direcionado a salvação que se transformaram em verdadeiros revolucionários e mudaram seus posicionamentos quanto a bíblia para alimentar o egoísmo , a ambição e a busca pe

Joselma Fernandes

Lamentável! Infelizmente, a ignorância e a falta de dedicação e amor à Palavra de Deus têm provocado tantas bizarrices dentro dos templos.

Ciro Sanches Zibordi

Gleden, digno é o obreiro do seu salário. A igreja deve dar ao obreiro que verdadeiramente se dedica ao ensino da Palavra o que ela tem de melhor, dentro das suas possibilidades.

Ciro Sanches Zibordi

Irmão Gleden, a Escola Bíblica Dominical, na minha modesta opinião, é a melhor escola de ensino da sã doutrina. Mas não confunda com ensino em nível acadêmico. Na igreja há pessoas simples, que nunca se sentaram no banco da universidade, e nunca terão oportunidade de fazer isso, mas foram chamadas por Deus para ensinar. Também prezo o ensino universitário, mas no lugar certo. O ensino da sã doutrina não é exclusividade dos acadêmicos.

Pb. Adelson Bezerra - Par

Parabéns por esse riquíssimo e esclarecedor comentário Pastor Ciro. Infelizmente ainda existem alienados que se utilizando da "eisegese" e não entendem ou não querem entender que quem pratica a "eisegese", nada mais é do que um(a) "simples animador(a) de auditório sem compromisso com a verdadeira "exegese".

Gleden Robert

Mas Pr. Ciro Sanches Zibordi eu só não concordo na questão da frequência ma EBD ajudar a pessoa.... Eu gosto muito d estudar a palavra mas infelizmente a escola bíblica dominical não ensina muita coisa.... Não digo pelas lições mas pela falta d qualificação dos professores..... A igreja não se preocupa em capacitados para a função.... Basicamente pegam um pregador e colocam pra ensinar e na maioria dos casos a lição vira uma pregação ou um debate q não chega a lugar nenhum

Gleden Robert

Pr. Ciro Sanches Zibordi, eu concordo com sua opinião e ponto d vista sobre esse assunto dos pregadores e ainda digo mais em relação ao alto cachê q eles cobram.... Eles querem ganhar num fim d semana oq um pai d família ganha no mês..... E o pior q ganham pq as fantoches acham q valeu a pena todo aquele movimento

Gleden Robert

Caro LUKAS SABINO HASCHYACHU infelizmente vc não deve ler muito a bíblia e não entende q hoje em dia nas igrejas as pessoas q vão atrás desses homens não são convertidas mas so são convencidas..... não estão pegando sobre Jesus e arrependimento só se fala d bênçãos e se procura fazer barulho.... E antes q falem algo eu sou pentecostal batizado com o Espírito Santo

Jailson França

Pastor Ciro, tenho este seu texto como um precioso alerta à nossas igrejas! Hoje as pregações estão realmente pautadas em um mar de movimentos e estripulias, enquanto a verdadeira reflexão da palavra de Deus está ficando de lado!

Hosana

DOUTOR EM PORTUGUES E ESCREVE MAIS ONDE SERIA MAS, IRMAO LUCAS SABINO!!!

Marly

Ainda existe os remanescente na terra... Jesus não precisou imitar ninguém para levar salvação Na sua simplicidade pregava e operava maravilhas. Sejamos imitadores de Cristo não do mundo A Paz do Senhor Jesus.

silvana Freire

Parabéns pela exposição pastor, muito bem elaborada, mas infelizmente muita gente vai atrás desses tipos de shows, como naquele tempo de Jesus, quando a maioria das pessoas estavam interessadas nessa vida e não na próxima, naquele tempo quase todos o abandonaram, só os que ficaram foram aqueles que tinham sede e fome da palavra de Deus. Hoje em dia a maioria dos ditos Cristão não querem ouvir e muitos menos praticar a palavra de Deus, estão interessados somente nos bens, curas e palavr

Alexandre Alves da Silva

A paz do Senhor Pastor Prezado leio suas matérias, e vejo nelas realidades presente em nossas igrejas, porém qual seria o caminho correto para inibir essas atitudes em nosso meio, sendo que muitos dos lideres ( pastores) são os animadores de Púlpitos. Pois em muitos cultos presencio chavões vire-se e diga para pelo menos três, olhe para o irmão mais próximo, diga diga e mais diga, seria o caso de agradar o homem nesse inteirativismo ? Abraço prezado Pastor

pr Lusitano netto

A paz do sr PR Ciro desde que tive a oportunidade de te ouvir,sempre acompanho seus escritos e pregações. Fico muito feliz por ver que cada dia que passa, arde mais em seu coração o desejo de ver igrejas alicerçadas na palavra de Deus.sou pregador da palavra de Deus,sempre fui bem ensinado por meus pastores (ELifelete DOmingos) e outros.o sr não está sozinho os 7mil estão orando pelo sr.

fatima

SAUDAÇÕES! Chamou-me a atenção esse artigo, porque esqueceu-se o crente especialista , aqueles que detectam as falhas, dos outros irmãos das outras igrejas , mas são míopes para exergarem seus próprios. Isso também é preocupante, são igrejas que possuem doutrinas dos homens, como usos e costumes, e esquecem-se que nosso Deus é o único que não muda e gosta de coisas novas,"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez n

EVARISTO PAULINO

Deus tem levantado homens como pastor ciro para trazer o povo evangélico de volta para a biblia e suas doutrinas, o que eu posso dizer é estou com voce nesta tarefa.

joao batista

pr ciro eu sou um admirador do seu trabalho já li alguns dos seu livros e partilho da sua opiniao sou pregador do evangelho e tenho visto certas manifestaloes nas igrejas que nao tem nada do espirito e sim do homem tais como, profetiza para o irmao ,cutuque o irmao , dance no espirito isto sao modismos e nao ensinamentos da santa palavra do senhor.precisamos pregar a palavra genuína como ela é sem sofismas e disparates.oro para que o senhor jesus continue usando sua vida como um canal de ben

erison dutra

Já me senti como um marionete e um mamulengo e digo que nos nossos dias temos que nos guiar unicamente pelo espírito santo

Alice Faria

Maravilha, sabedoria total.

JANDER SANTOS

Prezado Pr. Ciro Sanches, estou acompanhando desde o ano passado seus artigos e livros publicados. o que me chama atenção é que exitem dentro das Assemblèias de Deus um número insofiamável de divergencia doutrinária. O que se for comparar aos Testemunhas de Jeová, dita como seita herética, eles não se divergem em doutrinas erradas que eles ensinam em seus salões do reino. É um ponto a ser pensado. Uma vez fui em uma loja de livros, da qual é representante das Assembleias, e pergun

Erick Brito

Simplesmente perfeito o seu texto... O que está havendo atualmente em nossos púlpitos revela apenas que nossas igrejas aderiram há tempos esta espécie de "pão e circo". Vejo pessoas que nunca tiveram uma experiência real com Deus "prostituindo" SUA palavra e os "patriarcas" da igreja aplaudindo... Vivemos em uma geração de ELIS... Mas Deus tem mandado seus SAMUEIS... Esta é a geração eleita e não será esta estratégia do encardido das profundezas do inferno de inundar a igreja com "

Cláudio César

Excelente pastor, gosto muito de seus artigos.

sidney matsumoto

PARABÉNS PASTOR CIRO POR ESSE LINDO ESTUDO E ACHO QUE AS IGREJAS PENTECOSTAIS TEM QUE PASSAR POR UMA GRANDE REFORMAR BIBLICA COMO FOI NA ÉPOCA DE MARTINHO LUTERO QUE ELE REFORMOU A IGREJA DE DEUS TIRANDO TODA HERESIA CATÓLICA DE DENTRO DA IGREJA PORQUE HOJE AS IGREJAS PENTECOSTAIS ESTAR PIOR DO QUE A IGREJA CATÓLICA NOS TEMPOS DO IMPÉRIO ROMANO : CHEIO DE MODISMO , HERESIAS E PAGANISMO PARA PREGADORES E CANELAS DE FOGO E DEUS IRÁ LANÇAR ESSES FORA NAQUELE DIA . MATEUS 7 : 15 AO 23 .

Alex

Não sou evangélico, mas parabenizo seu texto pelo bom estudo do teatro de bonecos. É uma infelicidade que tenhamos de comparar esta arte como uma forma pejorativa para as atitudes de algumas pessoas. Lutemos para que os manipulados sejam somente os objetos...

alexandrematias1@hotmail.

Pastor Ciro muito bom...Fiquei entusiasmado e resolvi lhe enviar este material, por favor divulque. A Paz de Cristo. A IGREJA AO GOSTO DO FREGUÊS Romanos 1.16: "O evangelho é o poder de Deus..."Há necessidade de homens que realmente tenham compromisso com a Palavra de Deus e sejam profetas de fato, e que os mesmos preguem-la sem subterfúgios.Temos que combater esta onda de venda da Palavra, venda de bençãos, alimentação de lobos vestidos de ovelhas ou falsos mestres e profetas, ou

abinel

Caro Pastor Ciro, lí com atenção esta sua postagem, como tenho feito com tudo o que o senhor tem escrito. Mais uma lição. Eu costumo dizer aos nossos irmãos que nós devemos ser como um filtro, que rejeita a sujeira e retem a água limpa. Assim, ao ouvirmos uma mensagem, façamos uma filtragem (comparando com o que está escrito na Bíblia) retendo o que é verdadeiro e recusando receber o que é falso. Saudações em Cristo.

Lopes C.

O Teatro é um Circo, e o boneco um palhaço.

Soeisa

Tenho me preocupado bastante com crentes que há anos estão na igreja e ainda se iludem com pregações superficiais de quase nenhum conteúdo bíblico, que não trazem edificação e que exaltam ao homem mais do que a Deus. Por outro lado, sinto me feliz em ver que um santo homem de Deus ,denuncia as aberrações que o Senhor tem me feito perceber no meio evangélico ultimamente. Dou graças a Deus pelos ensinos recebidos na minha juventude, aprendi a rejeitar as aparências.

jefferson

A paz do Senhor Pastor! ...eu gostaria de ir direto ao assunto, e, solicitar ao Srº, se é que já não existe em seu portal...a possibilidade de colocar um fórum em que pudéssemos discutir assuntos como esse e outros, com nossos irmãos, os quais lhe enviam comentários...diversos. ...pois preciso entender alguns irmãos como (LUKAS SABINO HASCHYACHU), que na minha opinião, ou pelo que entendi defende a igreja moderna...e, óbvio, sou Assembleiano desde de meus 6 anos de idade, sendo te

FELIPE GABRIEL

Deus abençoe a sua vida e o seu ministério Pr.Ciro!

Marcílio

DEUS NUNCA PRECISOU E NEM PRECISA DE ESTRATÉGIAS HUMANAS PARA O CRESCIMENTO DO REINO DELE NA TERRA. A FÓRMULA ELE JÁ NOS DEU. IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA, O ESPÍRITO DE DEUS SE ENCARREGA DO RESTO.AS IGREJAS HOJE ESTÁ CHEIA DE GENTE CONVENCIDAS E NÃO CONVERTIDAS. PARABÉNS PASTOR CIRO, QUE DEUS CONTINUE TE USANDO.

Wiliam Mansur Pereira

continuação... para distribuir aos irmãos ou que um anjo está entrando de bicicleta dentro da igreja com as duas rodas pegando fogo. Ah, como eles pulam! Deixo para edificação do pastor Ciro a frase de Lutero quando disse: "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça milagres todos os dias". A paz!

Lucia Braga

Pastor Ciro, A Paz do Senhor- Acontece mais nas festas... Muito bom seu comentário,algumas vezes tenho saido antes do culto terminar por não conseguir "digerir" tais mensagens. Pregadores de "psicotologia", estranho não é? Cantam até música mundana iniciando a mensagem... O que mais me entristece é ver o Pastor responsável pelo rebanho (a Igreja), ficar assistindo o "Tal" envenenar as ovelhas e não tomar nenhuma atitude...

Guilherme Bragé

Paz do Senhor Pr. Ciro! Noto que a Igreja não cultua mais o Senhor de forma racional (Rm 12.1,2). A maioria dos crentes não tem fundamento bíblico e também não o buscam por acharem que "assim está bom" (o famoso comodismo). É hora de clamarmos por um poderoso avivamento, que só virá através da genuína e poderosa Palavra de Deus!

Wiliam Mansur Pereira

Gostaria de parabenizar o Pastor Ciro pelos seus comentários releventantes e enriquecedores sobre apologética Cristã. Realmente este "pentecostalismo da terceira onda" tem prejudicado a verdadeira essência do movimento pentecostal que está arraigado na Palavra de Deus. Precisamos resgatar sim a mensagem da cruz em nossas púlpitos. Muitos crentes "fantoches" vibram quando um pregado diz que teve uma visão com um anjo entrando na igreja com uma bandeja cheia de biscoito para distribuir aos

Ciro Sanches Zibordi

Comentario: Caro Lukas, todas as opiniões são bem-vindas, desde que expressas com educação e respeito. Peço-lhe, como irmão em Cristo, que não considere esse valioso espaço, destinado a comentários, como um muro de pichachões ou um espaço destinado a protestos verborrágicos. Grato pela participação. Em Cristo, CSZ (p.s. Procuro estudar as leis vigentes em nosso país, mas não sou versado em Direito, tampouco sou advogado)

LUKAS SABINO HASCHYACHU

PASTOR EVANGÉLICO,ADVOGADO,PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, DOUTOR EM PORTUGUÊS, MESTRE EM TEOLOGIA COM TESE EM PENTECOSTALISMO, MINHA OPINIÃO SINCERA É QUE O SENHOR VIVE EM UMA IGREJA DE OUTRO TEMPO, A IGREJA DE HOJE PRECISA,NÃO SO DE DOUTORES, NOBRE IRMÃO, MAIS TAMBEM DOS MARIONETES (FRASE SUA) PARA PODER CRESCER COMO ESTA CRESCENDO. GRAÇA E PAZ!

Oziel Castanho de Oliveir

Brincadeiras a parte, muito melhor do que vitórias com sabor de mel, é lembrar de Jesus, que na cruz sofreu sabor de fel, para que nós possamos em breve receber a vitória que tem sabor de céu.

Oziel Castanho de Oliveir

Pastor Ciro, Olhe agora para quem está do seu lado e profetiza para ele: precisamos ser mais compreensivos. Puxa, pastor, isso já é perseguição com os "sapatos de fogo". Como é que eles vão poder levantar cedo no domingo para ir à Escola Dominical, se passaram toda a madrugada numa vigília "tremenda". Cuidado! Desse jeito, o irmão vai estar na platéia e eles no palco profetizando vitória com sabor de mel. Brincadeiras à parte, muito melhor que vitórias com sabor de mel, é a

Mário César de Abreu

A Paz Do SENHOR Pastor Ciro, Muito me entristece este cenário descrito pelo Pastor. Gostaria de lembrar que o diabo nem precisa mexer com todos os crentes,uma vez que,mexendo com os "pregadores",estes se encarregam de consolidar a heresia no meio do povo.Jesus adverti:...é inevitável que venham escândalos,mas ai do homem pelo qual eles vêm!(cf Atos 17:1)

Luciano

interessante este texto, e o pior, real.. gostei do "CRENTE MAMULENGO": olha, o sr. ta atacando os "ungidos", e "deus" vai pesar a mão no senhor e vais ficar na platéia aplaudindo os "ungidos" com vitória com sabor de mel - rsrsrsrs continue lutando em prol do evangelho de Jesus Cristo, nosso Senhor. fique na paz Luciano

Wanderson Costa

Infelizmente alguns crentes tem se conduzidos como uma destas metaforas...A solução ainda está no ensino bíblico e sistematico da Palavra de Deus através de trabalhos como EBD e cultos de Doutrina. Não esquecendo da oração e da consagração de nossas vidas. Sempre crescendo na graça e no conhecimento do maior Mestre: Jesus Cristo - Senhor de nossas vidas. Parabéns Pr. Ciro pela inéfavel mensagem.

jorge luis

Os artistas pregadores precisam dos holofotes voltados para si. O verdadeiro alvo tem sido ofuscado. A mensagem Cristocentrica parece ser coisa do passado. A mensagem da cruz tem sido esquecida e na maioria dos cultos é só "vitória". Jorge Luis, Barra Mansa RJ.

miranda

a paz do senhor! achava que era coisas do meu pensamentos....hoje através do seus ensinamentos o espirito santo confirma que aovelha conhece a voz do seu pastor!

Ederson Viana

A Paz do Senhor, Pr. Ciro. É meu primeiro comentario, vale dizer que sempre que possivel estou acompanhando seu trabalho em prol do reino de Deus. Pastor, estou crescendo "na graça e no conhecimento" atraves do teu trabalho, para a gloria de Deus, parabens pelos livros e periodicos que tens publicado, verdadeiras ferramentas para aqueles que desejam fazer a obra de Deus de maneira correta a luz da Biblia Sagrada... que Deus continue a abençoar a tua vida para que sempre tenhas este compromis

Emílio Ribeiro

Parabéns pelo texto Pr. Ciro, apesar de pouco comentar, estou sempre acompanhando e tenho aprendido muito com o sr.

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS