Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

O Anticristo foi predestinado para ser o Anticristo?

Seg, 24/10/2016 por Ciro Sanches Zibordi

Um leitor me perguntou, nas redes sociais: “O Anticristo já está predestinado à perdição e não poderá mudar essa condição?” Em outras palavras, o Anticristo já nascerá como tal, visto que foi predestinado para sê-lo, ou se tornará o Homem do Pecado por sua própria escolha? Como a Bíblia é análoga, o caso de Judas pode nos ajudar a responder a pergunta em tela. Afinal, Judas já nasceu traidor? Era inevitável que ele traísse o Senhor? Ou ele escolheu, livremente, fazer isso?

Quando estudamos a Palavra de Deus atentamente, considerando a analogia geral das Escrituras, vemos que tanto a profecia escatológica a respeito do Anticristo como a relacionada com Judas, no passado, aludem a quem escolhe, livremente, o caminho do mal. Judas não foi uma “figurinha carimbada”, pois isso contraria as Escrituras. Se Deus criou seres morais, livres, dotados de intelecto, sentimento e vontade, capazes de escolher, antes e depois da Queda (cf. Lc 9.23; Jo 3.16; Ap 22.12), por que Ele faria alguém nascer marcado para cumprir uma missão do mal e já destinado de antemão à condenação, sem ter a oportunidade de se arrepender de seus pecados?

As Escrituras mostram que Judas se tornou o traidor porque ele “se desviou” (Sl 55.13-15; At 1.25; Jo 17.12). E o mesmo se aplica ao Anticristo, um homem que não nascerá predestinado para ser o inimigo de Cristo, mas se tornará o Anticristo por sua própria escolha. Deus é presciente; Ele sabe o fim antes do começo. Não obstante, isso não significa que Judas traiu o Senhor Jesus porque estava “programado” para fazer isto, como se fora um ser autômato. Ele traiu o Senhor porque escolheu livremente o caminho do erro. Da mesma forma, o Anticristo, um homem pecador de nascimento como qualquer outro, terá oportunidade de escolher entre a vida e a morte (cf. Dt 30.19), e escolherá o caminho do mal, tornando-se o Homem do Pecado.

Não há traidores, anticristos ou escarnecedores de nascimento, e sim pessoas que se tornam isto ou aquilo (cf. 2 Pe 2; Hb 3.12-14). A predestinação quanto ao Anticristo e o Falso Profeta, as duas Bestas mencionadas em Apocalipse 13 e 2 Tessalonicenses 2, não recai sobre pessoas em específico, “carimbadas”, predestinadas para fazer o que é errado e destinadas de antemão ao Inferno. A predição sobre a vinda do Anticristo diz respeito a um homem que fará o mal voluntariamente, ao escolher o caminho do mal, e não porque já nasceu “carimbado”.

Pedro e Judas, por exemplo, que faziam parte do seleto grupo dos doze apóstolos, traíram o Senhor Jesus. O primeiro, aliás, pecou tanto quanto o segundo! De acordo com a Palavra do Senhor, Pedro negou, mentiu, jurou e praguejou. Entretanto, diferentemente de Judas, que teve um arrependimento parcial, meramente emocional — um remorso, por assim dizer —, Pedro se arrependeu, de fato. E seu arrependimento, tal como o do filho pródigo, abarcou intelecto, sentimento e vontade (cf. Mt 26.69-75; Mc 14.66-72; Lc 22.54-62; Jo 18.15-27).

Paulo também não nasceu um anticristo, mas se tornou um inimigo de Cristo, um perseguidor da Igreja, para o qual Jesus disse: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At 9.4). Embora, antes de se converter, Paulo (Saulo) fosse um anticristo, ele se arrependeu de seus pecados, ao contrário de Judas. Um texto que corrobora a presente argumentação é 1 João 2.18: “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora”. Observe: “muitos se têm feito anticristos”, e não “muitos predestinados para ser anticristos estão surgindo”.

Ciro Sanches Zibordi

44 comentários

Douglas viana

Eu do graças a Deus que eu não sou um robô logo o SENHOR não nus fez assim, Judas também não o era,tinha livre arbítrio,fez sua escolha e Deus respeita isso.Se tem uma coisa que Deus respeita em nós é o livre arbítrio, embora muitos vão prestar contas com Deus mais ele respeita.judas teve sua escolha o anticristo terá a dele. Nós temos a nossa. 🤔

Arildo Pereira da Silva

Perfeito comentário,super coerente!!!!!

Tiago Fideles

A paz do Senhor a todos . É coeso o comentário do Pr. Ciro , já que - até pela questão do livre-arbítrio , Deus não predestinou ninguém a perdição ; a escolha é do indivíduo . Conquanto ( embora ) que a bíblia , antecipadamente , diz que ele ( o anticristo ) virá , Deus não o assinalou a se opor a Cristo .

JANDEON PEREIRA DE SOUSA

existe a determinação individual. Se ninguém é igual, alguém que irá nascer ou já nasceu possui as característica do anticristo, não é por acaso que ele será o anticristo e sim porque ele já está determinado a ser, se não fosse assim não seria predestinadas as características se Deus sabe que ninguém é igual.

JANDEON PEREIRA DE SOUSA

A paz do Senhor Pb Victor Bersot, se um dos doze discípulos de Jesus o tinha de trair, estava determinado que um deles o iria trair. Não era um dentre a multidão. A questão não é se Deus sabe ou não quem será o Anticristo (com certeza Ele sabe), mas, pelas características predestinadas, esse alguém já possui tais características. Existe a predestinação dos salvos, que é um modo coletivo, ou seja, quem aceitar a Jesus como salvador e cumprir com a sua palavra, será salvo. Mas também, acredito que

Misaell lopes

Texto plausível e muito coerente.

Pb Victor Bersot

...... e em questão do anti-cristo,Deus mostrou apenas a sua característica 1jo2:22, 2jo1:7, 2ts2:3-4 como mentiroso, enganador, persuasivo mas não revelou se seria um gari, um padre, um prefeito, um presidente e etc. Deus revelou as carcterísticas para nós seres humanos falhos e pecadores mais Deus pela sua presciencia já sabe a caracteristica e quem vai ser o anti-cristo.

Pb Victor

A paz do Senhor Irmão jandeon! a biblia diz em Salmos 41:9 Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava, e que partilhava do meu pão, também me traiu! a profecia fala, melhor amigo e não fala que seria judas o traidor, poderia ser qualquer um dos 12 discípulos mais judas com seu livre-arbitrio escolheu trair Jesus.

Janio Louback

Irmãos será que daria para entender melhor assim: Deus nunca dependeu de, e nem escolheu, Judas para ser traidor, pois isto seria contrário ao seu carácter, mas na sua soberania permitiu que um traidor fosse discípulo servindo como sinal e para entendimento do cumprimento da palavra. De modo diferente do Deus de Calvino, dependente de anular todas as escolhas e arbítrio para cumprir o seu plano, o Deus verdadeiramente SOBERANO cumpre todos os seus planos a despeito de toda oposição e escolhas!

Sidney

A Paz de Cristo! Como o homem não tem livre arbítrio, Judas foi escolhido para trair e voltou para seu próprio lugar. O anticristo será da mesma forma. Tanto que não será qualquer um. Poderia ser um gari, um faxineiro...Mas, será alguém que governe. Predestinado.

JANDEON PEREIRA DE SOUSA

Se Deus não predestina ninguém, porque Cristo foi predestinado a morrer em nosso lugar? Jesus teve escolha ou falou que aquilo que Deus o tinha destinado a fazer ele fez? Acredito que não há predestinação absoluta, mas tem casos predestinados, acreditando nós ou não.

Cleidnei Barbosa Machado

Esse assunto é extremamente complicado. E se Judas decidisse não trair o mestre, a profecia não se cumpriria? Alguém teria que trair a Jesus para que a profecia se cumprisse.

Pb Victor Bersot

Muitos cristãos estão com uma linhagem de pensamento calvinista de que Judas e o Anti-cristo ja foram predestinados a perdição. Na verdade pela presciência de Deus ele já sabia quem iria ser o traidor e a biblia revela apenas que Jesus seria traido da mesma forma o anti-cristo nós só sabemos que vai surgir mais não sabemos quem é, porém Deus ja sabe pela sua presciência.

amiel nascimento da rocha

certamente que Deus não programou o anticristo,pois os seres humanos não são robôs,mas ele sabe e tem o seu perfil de caráter e forma de manipular e convencer as pessoas.Esse tal iníquo no devido tempo vai aparecer com essas características que só Deus sabe e vai se cumprir conforme,a Bíblia determinou desde a eternidade,o qual é segundo a eficácia de satanás. Um abraço ao nobre amigo.

amiel nascimento da rocha

Bom comentário,mas se Deus não sabe e nem determina ainda que miticulosamente toda e qualquer decisão humana fica Deus dependente do homem indo de encontro a diversos versiculos,quando as coisas acontecem certamente não é assim que ensina a Bíblia não é A ou B dizendo como seria,mas Deus sabendo de antemão o que iria acontecer então determinou ou decretou. Isso não é defender este ou aquele reformador mas comprovar nas escrituras tal situação. atos 1:16,25:joão17:12 e outros.

Aldair

Segundo a soteriologia arminiana, Deus não seria mal! pois escolheu o povo de israel. E todos os demais povos contemporâneos da época não os deixou exercer seu livre arbitrio, mas preferiu destruilos, somente depois da vinda de jesus, as pessoas poderam escolher, o céu ou o inferno, isso não torna Deus mal?

Luciano silva

continuando... O anticristo "o homem do pecado", vai pecar e pecar feio. Um dos significado da palavra "pecado" é "errar o alvo". Ele vai errar por sua escolha. Deus não vai cria-lo predestinado a pecar. "Deus não tenta ninguém" Tg 1.13, quanto mais predestinar alguém pra pecar. 1Tm 2.4 está escrito que Deus quer que todas as pessoas sejam salvas. Agora uma perguntinha fácil: Se Deus quer que todos sejam salvos, ele predestinaria alguém para pecar, e ter como consequência a morte e o inferno?

Luciano silva

Por que as pessoas não aceitam a simplicidade da bíblia? A bíblia é tão clara ao dizer que Judas se "Desviou"(Sl 55.13-15; At 1.25; Jo 17.12). As pessoas parecem que não tem convicção da Santidade de Deus, a ponto de crer que Deus criaria o mal ( ou alguém pra pecar). Em Jd está escrito: "e a anjos, os que NÃO GUARDARAM o seu estado original, mas ABANDONARAM o seu próprio domicílio". Veja que os anjos não foram predestinados a não guardarem ou abandonarem, o seu estado original.

João Paulo

Paz meus irmãos. Pela presciência de Deus Ele sabe o que acontecerá mas o fato dEle saber não significa que Ele quis que fosse assim desde o começo mas permite porquê o homem tem o livre arbítrio. Se formos analisar desta forma, diríamos então que Deus predestinou o pecado no mundo pelo seu próprio querer, induziria um Deus Santo o pecado no mundo ? Em que Ele seria Justo se Ele mesmo predestinasse alguém para longe da sua Presença ?

rudival marques

Se houvesse Predestinação ou predeterminação por parte de Deus por certo haveria uma falha no plano da redenção , e alguém no Juízo final poderia questiona questionar não ter tido uma oportunidade de arrepender-se.....pois já nasceu p/ ser condenado

luciano alexandre de araujo

Pr. Ciro concordo com sua colocação, porque a luz de toda a bíblia Deus não predeterminou o destino de ninguém(Dt 30.19,Mt 7.13,14 At 3.19), logo,o anticristo não é uma excessão.O problema é que os calvinistas só enxengam Calvino.

Valdeci

Prezado José falta lhe sensatez em suas colocações. Perdoe-me por lhe dizer isso.

Silvio Ferreira

Atualmente percebo fazendo mistura e até mesmo alternando entre característica que só Deus possue com atributos, comportamentos e condições humanas. Ninguém tem pré ciência de algo a não ser Deus. Ele está lá no futuro olhando as escolhas de cada pessoa. Deus jamais deixaria alguém macular sua Santidade + Justiça por qualquer pessoa que seja predestinada a algo. Temos separar os atributos divinos (preciencia) da condicao humanda e seu justo livre arbítrio. Toda humanidade é livre.

Silvio Ferreira

Atualmente percebo fazendo mistura e até mesmo alternando entre característica que só Deus possue com atributos, comportamentos e condições humanas. Ninguém tem pré ciência de algo a não ser Deus. Ele está lá no futuro olhando as escolhas de cada pessoa. Deus jamais deixaria alguém macular sua Santidade + Justiça por qualquer pessoa que seja predestinada a algo. Temos separar os atributos divinos (preciencia) da condicao humanda e seu justo livre arbítrio. Toda humanidade é livre.

Janio Louback

Os seguidores de Calvino, têm grande dificuldade de entender e diferenciar o conceito de presciência de predestinação. Sem proveito, discutir isso com pessoas cujas mentes já foram predestinadas por Calvino a pensar desse jeito. "A Bíblia é clara, mas as mentes são obscuras" Ex: 1Pe 1:2 escolhidos em conformidade com a presciência de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue. A presciência infalível de Deus, descaracteriza a predestinação.

Anselmo Sodré

Falta fundamentação bíblica, embora, aparentemente bem explicado. Em atos cap,. 4 Os discípulos ao serem soltos da prisão: " os judeus e gente de israel se reuniram e fizeram TUDO OO QUE TUA MÃO E TEU PROPÓSITO PREDERTERMINARAM, referindo-se a Herodes, Pilatos e outros que entregaram Jesus. Alias, começam a oração invocando a soberania de Deus, criador de todas as coisas. A vida e obra de Judas já estava profetizada, assim como a do Anticristo. Ninguém escapa à Soberania de Deus .

Wilma Souza

Penso que a alma é dada desde o ventre conforme a descendência de cada um, por isso Deus sabe quem será salvo ou não, quem é predestinado,pois Jesus veio da descendência de Israel, assim o anticristo virá de uma certa descendência, poderá parecer uma pessoa comum, mas já será predestinado como anticristo. Nós por exemplo trazemos traços de nossos ancestrais tanto no físico como na alma, dependendo desta mistura a pessoa será salva ou não, por isso não teria como ter arrependimento pra Judas.

Ronaldo Neves

E quanto a questão de Judas? A traição de Cristo, haveria a possibilidade de nenhum discípulo escolher trair Ele e a sua morte não acontecer? Já que era uma questão de escolha de um discípulo.

Thiago

Amigos que tentam ,supostamente, deferir golpes contra aquilo que o pr. Ciro escreveu, percebam que as passagens que vocês citam, todas já foram comentadas pelo pr. em seu blog, inclusive Romanos 9!

Ciro Sanches Zibordi

Ronaldo Neves, está DETERMINADO que o Anticristo se manifestará e será o representante de Satanás na Terra. Isto ACONTECERÁ! Entretanto, esse homem não foi predestinado por Deus para ser do mal. Ele SE TORNARÁ do mal por sua livre ESCOLHA. A presciência não deve ser confundida com predestinação fatalista de uma pessoa que nasce carimbada, pois isso não está de acordo com a analogia geral da Bíblia.

Ciro Sanches Zibordi

José Álvaro, já escolhi estar em Cristo. Isto me basta.

José Alvaro

Uma pergunta aos meus irmãos Arminianos: Já escolheram o dia de sua morte?

maria cabral

Graça e paz! Se está predestinado ou não, não importa, o que importa que a palavra será cumprida porque DEUS é fiel e ele não mente. "Passarão terra e céus, mas suas palavras não passarão". A palavra só foi esrita para nos preparar para a vinda do filho do homem. Se está predestinado ou não está, qual diferença faz? Deus só quer que atentamos para sua palavra e livrar a nossa alma do fogo eterno.

Ronaldo Neves

Indo por esse princípio haveria a possibilidade de ninguém trair a Jesus e ele não ser morrer pelos nossos pecados, já que era uma questão de escolha dos discípulos. Todos eles poderia seguir firmes em Cristo e não haver a traição.

JANDEON PEREIRA DE SOUSA

Não acredito em predestinação na íntegra, mas como Paulo explica no texto acima, tem coisas que Deus predestinou segundo a sua vontade e para sua própria glória. É minha opinião. A paz do Senhor!

JANDEON PEREIRA DE SOUSA

Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer. Rom.9:14-18

Vantuir Santos

Perfeito Ismael!

Ciro Sanches Zibordi

Irmão Ismael, é claro que Deus já sabia que Judas não se arrependeria; é claro que Deus sabe que o Anticristo não se arrependerá. Ele é presciente. Entretanto, o primeiro não nasceu PROGRAMADO para trair o Mestre; e o segundo não nascerá PROGRAMADO para ser o Anticristo. Ele SE TORNARÁ o Anticristo. Não existe bebê mostro, bebê Diabo, como vemos em filmes. O ser humano faz escolhas, pois tem livre-arbítrio.

Ismael

Só nós lermos Judas os Versiculos 3 e 4!

Ismael

Então se o Anti-cristo vai fazer o mal por sua vontade Então por sua Escolha também ele pode "Aceitar" a Jesus ! Está ficando meio contraditório essa Tese! Mas Deus é fiel!

Ismael

O Conceito da Predestinção não é Deus obrigar o homem a fazer o Mal, Mas sim o mal que o homem comete é um caminho que sua própria vida depravada a conduz, e isso Já sabia Deus, no livro de Jeremis 10:23 diz "Ó SENHOR, eu sei que ao homem não pertence seu próprio caminho, nem lhe compete traçar seus passos." Agradeço a oportunidade em nome de Jesus!

Ismael

Bom dia Ciro! Graça e Paz!Eu achei bom demais esse texto.Mas se nós formos pensar, a atitude de judas, de trair Jesus como o senhor mesmo disse que foi por sua própria escolha. Jesus ja dava ciência aos discipulos e ao povo referente a sua morte,deixando clara, que iria ocorrer. no Livro de Atos 1:25 diz que Judas foi para o lugar que lhe era devido,ou seja um lugar que já era dele versão NVI Almeida e King James. Agora vamos lá se A Morte de Jesus estava predestinada então judas também foi!

Douglas Alves de Araújo

Paz do Senhor Pastor Ciro Zibordi . Muito bom o tema abordado por você, aprendi bastante. Da mesma forma podemos dizer que o homem também não é obrigatório ser um produto do meio em que vive. Vemos que Mical e Jonas ambos filhos do rei Saul são duas pessoas com caráter totalmente diferentes. Então eu posso concluir e concordar que a escolha é do homem em seguir o caminho é tomar as atitudes que deseja , mas, sem esquecer que mais na frente virão consequências, grandes consequências.

julio cezar dias lopes

muito bom. te conheço da igreja de cordovil eem bras de pina, vc tem curso de teologia a distancia?muito bom essa explicação

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS