Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

Não sou 100% arminiano nem 0% calvinista

Qui, 13/11/2014 por Ciro Sanches Zibordi

Depois de participar de um ótimo e conciliador hangout — promovido pela VINACC (Visão Nacional para Consciência Cristã) —, no qual os pastores e pregadores do Evangelho Euder Faber, Joaquim de Andrade, Renato Vargens, Franklin Ferreira e este articulista conversaram amistosamente sobre os pontos de convergência de calvinismo e arminianismo, tenho recebido muitos elogios e algumas críticas. A mais recorrente é a seguinte: “Por que o irmão, apesar de representar o grupo dos arminianos, no hangout, não assumiu que é arminiano?”

Muitos arminianos, especialmente, se incomodaram com o fato de eu ter iniciado a minha participação na aludida conferência pela Internet dizendo que não sou 100% favorável ao arminianismo nem 100% contrário ao calvinismo. Penso que esses irmãos em Cristo estão um tanto irritados comigo em razão de reduzirem o calvinismo e o arminianismo aos cinco pontos expressos pelos acrósticos ingleses TULIP (Total Depravity, Unconditional Election, Limited Atonement, Irresistible Grace e Perseverance of the Saints), no caso do calvinismo, e FACTS (Freed by Grace, Atonement for All, Conditional Election, Total Depravity e Security in Christ), no caso do arminianismo.

Ora, é evidente que os cinco pontos de TULIP e FACTS são irreconciliáveis e excludentes, na prática. Entretanto, não se deve reduzir o calvinismo e o arminianismo aos mencionados cinco pontos. Estes são apenas os pontos discordandes. Por que ninguém menciona os pontos de convergência, como fizemos no hangout? Afinal, calvinismo e arminianismo transcendem as discussões soteriológicas sobre depravação total e livre-arbítrio, eleição e expiação, graça salvadora e segurança da salvação, etc.

A despeito de eu defender as doutrinas atreladas à sigla FACTS — livre-arbítrio, eleição condicional, obra redentora extensiva a toda a humanidade (o que é diferente de universalismo), possibilidade de resistir à graça salvadora e possibilidade de decair da graça —, nunca fiz a mínima questão de usar o rótulo de arminiano. Isso porque não demonizo o calvinismo por causa da TULIP, nem sacralizo o arminianismo em razão de eu advogar a FACTS.

Finalmente, saliento que aprendi com o mestre e teólogo Antonio Gilberto, que também não faz questão de dizer que é arminiano, a não confundir a teologia com a Bíblia. A teologia é o que os teólogos — homens falíveis, sejam calvinistas, sejam arminianos — dizem das Escrituras. E a Bíblia é a própria Palavra de Deus. Respeito, pois, e leio todos os teólogos, mas tenho a certeza de que o veredicto é dado pela Palavra de Deus.

Ciro Sanches Zibordi

60 comentários

Hudson Flávio Vieira Mateus

O que me parece em Teologia (com suas muitas vertentes) é que os escritores sacros disseram, disseram, disseram, mas não se fizeram entendidos.

JORGE ANDRÉ SOARES DA SILVA

Prezados, temos que ter muito cuidado quando vamos falar com um Pastor, pois, ele é, uma autoridade constituída por Deus sobre nossas vidas, onde está o temor e o respeito pelas Autoridades Eclesiásticas, por daqueles que se dizem evangélicos, eu entendi muito bem o que o Pastor Ciro Sanches postou, Meu Pastor Parabéns Deus te abençoe seu Ministério, A Paz Cristo a todos.

Ivete Matos

Estou lendo estes textos e lembrando: "Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? " 1 Cor 3:4,5, bem acho que prefiro dizer que eu sou de Cristo. E que as coisas encobertas pertencem a Deus (Dt 29:29)

ANDERSON KLEIN

Deus é Aquele que "que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade" (Efésios 1:11). Quando Jesus curava (ainda cura) no seu ministério o fazia de varias maneiras (Ele curou três cegos de diferentes maneiras). A respeito da salvação Armínio x Calvino eu realmente preciso ser um dos dois. A Bíblia nos relata, Deus agindo de diferentes maneiras. Vou exemplificar: Em Atos 16 encontramos 2 conversões, a Eleita (Lídia) o ES lhe abriu o coração e a Livre escolha do carcereiro.

Alexandro

também penso desta forma. Hoje em dia as pessoas em nosso meio estão tentando rotular o cristianismo com pressuposições teológicas, como tivéssemos a obrigação de usar os termos calvinista e arminianos em nossa vida cristã. Eu vi no youtube um determinado calvinista afirmando que os cristão de pensamento arminiano ou qualquer outro pensamento contrário ao calvinismo vai para o inferno, fiquei doente quando ouvi aquilo, pois demonstra claramente intolerância com próximo.

Davi Lima

Pr; Ciro, adoro seu trabalho como apologetista mas o Sr. pode me explicar: João 6:65 E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido., João 12.40 Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e sejam por mim curados.Romanos 9:21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?

Marcelo Macedo Feitosa

Estranho ver tanta gente se debatendo, gente de Deus!. O pastor disse o que desejava dizer. Bom e legal saber, que há pessoas que até defendem um lado, mas vê a possibilidade do outro lado ter coerência. Sou pentecostal. Fiz minha faculdade na Batista, validei na Metodista. Percorri a ortodoxia ao método liberal. Vou iniciar uma pós em aconselhamento pastoral e psicologia. Contudo, gosto do calvinismo, respeito meus irmão arminianos. Respeito o Pastor Ciro, Z/O V. Miriam - Pirituba.

wagner

Pr. Lembro de um cabeleireiro servo de Jesus, frequentava seu salão , eram momentos gloriosos, falavamos de jesus, apenas de jesus. Até que, o nosso irmão tornou-se (calvinista) passamos ao invés de nos alegrar-mos com jesus, , deixei até mesmo de ser seu cliente, mas na última visita ao salão disse pra ele, que eu era calvinista, ele sorriu com um sorriso de um cristão quando sabe que alguém se converteu, e eu continuei; sou calvinista e creio que sou predestinado a ser arminiano. fco furioso

OSVALDO LUIZ RIVELLO DE CARVALHO

Ser arminiano ou calvinista. Que estória é essa? O pastor Ciro não tem de se enquadrar como arminiano ou calvinista, até mesmo porque, nem Armínio era Arminiano;nem Calvino, calvinista. Seus respectivos discípulos assim eram denominados, ou foram, posteriormente. Penso que ser Cristão é mais apropriado. Também não me considero outra coisa a não ser bíblico. Mas tenho dificuldades para aceitar a filosofia Calvinista. Para mim, pouco ortodoxa.

Leandro Luiz

Um dos grandes problemas da visão Arminiana é tentar colocar o homem (caído) em pé de igualdade a Adão (ainda em sua perfeição) nós temos a capacidade de escolha porém essa escolha está contida dentro do meu "pecado" é como se fizéssemos um bolo em uma forma amassada - o bolo sempre sairá defeituoso. Quando olhamos para o prisma Arminiano a vontade do homem é "Livre" quando na verdade o profeta Isaías e o Apóstolo Paulo nos dizem que somos imundos e não conseguimos agradar ou encontrar Deus.

Rogerio da Silva Godoi

A sistematização da salvação Calvinista é no minimo confusa: 1) Deus quer salvar a todos, mas devido aos seus decretos não pode - Incoerência; 2) Deus esta contra a sua essência - amor e justiça - contraditório; 3) Deus é criador do mal, isso tornaria o homem inocente, caso contrario, séria o mesmo que programar um relógio para despertar as 05 horas da manhã, e após o despertar ficar irritado e culpar o relógio por ter despertado aquela hora - irracionalidade. No minimo confuso.

Edilson Macedo

Se o calvismo nao for biblico, entao os ensinamentos de Sao Paulo o apostolo sao pura h eŕesia!!!

Alan DLF

...... Isso acontece porque o Novo Testamento não é tão homogêneo como certos estudiosos gostariam de fazer-nos crer. Porém, quando reduzimos nossa teologia às idéias e à compreensão humanas, ficamos apenas com uma teologia deficiente. Essa torna-se humanologia, e não teologia.Russell Norman Champlin, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Gosto muito desta colocação do Champlim, não quero dizer que sou a favor de sua teologia, apenas gosto de bons livro de teologia, sou da A D.

Alan DLF

Todos os sistemas teológicos são sistemas fechados, e o calvinismo não forma exceção. Sua existência depende da escolha de corretos textos de prova, rejeitando ou distorcendo os trechos bíblicos que se discrepam. O arrninianismo também é um sistema fechado, agindo da mesma maneira, isto é, não levando em conta trechos bíblico' que não se harmonizam com o sistema. Todas as denominações cristãs são sistemas fechados, manipulando textos de prova selecionados.........continua

José Rubens Medeiros

O ateu, em grande número, crê que nenhum homem é dotado de vontade livre e plena possibilidade de escolha durante o trâmite ou enquanto durar sua finita e fugaz existência. O calvinista crê que nenhum ser humano pode conduzir-se volitivamente a si mesmo, asseverando que somente o diabo detém livre-arbítrio, por meio do qual ou pelo exercício do qual rebelou-se contra Deus. Em que se distinguem aquele e este?

José Rubens Medeiros

O ateu, por não crer em Deus, entende como um delírio as orações humanas. O calvinista, embora declarando crer em Deus, entende que as orações humanas são de nenhuma eficácia, pois que todas as coisas passadas, presentes e futuras são o fiel retrato de um imutável decreto que inexoravelmente e cronologicamente se cumpre. Qual seria o traço distintivo entre ambos?

José Rubens Medeiros

O ateu não crê que Deus criou o ser humano O calvinista não crê que Deus criou o ser humano com autodirecionamento e iniciativas próprias Haveria diferença considerável entre ambos?

César

Não há nada de errado com o texto do Pr. Ciro, o problema é que estamos vendo a doutrina calvinista ganhar espaço nas Assembleias de Deus. Ao contrário do Pr. Ciro, jovens assembleianos estão se dizendo 100% calvinistas! Blogs defendendo essa posição já existem aos montes! Jovens pregadores assembleianos adoram citar Spurgeon em seus sermões!!! E toda a teologia pentecostal, onde fica? E o Conselho de Doutrina, o que diz? É no que dá demorar em se pronunciar sobre este importante assunto!

Ilton

Pr Ciro, o que me intriga é os calvinistas adeptos da 'neo-inquisição', querem empurrar "goela abaixo" sob pena de ser taxado de 'analfabetos e baixa classe'. Essa arrogância calvinista vem do berço do calvinismo. Um abraço, estamos juntos, batalhando pela fé.

Ciro Sanches Zibordi

Marlon Marques, se o irmão fosse o dono da verdade, eu seria arminiano ou qualquer coisa que o irmão dissesse que eu sou. Mas, como Deus é o Dono da Verdade, e Ele sabe que sou servo dEle e não me preocupo com esses rótulos efêmeros que servem apenas para dividir o povo de Deus, seu comentário não me comunica muita coisa, meu amado. Mas agradeço-lhe pela sua opinião.

Marlon Marques

Olá, pr. Ciro Zibordi! O senhor, pelo que li de seus escritos, crê que o homem, por si só, não se chega a Deus, crê que Deus elege um indivíduo pela fé em Cristo com a capacitação divina, que Cristo morreu por todas as pessoas do mundo, que a graça pode ser resistida e que se pode ou não perder a salvação mesmo tendo sido um salvo (há arminianos que creem na perseverança dos santos. Estes são denominados arminianos de 4 pontos). Logo, mesmo o senhor não se assumindo, o senhor é arminiano. Paz!

Ciro Sanches Zibordi

Caro irmão Jean Patrick, agradeço-lhe pelos seus "coerentes e respeitosos" conselhos. Entretanto, agora eu vou lhe dar um conselho, e em letras maiúsculas: FAÇA UM CURSO DE PORTUGUÊS! Afinal, um erudito que se preza (já que o irmão se considera como tal) deve pelo menos saber escrever de modo minimamente correto. Que Deus o abençoe. A paz do Senhor.

Jean Patrik

A sua ironia de nada vale quando na verdade o seu conhecimento sobre o assunto é pífio. Mas não foi por falta de conselho, agente tentamos te ajudar a muito tempo antes disso tudo. Mas vc foi arrogante! Hoje essas pessoas de alguma forma contribuíram para que "As Obras de Arminio fossem publicadas pela CPAD." Mas claro que isso só foi possível devido a uma disposição do A. Coelho e a sua humildade para ouvir os nossos conselhos. Acredito que o senhor não dará o braço a torcer.

Ciro Sanches Zibordi

Giulliano, há pessoas que são 100% arrogantes, imodestas e soberbas e não sabem. Por isso, o ser humano precisa sempre olhar para o espelho da Palavra de Deus. #FicaADica.

Vamilson Silva

Pr Ciro, Graça e Paz! É muito proveitoso e prazeroso ler os seus textos. Suas palavras sempre vem carregadas de muita clareza e coerência. Concordo plenamente com o senhor nesse tema. A igreja brasileira tem a felicidade de ter homens como o senhor!

Giulliano

É 100% arminiano e não sabe. Deixa ele ler Arminianismo: mitos e realidades (Roger Olson), Contra o calvinismo (Roger Olson), Por que não sou Calvinista (Jerry Walls), Classical Arminianism ( F. Leroy Forlines).

Sérgio luis

MT.16.13: "...o que dizem os homens sobre o filho do homem?". Algumas pessoas se importam muito mais do que os homens falam sobre a bíblia, e não dão a devida importância ao que a bíblia fala aos homens.DEUS o abençoe.

LEONARDO

Não há motivos para se intitular arminiano, mas há motivo para ser cristão bíblico. Sua resposta está perfeita. Eu não sou arminiano nem calvinista, sou crente em Jesus, e creio que Deus é bom e que nos deu o livre-arbítrio como expressão máxima do Seu amor. Pastor, abraço. Deus o abençoe grandemente! Sempre estarei orando por pessoas como o senhor, que prega o evangelho de Jesus! Abraço.

LEONARDO

Se deixar as crianças calvinistas lerem a Bíblia sozinhas, e não ficarem empurrando as ideias calvinistas nas cabecinhas delas, duvida que alguma não consiga entender o livre-arbítrio. Que filho gosta de um pai que ama x e odeia y, pois é isso que está no calvinismo. É como capitalismo versus comunismo. A gente nasce capitalista, é natural. Já o comunismo tem que fazer lavagem cerebral para empurrar uma ideia contrária. É a mesma coisa. Depois de assistir o vídeo, passei a te entender.

LEONARDO

Para mim, esta história de "escola de interpretação", soa como Filosofia, onde existiam socráticos, escolásticos, estoicos, etc. Quando entregamos nossas vidas a Deus, não precisamos de nenhuma filosofia. Precisamos apenas ler a Bíblia. E o livre-arbítrio salta aos olhos sem nenhum esforço. Os teólogos chamam de arminianismo suas ideias, mas livre-arbítrio é Bíblia simples. Agora, é claro que o arminianismo é bem mais bíblico do que seu rival. Calvinismo tem que ser ensinado.

LEONARDO

Não acredito nesta ideia de me intitular "arminiano", como o senhor também falou no vídeo, Quando eu leio a Bíblia, sem nenhum livro de apoio, consigo enxergar em todo lugar o livre-arbítrio. Para mim, não se trata de uma doutrina desenvolvida por pessoas. Eu já entendia o livre-arbítrio antes de ter escutado falar no nome "arminianismo". Os crentes primitivos, como podemos observar nos seus livros, partilhavam da mesma ideia. Eles simplesmente entendiam, sabiam. É claro demais.

LEONARDO

Obrigado por ler meus looongos comentários. Agradeço por ter permitido que os mesmos aparecessem no post. Assisti o vídeo que o senhor me mandou. Entendi todo o seu posicionamento. Meus comentários foram muito fortes. Apesar de não ser teológo, nem pregador, nem nada parecido (sou professor universitário de Matemática e Estatística). Tenho gasto muito do meu tempo lendo livros, e analisando coisas sobre a discussão aqui tratada. Isso é muito importante para mim, sendo um crente pentecostal.

Ciro Sanches Zibordi

Leonardo, grato por sua loooooonga explicação. Assista a meu vídeo CALVINISMO X ARMINIANISMO. Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=2_F4dcA9ymI

Ciro Sanches Zibordi

Lucas Banzoli, estude melhor as minhas obras, pois a sua interpretação é errônea.

LEONARDO

A maior prova de que o calvinismo é balela, está no fato de que Agostinho, Calvino e Lutero, se tornaram apóstatas. A Inquisição nasceu graças a Agostinho. O Nazismo nasceu graças a Lutero. O racismo de classes sociais mais pobres (Capitalismo Selvagem que detinha até o céu de Deus) nasceu graças a Calvino. Deus usou homens como Wesley, Armínio, Moody, Stanley M. Horton, para escreverem livros que nos ajudem a entender a Bíblia. Deus nos abençoe! Amém!

LEONARDO

Muitos batistas e congregacionais, no passado, foram perseguidos pelos calvinistas (presos e mortos). Hoje eles perseguem os pentecostais. Vejam a pregação de Dave Hunt: http://www.youtube.com/watch?v=ZtDWAkmIQMs Vejam as explicações de William Lane Craig sobre passagens bíblicas normalmente usadas pelos calvinistas: http://www.youtube.com/watch?v=NIshOGmcl5k

LEONARDO

Satanás é ardiloso. Criador de estratégias para nos tirar o Evangelho que sempre existiu, antes de Agostinho (400 anos, para ser mais exato). Sei que entre os "escolhidos", estão muitos crentes verdadeiros, mas a doutrina em si, pertence a Satanás. Fico triste quando leio que Charles Spurgeon disse que o calvinismo é o evangelho vivo. Triste! Deus na Predestinação é alguém mal, e não merece amor nem do mais terrível pecador. Mas a Bíblia diz que Ele é bom. O bem não é ditador, mas amoroso..

LEONARDO

O livre-arbítrio não precisou ser criado, ele é inerente à Bíblia, nem tem criadores, apenas Deus é esse Criador. Já a Predestinação foi criada por Agostinho. Ele é tanto honrado nas igrejas reformadas como adorado na ICAR. Isso está errado. Não pode sair água boa e ruim da mesma fonte. Deus usou Armínio e Wesley apenas para rebater a mentira da Predestinação. Tal doutrina é maléfica, vem com os vapores do inferno. Cadê os frutos da Igreja Anglicana? e da Luterana? Perseguição! Morte!...

LEONARDO

Armínio não criou uma teologia chamada de Arminianismo. Tal nomenclatura não deveria existir. O livre-arbítrio não é uma teologia, mas sim algo que Deus nos deu de presente. Nem Armínio, nem os Remonstrantes, nem Wesley, foram criadores de nada. Basta ler a Bíblia que o livre-arbítrio salta sobre nós de forma linda. Todos os crentes da Igreja Primitiva, tirando o herege Agostinho, acreditavam e ensinavam o livre-arbítrio, não como um ponto de vista, mas como um postulado bíblico...

LEONARDO

Eu não quero falar de todos os luteranos, mas Lutero era anti-semita, e isso fez com que a Reforma Luterana fosse abortada, por isso, Deus utilizou outro, Armínio, para dar continuidade à Reforma. A Igreja Luterana compactuou com Adolf Hitler. Os livros de Lutero foram citados nas torturas e mortes de judeus. Lutero até foi lembrado no Tribunal de Nuremberg. A Teologia Reformada começou bem, trouxe as Solas, mas depois causou um aborto geral. Armínio não criou uma teologia...

LEONARDO

Palavras de Lutero contra judeus: "Em primeiro lugar, suas sinagogas deveriam ser queimadas... Em segundo lugar, suas casas também deveriam ser demolidas e arrasadas... Em terceiro, seus livros de oração e Talmudes deveriam ser confiscados... Em quarto, os rabinos deveriam ser proibidos de ensinar, sob pena de morte... Em quinto lugar, os passaportes e privilégios de viagem deveriam ser absolutamente vetados aos judeus... Em sexto, eles deveriam ser proibidos de praticar a agiotagem..."

LEONARDO

Agostinho trouxe do Maniqueísmo influências satânicas, e criou a base da Predestinação, e fundou (praticamente) a Igreja Católica (assassina de crentes e judeus). Depois Lutero, Calvino e outros trabalharam para resgatar essa doutrina anti-Deus. Leiam: A Gênese da Predestinação de Tiago Titillo. http://www.saraiva.com.br/a-genese-da-predestinacao-na-historia-da-teologia-crista-7239236.html Lutero abortou a Reforma Alemã quando se voltou contra os judeus (e também crentes)...

LEONARDO

Tantos calvinistas como luteranos assassinaram crentes e judeus. Vale lembrar que o calvinismo gerou uma segregação na Europa, entre pobres e condenados à danação e ricos abençoados com a salvação. Foi esse tipo de coisa que Deus mostrou a Wesley para que o mesmo combatesse tal ideia. Vale lembrar que os calvinistas repetidas vezes são racistas, hoje não mais, mas ninguém pode negar que durante a colonização inglesa (de calvinistas em sua maioria), aniquilaram totalmente os tazmanianos...

LEONARDO

lista enorme de práticas horrendas que existem dentro dos que praticam o calvinismo. Analisando a História. Como se já não bastasse os assassinatos de crentes cometidos pelo Império Romano e pelo Império Católico, era necessário que os calvinistas também assassinassem crentes e judeus? Claro que não! Mas isso aconteceu! Calvino foi um verdadeiro governante, ele realmente ordenou a prisão de crentes contrários ao calvinismo, etc. Os seguidores de Lutero, também fizeram o mesmo...

LEONARDO

as ideias teológicas nadam sobre a lógica, sobre a discussão, etc. Mas história das coisas mostra os fatos, e deles não podemos fugir. Nós sabemos que o Calvinismo não se resume aos 5 pontos. Existem muitas outras coisas por trás. Exemplo: Tem igrejas calvinistas que afirmam que os filhos dos "escolhidos", recebem por herança a salvação. Isso é uma mentira! (e não está nos 5 pontos). Exemplo: O batismo infantil é amplamente afirmado em várias igrejas calvinistas. Existe uma...

DAVISON DA SILVA ALVES

Estamos com o sr nessa Pastor Ciro Sanches! certamente a participação do senhor neste evento é um avanço para Igreja de Cristo na terra. " Ressaltar os pontos de convergencia" e dessa forma que vejo um avanço. Creio que em breve isso vai refletir na Igreja ao menos espero! Deus abençoe sempre! Precisamos de mais unidade da Igreja nestes ultimos dias!

LEONARDO

cabeças de homens falhos (ou mesmo de espíritos caídos). Para que nós possamos entender o que está certou ou errado, temos que ter o Discernimento do Espírito Santo e também temos que analisar tudo. A Bíblia disse que o saber sobre ela própria aumentaria, isso é desenvolvimento teológico, e ela também nos manda analisar ela própria. As ideias teológicas tem que ser rebatidas com a Régua (a Bíblia), daí entenderemos tudo. Também é importante estudar a história...

LEONARDO

Realmente o que o pastor falou no post faz sentido (em parte). Realmente não podemos confundir Teologia com Bíblia, pois uma é feita por homens falíveis e a outra é feita por Deus. Mas neste caso, vale lembrar que o mesmo Deus que escreveu a Bíblia através da Inspiração do Espírito Santo (nos escritores bíblicos) também tem trabalhado conosco atualmente. Então, existem sim ideias teológicas que são nos dada através de Deus, do mesmo modo, que existem teologias que são feitas das ...

Lucas Banzoli

Ciro Sanches o senhor é totalmente arminiano. Basta ler meus livros sobre isso onde eu pesquisei a fundo o assunto. Creio que você não conhece realmente o arminianismo a fundo e está pegando algumas partes do arminianismo popular confundindo com o arminianismo clássico. O que impera entre os evangélicos é o arminianismo pupular e você tem medo de se auto-intitular arminiano para não ser confundido com um arminiano popular. Mas vc é sim um arminiano clássico com certeza absoluta.

Roberto

Não digo que concordo 100% com o que diz no texto, mesmo deixando de lado os sinais opostos, mas não posso deixar de concordar integralmente com seu espírito. Ótimo texto e ótima postura!

WENDEL PEREIRA NOGUEIRA

Paz do Senhor Pastor Ciro.. O senhor poderia dar uma palavra sobre o "misticismo" na igreja brasileira.. sobre rosa ungida, água benzida, sal grosso, toalhas suadas, que estão surgindo.. Água sobre o Rádio e em cima da tv!! Da onde vem essas influencias?? Obrigado...

Ciro Sanches Zibordi

Agradeço a todos os irmãos e amigos pelos comentários. Que Deus os abençoe grandemente e lhes dê um maravilhoso fim de semana!

Ciro Sanches Zibordi

Jean Patrick, é uma pena que o irmão, um grande conhecedor do arminianismo, não tenha sido chamado para participar do hangout promovido pela VINACC! Vou sugerir ao pastor Euder Faber que convide o irmão para o próximo. A paz do Senhor.

Débora Silva

Também concordo. Tem pessoas que defendem tanto essas teologias e não defendem a palavra de Deus.

Renan Pierini

Concordo plenamente Pr. Ciro. Boa definição, penso o mesmo à respeito.

KAYO BRUNO

É verdade, acima tudo somos seguidores de Cristo.

Jean Patrik

A nossa maior crítica não é o fato da sua incoerência soteriologica. Mas a sua falta de conhecimento da Soteriologia arminiana. E pó uma, vc nem conhece os grandes teólogos arminianos.

Natanael

Claps, Claps, Claps! Sola scriptura!

Pedro

Concordo 100% com o Pastor!

everaldo

Concordo plenamente

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS