Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

Por que muitas Assembleias de Deus estão se neopentecostalizando?

Qua, 30/09/2015 por Ciro Sanches Zibordi

Em muitas Assembleias de Deus, o tempo da exposição da Palavra de Deus tem sido suprimido ou reduzido por causa de shows de coreografia ou peças teatrais. Além disso, pregações sobre a obra expiatória do Senhor Jesus e as ministrações do Espírito Santo têm cedido espaço à falaciosa Teologia da Prosperidade e ao aberrante “reteté”. A exposição das Escrituras sob a unção do Espirito não é mais suficiente. É preciso animar auditório, recorrer a práticas bizarras, como derramar jarras de azeite sobre a cabeça, ou empregar técnicas para emocionar as pessoas, como o famigerado fundo musical.

É triste, mas em muitas Assembleias de Deus o culto não é mais para Deus e faz-se de tudo um pouco para agradar as pessoas e massagear seus egos. Capoeira, “gospel funk”, street dance, “festa jesuína” e outras formas de entreter o povo têm sido adotadas como estratégias de “evangelização”. Está essa igreja pentecostal centenária se neopentecostalizando? A bem da verdade, o Deus da Assembleia tem as suas reservas na terra. Há pastores e expoentes das Escrituras que têm cuidado de si mesmo e da doutrina (1 Tm 4.16) e não se deixaram influenciar pelo místico neopentecostalismo. Mas muitos líderes que se dizem assembleianos já se neopentecostalizaram — infelizmente —, a fim de agradarem a uma multidão de interesseiros.

Todos os líderes da Assembleia de Deus deveriam saber que o modelo de culto pentecostal não está nas igrejas neopentecostais — que propagam um culto pseudopentecostal —, e sim na Palavra de Deus, mais precisamente em 1 Coríntios 14. Esta passagem bíblica apresenta, pelo menos, sete caracteríscas para o culto genuinamente pentecostal.

1. O propósito principal da manifestação multíplice do Espírito Santo em um culto coletivo a Deus é a edificação do seu povo (vv. 4,5,12). Risos intermináveis e supostas quedas de poder edificam em quê?

2. A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto em que o Espírito Santo, de fato, age (vv. 15,20). Ninguém genuinamente usado pelo Espírito deixa de raciocinar normalmente, em um culto coletivo a Deus.

3. Um culto a Deus não deve levar os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (v. 23). O que pensam os não-crentes que assistem a certos vídeos disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo ao chão, rindo sem parar, rosnando, latindo, mugindo, rugindo, uivando e rolando umas sobre as outras?

4. O culto coletivo deve ter ordem e decência; tudo deve ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito (vv. 26-28,40). Um culto que não tem ordem nem decência é dirigido pelo Espírito?

5. No culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento — segundo a reta justiça, conforme João 7.24 —, discernimento, a fim de se evitar falsificações (v. 29). Leia também 1 Coríntios 2.15 e 1 João 4.1.

6. Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio profeta, é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito Santo em que pessoas fiquem fora de si (v. 32).

7. O Deus que se manifesta no culto coletivo não é Deus de confusão, senão de paz (v. 33). Quando um showman como Benny Hinn derruba pessoas carentes de uma bênção ou os seus supostos opositores com golpes de seu paletó, além da confusão que se instala no “culto”, tal atitude não é nada pacificadora. E quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio showman.

Diante dos princípios apresentados, não há como considerar o “cair no Espírito” e a “unção do riso” como manifestações genuinamente do Espírito Santo! Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra. Lembremo-nos de que, se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (1 Co 14.37).

Ciro Sanches Zibordi

91 comentários

Eliel

Estive em algumas igrejas ADs no Paraná, fiquei muito triste, vi pessoas dançando, brincos, correntes, tatuagens, cada roupa que dava medo. Acho que os lideres maiores precisavam intervir já que os pastores dessas congregacoes estao alienados. AD MARINGÁ PR SEDE AD LONDRINA PR SEDE AD PRES PRUDENTE SP SEDE. Igrejas mundanizadas.

Genesio Pereira

Ate na igreja Congregaçao Crista de algumas cidades ja vi esses movimentos estranhos em pleno culto e fora deles, enfim é o fim das igrejas serias

Mauro sérgio

Fico me perguntando onde vamos parar,com um evangelho desse,sem compromisso com a verdadeira palavra genuína.Não sou assembleiano,mas vim de um ministério que aceitava o Espírito santo,mas de uma forma muita teórica e na prática nada se via, uma igreja tradicional,porém hoje não consigo entendeer as atuais igrejas,com tantas heresia,sinceramente se tivesse que escolher uma ,não seria nada fácil.Batemos no peito e nos orgulhamos do número de evangélicos no Brasil,mas quem é esse evangélico?é alguém que nunca leu a bíblia toda pelo menos uma vez,não faz nenhuma diferença na sociedade,enfim que crescimento é esse?

CARLOS ANTONIO

No ano de 1978 aceitei a Jesus Cristo na Assembleia de Deus, nesta época o meu Pastor era o falecido pastor José Pereira de Almeida e vivi em minha inocência grandes momentos de alegria, mas como você comentou amado Pr Ciro, ... ''em muitas Assembleia de Deus o culto não é mais para Deus''... meu amado onde tudo isso vai parar? Pelo que vejo o espírito de apostasias já tomou conta e aquilo que era sagrado já virou bagunça. Deus não se deixa escarnecer aquilo que o homem plantar isso vai colher.

Matheus

Ciro eu não aguento mais estar numa igreja que so fala em retete . eu me sinto tao triste por ser uma assembleia de Deus . que tem ligação com a CGAD mais o PASTOR nao esta nem ai pra tais práticas. Porfavor me ajude.estou esmorecendo na fé

Cleber

A paz Senhor. Tenho apenas 3 anos de evangélico e de assembléia de Deus. No entanto olho para os costumes presente na igreja e fico me perguntando se isso realmente é necessário. Não conheço a assembléia de outrora, mas desejaria conhecer pois a de hoje deixa muito a desejar no que seja a pregação do verdadeiro evangelho. Ninguém quer renegar mais sua vida. Ninguém quer colocar Deus no lugar de direito nos corações.

Eliezer Miranda

está escrito em Tg que o oleo da unçao é necessário quando alguém está doente. mas sou contra as coreografias, os shows etc. sempre estive do lado da biblia curas, milagres, unçao e libertaçao. mas entendo a preocupaçao do pastor com relaçao a ordem do culto, pois isso é necessário. a paz do Senhor.

daniel cassini

se tivessemos alguns missionarios na AD como o saudoso davi miranda da deus e amor acredito que colocariamos nossas igrejas no lugar certo........

Eduardo Sandoval

Ciro, para de perseguir os "canela de fogo"..... deixe-os em paz, pelo amor de Deus...... Agora, uma grande parcela do NEOpentecostalismo, como a propria IURD mesmo, repudia o dom de novas linguas, ué......o negocio do neopentecostalismo é correntes de objetos ungidos, como as MEIAS PODRES DE CHULÉ do Valdemiro..eles não querem saber do nosso retete clássico.

Eduardo Sandoval

Isso era facil de resolver. Era só a CGADB expulsar todos os pastores que pertencem a sua convenção que pregassem teologia da prosperidade e começasse a fazer ( como já tem em algumas ADS) . cultos bestas como culto dos empresários, etc....imitação barata da IURD.... Agora, retete SEMPRE EXISTIU no meio Assembleiano, antigamente tinha o nome de AVIVAMENTO.... SEMPRE se ouvia falar antigamente , nos anos 50, 60, que os crentes da AD ficavam pulando, sapateando, falando uma lingua esquisita.

Aline

Parabéns pela iniciativa Pastor Ciro, de tratar com tanta inteligência um tema tão polêmico. Sou de Rondônia e são muitos os esforços feitos (seminários, conferências, EETAD, FAETEL) para balizar a Igreja na sã doutrina. E mesmo com tantos esforços é visível o avanço do Neopentecostalismo. Apesar da minha pouca idade tenho combatido veementemente esse movimento. O que alguns chamam frieza eu chamo de racionalismo. Seu texto só reafirmou em mim o meu compromisso com a verdade. Paz do Senhor!

Gilmar

Terrível coisa que entrou nos Assembleianos foi os movimentos estranhos que acham que vem do espírito Santo, os milagres já não mais acontecem porque os crentes estão conformados com um falso poder emocionalista e carnal, oba! oba!

oseias fernandes barbosa

O senhor me fez lembrar um pastor de renome aqui em cuiaba que na hora do alge da pregaçao usava um fundo musical classico. Este eu chamava de curandeiro. Para felicidade de uns e felicidades ele nao faz parte mais do rol da assembleia de De cuiaba fez como muitos ( Abriu uma igreja pra si. ) Seu nome Paulo Roberto

Paulo Ribeirinho

A paz do Senhor, graças à Deus que temos ainda um remanescente, tempos difíceis que estamos vivendo, aquele que quiser viver piamente , sofrerá perseguições , este é o sentimento do que acontece nestes pseudo cultos, além de escandaloso, traz grande confusão mental, que o eterno Deus nos ajude enfrentar tudo isto com genuína palavra de Deus e culto racional com ordem e decência!

Paulo Correia

Prezados Pastor e irmãos, infelizmente, respondendo a pergunta título do artigo, "Por que muitas Assembleias de Deus estão se neopentecostalizando?": simplesmente, por consequência da opção estratégica de crescimento quantitativo escolhido pela AD principal e original, que deu nisto. Crescimento sem qualidade teológica e sem disciplina. Enquanto outras denominações só convertem em igrejas as comunidades que conseguem manter um pastor formado e bem preparado. A AD coloca até analfabeto.

Reinaldo

Eu pela misericórdia de Deus nasci dentro da Assémbléia de Deus e fico triste por tudo que esta acontecendo dentro da nossa igreja,mas cheguei a conclusão que a culpa é da propria liderança que não se preocupou em preparar teologicamente e espiritualmente os obreiros novos a maioria dos obreiros e pastores da nossa igreja não tem ensino teologico e o mais preocupante não são subsidiado pela igreja e pouco tempo tem para estudar a biblía por trabalharem empregado.Vamos reclamar do quê?

RENATO

PR. Ciro, infelizmente para muitos líderes hoje, igreja boa é igreja cheia, e não igreja com boa doutrina. Tenho visto que muitos líderes fazem de tudo para encher os templos de pessoas sem se importar com a liturgia do culto, ou seja, é um tipo de pensamento como aquele do comércio que diz que o freguês, no caso os supostos novos crentes( e até velhos) tem sempre razão, e é bem por isso que acontece o que o irmão bem mostrou no ponto de n° 3. Que Deus tenha misericórdia da sua igreja.

Edinei Siqueira

Tenho visto que a pregação da Palavra nas Ads é apenas um apêndice. Parece que é proposital, em duas horas de culto gastasse muito tempo cantando, tirando oferta e outras coisas, aí quando o povo está bem cansado e já faltando uns 10 minutos para o término do culto (culto?) passam a palavra para o pregador. Eu pergunto: Tem como os crentes atingir a maturidade cristã desse jeito?

Ciro Sanches Zibordi

Irmão Izaías, a paz do Senhor. Mantenho o MUITAS porque lamentavelmente já se perdeu o controle. Ademais, há maus obreiros em praticamente TODOS os ministérios que usam o nome "Assembleia de Deus". Há MUITOS obreiros desobedientes à Palavra do Senhor. Não me tenha mal. O presente artigo é um alerta feito por quem, assim como o irmão, preza essa denominação ama profundamente a Palavra de Deus e o Deus da Palavra. Que Deus o abençoe.

Izaias

Só não entendi porque colocar o nome da DENOMINAÇÃO a qual faço parte á 43 anos, junto com novas ''denominações'' Heréticas. Quais Assembleias de Deus? A Belém, Madureira, Missão(antiga), Ipiranga, Filadélfia, Santo Amaro? Vila Bela? Quais? Grupos dissidentes rebaldes? Grupos dissidentes ''ortodoxos'' bem intencionados porem mal doutrinados? Este artigo não precisava trazer o nome de denominação nenhuma...Muito menos o de; Muitas Assembleias de Deus...

Pedro Batista

Em nossa convenção CGADB, nossos líderes ficam brigando por posições e status e picuinhas intermináveis que não edifica a Igreja do Senhor, grupo do pastor "fulano" contra grupo do pastor "ciclano", e ignoram as coisas importantes que estão acontecendo no ceio da igreja, o mundo entrando com todo tipo de lixo nos nossos cultos e os ministros do Senhor preocupados com bajulações e interesses dúbios;Acorda Assembléia de Deus senão você perde o ARREBATAMENTO,fiquem na paz.

Raphael Moreti Cabral

Pastor Ciro, Paz do Senhor. Obrigado pelo ótimo esclarecimento.

luis Henrique rodrigues p

verdadeiramente é triste ver esta realidade aonde temos visto que a pregação o ensinamento da palavra tem sido cada vez menos aproveitado porque hoje vemos mas é louvor e coreografias em muitas igrejas nada contra ,e muitos retetés muitas piruetas e coisas do gênero precisamos e necessitamos de mas ensinamento e palavra

Ciro Sanches Zibordi

Caro Raphael Moreti Cabral, não há evidências de que o riso mencionado pelos pioneiros do Movimento Pentecostal eram similares aos risos relacionados com a "unção do riso". Rir na presença de Deus é muito diferente da aberrante "unção do riso" que ocorre em reuniões pseudopentecostais. Gunnar Vingren e outros homens de Deus tinham compromisso com a Palavra de Deus, ao contrário de Benny Hinn e outros pregadores neopentecostais.

Raphael Moreti Cabral

Pastor Ciro, Paz do Senhor. Existe um trecho em seu texto que menciona a "unção do riso". Havia comentado em outro post seu mas não obtive retorno: Como explica as risadas dadas pelo pioneiro Missionário Gunnar Vingren durante suas pregações relatadas no livro "Diário do Pioneiro"? Fique com Deus.

Edinei Siqueira

Procuro achar uma causa para tanta confusão nas ADs e não consigo pensar em outra coisa a não ser o despreparo Bíblico-teológico de nossos obreiros. A AD está pagando um alto preço por ter rejeitado o ensino formal da Bíblia e agora para acabar de "lascar o cano" ((piorar as coisas) nossos pastores estão muito envolvidos com a politica e dando pouca atenção ás ovelhas. Muitos estão acomodados pensando que Deus está alheio a tudo isto, mas o juízo virá sobre todos que são motivo de escândalo.

José Antonio Correia Jucá

Paz do Senhor Pr.Ciro! Aqui no sertão de Alagoas estamos vivendo dias difíceis, a maioria dos pr.são levados pela onda do reteté,a igreja está dividida entre os prós e os contra,quem se posiciona contra é tido como incrédulo,infiel e outras coisas mais,não dá para suportar mais tantas heresias nas A.D. Já estou pensando em procurar outra igreja para congregar,infelizmente! Pr. como o sr. é relíquia nas A.D. Louvado seja Deus!

Marcelo Medeiros

Mais uma excelente exposição. Que Deus o abençoe mais e mais Pr Ciro.

Fernando Pereira

Desde que passei a ver esses modismos entrando dentro de nossas igrejas, passei a me preocupar, pois observei que pastores que permitem tais coisas, não vêem o evangelho como verdade salvadora e modificadora de Deus para com os homens, mas o vêem como mais uma das alternativas filosóficas de vida, e por isso, acham que podem fazer adendos ou modificações em seu bojo. Nós estamos sendo levados na brincadeira, quase ninguém nos respeita e, isso, dado a essas aberrações ocorrentes em nosso meio.

Miquels7

Na verdade, a onda que prevalece no meio pentecostal ou neopentecostal é a LOUVAÇÃO a Deus. Esse novo movimento que surgiu nas igrejas pentecostais suprimiu a liturgia tradicional. A onda agora é bajular o Senhor com adoração sem parar através de cânticos e danças. Eles acham que quanto mais louvação (bajulação) se fizer para Deus, mais ele irá se agradar de suas obras, e será bonzinho com eles, e fará a todos prosperar. Por isso, agora falam "Eu sou um fiel adorador", "Eu sou levita do Senhor"

Edinei Siqueira

Uma das coisas que mais me deixa irritado é cantina nas igrejas funcionando na hora do culto, principalmente na hora da pregação da Palavra. Enquanto o pregador está expondo a Palavra os crentes estão enchendo a pança. Existem crentes que não conseguem ouvir um sermão completo durante o ano. Enquanto isso, o Tjs, embora com suas doutrinas heterodoxas demonstram zelo e apreço pelos seus estudos das "escrituras". Irmãos, deixemos de ser hipócritas!

Edinei Siqueira

Já faz cerca de três meses que preguei um sermão sobre a justificação pela fé na igreja onde congrego. Confesso que passei uma semana arrasado por causa do descaso da igreja sobre tão importante doutrina que nos diferencia do catolicismo romano. Durante o sermão, percebi alguns olhando para o relógio, outros olhando para a porta da igreja, outros indo ao banheiro, enfim um total desinteresse. Confesso que não aguentei e disse pra eles que raramente iriam ouvir um sermão como aquele.

JOSÉ ALEX

A Paz do Senhor amado Pastor, quero parabeniza-lo pelo artigo, que de fato traz luz a esse tema tão importante, o que tem deixado a Igreja perdida é o afastamento da doutrina sistemática para focar nas coisas desse mundo, onde nossos cultos são antropocêntricos focando nos" homens ditos de Deus" que não fazem o correto uso da palavra mas sim de loucuras e não praticam a exegese( comentário ou dissertação que tem por objetivo esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra).

Juber Donizete Gonçalves

Caro Pr. Ciro, parabéns pelo artigo onde ao meu ver, uma das coisas que os pastores poderiam fazer para tentar coibir tanta aberração nas nossas igrejas, seria incentivar mais a pregação expositiva. Será preciso, a mesma ter mais tempo para exposição. Se querem mudar essa "cultura pentecostal reteté" vão ter que valorizar quem trabalha com ensino na igreja, ao invés dos chamados "pregadores de fogo ou avivamento", muitos dos quais confundem unção com grito, gesticulação excessiva, profetadas. O povo na sua maioria não sabe distinguir essas coisas, para isso tem haver muito ensino. Um grande abraço.

Sivaldo

A maior parte da massa de nossa membresia estão quase que todos contaminados com essas coisas, de modo que quando nós pastores pregamos expositivamente a Genuína Palavra de Deus, somos considerados "frios", "gelados" e que "não gostamos de poder" e etc. Olha o nível de afastamento e conhecimento de Deus que estamos chegando, precisamos de uma Reforma URGENTEMENTE!!! Que Deus desperte e acorde as nossas Lideranças, falo Liderança porque ela é a representante do Ministério Local.

Sivaldo

Graça a Paz! Infelizmente há em nosso meio tudo isso e um pouco mais..., nossa Liderança Geral deve tomar uma posição imediata com relação a tudo isso, é inadmissível o que vem ocorrendo em nossos templos!!! Vou em alguns cultos nossos e fico me perguntando "aonde estar Deus em tudo isso...?" A principal causa de tudo isso é a má formação Teológica de nossos Obreiros, o cara aceita "jesus" (na verdade é Jesus quem nos aceita) e só porque sabe gritar e articular bem a voz, ele já é consagrado.

Dimas

Toda a glória seja dada a Deus por este tão rico esclarecimento, dada por parte do seu arauto, Pr. Ciro. Quero aqui deixar uma palavra de Deus ao seu coração, meu caro irmão em Cristo: "...Não temas, mas fala e não te cales; porque eu sou contigo..." (Atos 18.9,10).

josivel de jesus sousa

concordo em genero numero e grau. minha oraçao é que Deus levante homens que pregue a verdadeira mensagem da cruz um evangelho cristocentrico pois nao vemos mais hoje em dia.

Letícia Cavalcanti

Onde eu moro, eu percebo que há, de fato, desobediência e vontade de agradar o povo. No que diz respeito à desobediência, muitos deixaram a Assembleia de Deus da qual eu faço parte por não respeitarem a hierarquia na igreja e quererem galgar a cargos maiores. E ainda ficam dizendo que eles é que são da "verdadeira" Assembleia de Deus, a de Belém, que tem o apoio da CGADB, e que a minha igreja não é mais da "verdadeira", posto que o nosso pastor presidente quis se separar, mas eu fico no lugar,né

Edinei Siqueira

Publicamos artigos refutando o unicismo, mas cantamos suas músicas em nossos cultos, criticamos certos grupos, mas em nossas igrejas temos campanhas intermináveis, cultos da vitória, cultos de libertação, campanhas de milagres, chave disso e daquilo. Creio que o despreparo (Bíblico e Teológico) de muitos pastores e obreiro tem sido a causa de tanta confusão que se instalou em nosso meio.

Edinei Siqueirra

Confesso que não consigo entender como a AD que tem em seus quadros teólogos de grande envergadura, que dispõe de uma grande editora e que divulga tanto a EBD se deixou influenciar pelos modismos que a cada dia desfigura a identidade assembleiana. Por incrível que pareça, somos uma igreja que absorve ensinos e liturgias as mais diversas e não priorizamos o legado que nos foi deixado por verdadeiros baluartes da fé pentecostal. Somos abertos demais ás influências de grupos neopentecostais.

Geziel da Silva

Iremos, com sua permissão, compartilhar seu texto na página do facebook da nossa Igreja (somos uma Assembléia de Deus cujos líderes e Ministério amam a Palavra e abominam os modismos neopentecostais). Parabéns pela abordagem do tema - é importantíssimo confrontar esta falsa espiritualidade e enfatizar a importância de Cristo e Sua Palavra como verdadeiro e único centro da mensagem da Igreja!

Simone Castro

Engraçado, quando eu reclamei com um grupo de cantores da igreja Assembleia onde já não me encontro mais, o pastor me expulsou me chamando de artista só porque eu não queria dar um cordeiro manco desses ao nosso DEUS. Agora, fico sabendo que está dando briga por causa do pentecostalismo que impede de glorificar o nosso SENHOR. Isso é muito triste!

HERIVELTON MARCULINO

Também estou preocupado com o futuro de nossa denominação. Fico feliz por ser ovelha de um dos poucos pastores que procura andar conforme a Palavra, aqui em Pernambuco. Deus abençoe o pr Ailton José Alves e guarde a AD em todo Brasil.

Reparador

A verdade é que temos diante desta questão, dois extremos : Ortodoxia e conservadorismo exarcebados, que provoca inchaço, a Bíblia está repleta de homens e mulheres que se enquadram nesta descrição, são demasiadamente '' santos'', a ponto de extinguir o Santo Espírito e suas manifestações. O outro extremo, são os '' espirituais '', que afirmam que a letra mata, mas o espírito vivifica, são os místicos que desprezam as Escrituras em busca de experiências sobrenaturais.

JOAO DIAS

Pr: Ciro a paz do Sr. sou Assembleiano a mais de 30 anos e confesso q nao estes movimento com tanta frequencia q se vê hoje é lamentavel parabens pela coragem do Sr. abraço.

Sebastião Santana

A plateia quer diversão ao invés de santificação, mas querem a ressurreição da transformação... corpo glorificado. Muitos passaram pela regeneração, agora estamos na santificação, e logo após passaremos pela ressurreição (uns sim, outros não, pois muitos não experimentarão a morte). Regeneração... santificação... ressurreição. Muitos dos atuais querem a ressurreição, mas esqueceram do presente que é a santificação... Diácono; sebastião santana.

Lúcia de Fátima da Silva

O povo esquece que o principal de um culto é a Palavra a ser ministrada, tudo bem que é bom louvar mas, ainda assim a prioridade é a Palavra de Deus a ser ministrada, estou de total acordo pastor Ciro Sanches, a paz.

Francisco Ferreira da SIlva

Vejo com muita preocupação essas alterações litúrgicas dentro de nossas igrejas Assembleia de Deus. todos os dia s somos bombardeados pela chamada "mídia gospel" onde verdadeiras aberrações litúrgicas são praticadas sem nenhum escrúpulo. Precisamos considerar algumas questões nesses casos. Existem uma grande massa de pessoas que absorvem tais apelações baratas. essas pessoas não estão interessadas em mudança de vida em decorrência da proposta cristológica, e sim a solução dos seus problema.

josemar junior dos santos

Paz do Senhor, pr. Ciro, Parabéns ao amado irmão pela coragem, muito oportuno o tema.

Robson

Pastor, gostaria de sugerir que abordasse alguns problemas gravíssimos que afetam as AD como a intemporalidade de cargos, prevalecimento de uso e costumes sobre a palavra de Deus (dogmas), exacerbado conservadorismo na forma de cultuar, identificação denominacional não positiva, falta de comunhão entre os lideres da denominação e com outros lideres de igrejas reconhecidamente cristãs, falta de cooperação missionária e "disputas de campo". Vai desagradar alguns mas a igreja deve ser aperfeiçoada

Joelma Régis

A igreja que não prioriza a Ministração da Palavra, a oração e a Sã Doutrina, torna-se morna e o sal insipido. De nada serve!

Robson

Muito boa a mensagem, que deve ser estendida não somente às AD mas um alerta aos pastores em geral para que não permitam isto na igreja. conheci um pastor que estava em Portugal e retornou ao Brasil por ordem do Senhor que lhe disse: Dê água ao meu povo, estão carentes. Homem simples, cheio de conhecimento e graça de Deus e tem alertado a igreja neste sentido. Cuidado também com conservadorismo que exclui o Espírito Santo da igreja, a história pentecostal é de renovação espiritual.

PR. Zezinho

Sou Assembléiano mas estou preocupado com os rumos que a denominação esta tomando, pois não existe um modelo litúrgico pre estabelecido, a CGADB e as convenções regionais não estabelecem regras claras para o uso da marca, nem tão pouco para consagração de pastores nem promove cursos de formação para a maoria deles assim apenas a minoria tem a qualificação necessário para o atendimento das almas em um mundo tão modernizado, lembremos Deus faz aquilo que não somos capaz de fazer.

Alexandre Mansur

Graça e paz Pr. Ciro. Parabéns pastor pela coragem e zelo pela sâ doutrina. Há anos venho lutando contra essas heresias (reteté-cai-cai-teologia da prosperidade, etc) e parece que estou dando murro em ponta de faca. Amigos se afastaram, me chamam de frio (kkkk), me acusam de não ter o "fogo" do Espirito, de ser Teólogo demais(sim até disso me acusam). Já fui em vigilas que mais pareciam um "forró", sem oração, sem arrependimento, sem quebrantamento, só "só corinho de fogo" . Oremos.

Angela Carvalho

Glórias a Deus que ainda usa vasos na Terra. Deus continue lhe usando,Pastor Ciro. Tenho ficado triste ao entrar na Igreja e ver o que tem acontecido, a palavra apertada no finalzinho do culto, mas quando é "pregador de nome", o tempo é mais extenso e o dito fica lá fazendo hora e correndo de um lado pro outro e gritando: levanta a mão, cutuca o irmão, sei lá mais o quê! Só Jesus! Que ELE tenha misericórdia de nós!

Ciro Sanches Zibordi

Gilson Herculino de Siqueira Filho, discordo do irmão. A CGADB tem feito a sua parte. Há escolas bíblicas promovidas pela Convenção, a CPAD tem disponibilizado bom material para os obreiros, como a revista Obreiro. Mas o que existe é muita rebeldia e desobediência, mesmo.

Ciro Sanches Zibordi

Antonio Carlos Martins, estude, para que fale com conhecimento de causa. O abismo entre o pentecostalismo e o neopentecostalismo é abissal! Estude o livro de Atos dos Apóstolos e 1 Coríntios. Leia os livros de Stanley M. Horton, Antony D. Palma, Antonio Gilberto, etc., e perceberá como há muitíssima diferença entre o Movimento Pentecostal e o pseudopentecostalismo do Movimento Neopentecostal.

Ciro Sanches Zibordi

Glaber, não confunda as coisas. No dia de Pentecostes não houve "unção do riso", "cair no poder", pregação malabarista, etc. O povo pensou que os crentes estavam embriagados porque eles falavam em outras línguas. Mas Pedro esclareceu que aquilo era obra do Espírito Santo. O que ocorre hoje no meio neopentecostal e entre os pentecostais desavisados é pura aberração, que nada tem que ver com o Movimento genuinamente Pentecostal.

Ciro Sanches Zibordi

Welington, a Assembleia de Deus é uma igreja que ama a Palavra e preza a manifestação do Espírito. Graças a Deus, há líderes que ainda se mantêm fiéis. Minha crítica baseia-se no fato de que há igrejas que só preservam a denominação, porém seguem péssimos modelos de igrejas neopentecostais. O que o irmão tem a dizer sobre as heresias e modismos pseudopentecostais, que são antibíblicos, aberrantes e trazem péssima influência à Assembleia de Deus, que para mim é, sim, uma ótima denominação?

Welington

O que vejo hoje? Uma igreja sem cara, uma igreja sem amor pelas almas, uma igreja engessada que ainda tenta oprimir irmãos por práticas não bíblicas, sem oração, sem discernimento, sem consagração e que ainda julga todos que fazem diferente do tal costume assembléiano. Com raras excessoes vemos igrejas mortas, pessoas mortas e que ainda tentam enxergar o erro dos outros e bater no peito e se orgulhar de uma tal tradição. A ad precisa ser sacudida por avivamento genuíno.

Welington

O que vejo hoje? Uma igreja sem cara, uma igreja sem amor pelas almas, uma igreja engessada que ainda tenta oprimir irmãos por práticas não bíblicas, sem oração, sem discernimento, sem consagração e que ainda julga todos que fazem diferente do tal costume assembléiano. Com raras excessoes vemos igrejas mortas, pessoas mortas e que ainda tentam enxergar o erro dos outros e bater no peito e se orgulhar de uma tal tradição. A ad precisa ser sacudida por avivamento genuíno.

Glaber

Incrível! Se Pentecostes foi um marco do derramar do Espírito, esse movimento parece mais um pseudopentecostaliamo que um neopentecostalismo.

Pb Carlos Cruz

Fico muito feliz de vê pastores e demais irmãos revoltados com o sistema mundano que alguns e acho que é a maioria, estão aceitando como normal... vamos pregar a PALAVRA mesmo, quem sabe alguns serão salvos...SANTIDADE AO SEMHOR.

jefferson noronha

infelismente isso é uma realidade nas assembleia culto sem razão o rete-té toma conta e só terra , manto , brado eu pergunto evangelho ortodoxo aonde entra ai ?????

Antonio Carlos Martins

Não dá pra distinguir reuniões pentecostais de neopentecostais. O detalhe é que os pentecostais são menos espalhafatosos, entretanto, em matéria de exposição do evangelho, seguem na mesma linha do legalismo arminiano.

valdemir pires moreira

Paz do Senhor pastor Ciro, Concordo plenamente com suas palavras nesse assunto.

Gilson Herculino de Siqueira Filho

A Paz do Senhor. A culpa é da CGADB. Ao invés de exigirem dos obreiros curso de teologia (a maioria de péssima qualidade) porque não criam uma escola de formação de obreiros? onde serão ensinadas: Doutrinas pentecostais, costumes da AD, harpa cristã, escola dominical, cerimônias... Além do caráter, o obreiro tem que possuir conhecimento teológico, administrativo e psicológico. Na AD, basta ser dizimista e ter influência na sede que você dirige qualquer igreja.

Sérgio Luís

Pr.Ciro, a paz do Senhor. Infelizmente, seu texto é o retrato contemporâneo de nossa denominação. Os modismos brotam à cada dia e infelizmente tudo isso com permissão ou permissividade de muitos de nossos líderes. Várias de nossas congregações têm se desligado (rebelado?) das convenções tradicionais e criado suas próprias convenções. É prá se preocupar?

Leandro Ramos

Pastor, eu fiquei pensando nisso e acho que sei um dos motivos: Não existe unidade doutrinária nas Assembleias de Deus ou, se existe, é muito difícil de encontrar. Muitos criticam catecismos ou confissões de fé, por exemplo, mas eu vejo que a falta disso faz com que cada congregação tenha sua própria visão teológica (vide a forma com que pastores diferentes tratam casais amasiados, uns deixam tomar a ceia, outros dizem que o casal está "dando brechas a satanás"). Não existe unidade.

Natan Cruz

Extremamente oportuno esse artigo Pr .Ciro Sanches Zibordi, Que Deus continue lhe usando!

Adriano Souza

Quero agradecer a Deus por manter seus Arautos nesses tempos tão difíceis ,não fico abismado de tantas Heresias no mundo Neopentecostal,orquestra me deixa preocupado e entristecido e ver uma cambada de Hereges acabando com um legado que foi construído em um século.

Ciro Sanches Zibordi

Querido irmão Ewerton, a paz do Senhor. Lamento pelo ocorrido. Mas força, meu querido irmão Ewerton. Estamos juntos no combate às heresias e aos modismos PSEUDOpentecostais. Graças a Deus, temos grandes referenciais do pentecostalismo, como Antonio Gilberto, José Pimentel de Carvalho, Stanley M. Horton, os comentaristas das Lições Bíblicas (CPAD) e tantos outros expoentes das Verdades Pentecostais!

Ewerton Nogueira de Oliveira

Paz do Senhor querido Irmão Ciro, sou um grande admirador de seus artigos. Hoje aconteceu um fato curioso, logo após compartilhar a sua postagem em meu facebook, recebi uma mensagem por wats de que estava desligado da igreja. Estou impressionado o como a pessoa se queimou com a mensagem. Bom, peço oração. Deus na frente ! Abraço !

Adejarlan Jose Ramos

Pentecostalismo / Neopentecostalismo- Diferenciando o fogo do Espirito e o fogo estranho. Sugestão de tema para as revistas de EBD abordando o assunto do ponto de vista bíblico e histórico.

sandro barcelos

Pr. Ciro O CULTO QUE "EMBURRECE" NÃO PARTICIPE DELE olha eu aqui de novo (rsrss),mas esse post é irresistível em deixar de comentar eu ouso dizer que há culto pentecostal que depois que termina a sensação que eu tenho é que o o culto me" emburreceu" do contrario o culto pentecostal que segue os princípios litúrgicos apontados por você sem duvida é autentico e marcado pela alegria .Tenho a impressão que neste quesito o senhor parece mesmo uma voz no deserto que clama pela ordem .

Sandrigo de Melo Oliveira

Fora que, se você não é dizimista ( algum problema grave financeiro ) e se você deixar de ir aos cultos, pode morrer que ninguém vai ligar. Moro retirado da Igreja e NÃO tenho carro e está dando muitas chuvas ultimamente aqui no sul. E vocês acham que alguém se preocupa com o ''zé ruela'' que não dizima e não está no culto? Agora, elevarem um irmão que tem um ''rico'' conhecimento ( $$$$$$) de auxiliar a presbítero, aí ta tudo ok. Lamentável essa atidude.

Alecsandro Precinotti

A falta de conhecimento em relação a determinados assuntos principalmente esses que, por motivos outros ficam denegrindo instituições, Madureira/ CGADB. tenho pena da capacidade intelectiva dessas pessoas !!! Crescem !!! Estudem !!! convivem com pessoas inteligentes !!! MEU DEUS !!! Respondendo; Pr. Ciro S. Zibordi, Gloria a Deus pela sua preocupação a esse fato tão triste que está invadindo não só AD, mas outras também, vamos orar e que nossos Líderes fiquem debaixo da Graça !!!

SIMONE REGINA GOMES ONÓRIO

BEM POR AÍ. ESTÁ UMA BAGUNÇA GERAL, DESDE QUE ME CONVERTI. COMECEI MINHA CAMINHADA EM MEIO À ESSES ENSINOS ENGANOSOS. DEPOIS EU É QUEM SOU A DESVIADA. ESTÁ NA CARA QUE É O INIMIGO TRABALHANDO PARA ARRASTAR PESSOAS AO INFERNO. ESTÁ MUITO DIFICIL TER COMUNHÃO, INCLUSIVE, COM AS MULHERES, QUE ANDAM INFIÉIS DEMAIS À PALAVRA DE DEUS.

Rute morais silva

Parabens pr Ciro, que Deus continue te usando, como tem feito ate agora, gostaria que muitos pastores assembleianos lessem seus livros e acompanhassem seu blog , porque com certeza seriam incentivados a ler a Biblia e interpreta-la corretamente, conheço alguns pastores que graças a Deus ainda seguem a sã doutrina, mas infelizmente vejo muitos outros inclusive aqueles que dividem igrejas e usam o nome da Assembleia de Deus, usando a palavra de Deus conforme lhes convem. Fica na paz do SEnhor.

KLÉCIO

Paz do senhor, lendo este artigo, vejo a voz do meu pastor pregando. Faço parte do ministério (Assembléia de Deus do Distrito Federal), no qual tenho muito orgulho. Meu pastor presidente é Douglas Baptista, um verdadeiro servo de Deus. Parabéns, pelo excelente artigo, Pastor Ciro.

Antonio gomes da silva

pensava que esta aflição era só minha, sei que quando DEUS mandou o avivamento ele não estava contente com as igrejas tradicionais portanto a AD detém sem duvida o que agrada a DEUS porem em londrina estão virando tradicional

Pedro Machado

Me converti no neopentecostalismo, mas pela graça de Deus pude conhecer o genuíno Evangelho da Cruz através da Assembléia de Deus. Embora esteja há pouco tempo na denominação, fico feliz em poder desfrutar do verdadeiro pentecostalismo histórico e oro para o Senhor levante homens compromissados unicamente com a Sua Palavra.

OTONIEL MARTINS DE OLIVEIRA

Excelente e oportuna abordagem. Estamos correndo riscos. Sim! Estamos correndo riscos, por que pastores existem, que já não querem mais se adequar ao verdadeiro de culto à Deus. A liturgia que adora a Deus, reverente, que não promove pessoas, nem esse ou aquele estilo humano de "adoração" está encontrando apoio em homens que não respeitam mais os marcos "antigos", as "veredas antigas". Precisamos fazer valer esse "grito" bem alto de discordância com as formas que nos ameaçam. Parabéns!

Alvino F de Sousa

A propósito, acabei de ver um video postado no facebook, que mostra uma piscina instalada à frente do púlpito. Uma senhora se joga na água e, já dentro da piscina, dá mais seis 'mergulhos', sugerindo que mergulhou sete vezes...

Joao Cavalheiro

tudo isto é verdade, me lembro quando me converti ao Senhor Jesus em 1967 era muito diferente era um verdadeiro amor obdiancia com a palavra de ,de Deus, mas o temp foi passando e hoje esta desse jeito, perguntaram para Jesus todos vão ser salvos? disse Jesus porfiai por entrar pela porta estreita porque largo é o caminho que leva a perdição, o salmista diz Senhor quem morará no seu santo monte? aqueie que é puro de mão e limpo de coração, Irmão estamos vivendo na ultima hora Jesus breve v

Hellen Dayane Rocha

Homem de Deus! Me edifico muito acompanhando seus artigos.

Philippe Brito

Com todo respeito, eu não consigo compreender como alguém permanece convencionado a CONAMAD por exemplo, pois provas verídicas não faltam da apostasia de seu presidente vitalício. Toda Nação Brasileira já viu seus escândalos, em televisão e na internet e quem é membro de uma Madureira sabe muito bem de como funciona a convenção com seus ''Papas'' e isso é inaceitável. O que dizer do escândalo do Petrolão envolvendo a Assembléia de Deus e Eduardo Cunha o deputado envolvido em corrupção?

Daladier Lima

O problema começa na CGADB: 1) Não inibe a utilização indiscriminada da marca. Qualquer a utiliza em qualquer agremiação religiosa; 2) Não inibe o "fogo estranho" de eventos duvidosos, dos quais seus expoentes participam; 3) Não pune rigorosamente os excessos. A omissão é patente. O resultado inquestionável. E vai piorar!

Edimar Goulart

Paz Pastor. Sou Presbiteriano e tenho muito respeito pelo senhor, visto que vejo que és um dos remanescentes (são poucos aliás rsrs) que realmente não se curvaram ante as loucuras feitas pra se "ganhar" almas. Que Deus continue te fortalecendo e te dando sabedoria pra edificar nossas vidas. Grande abraço.

Leandro Ramos

A paz do Senhor, pastor. Li o texto todo e quase chorei por ter visto tudo isso acontecendo de perto. Além dessas coisas, existe muita gente da AD procurando retiros (o tal Encontro com Deus), cultos de libertação e cura interior, além de propagarem as "modas" da lagoinha. É muito triste.

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS