Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

O que a Bíblia diz sobre o Milênio? (última parte)

Sex, 04/03/2016 por Ciro Sanches Zibordi

Neste último artigo sobre o Milênio respondo a cinco perguntas que recebi sobre esse glorioso reinado de Jesus Cristo na terra, por mil anos.

1. O mundo todo será evangelizado somente no Milênio? Pelo que tudo indica, o mundo todo será evangelizado somente no Milênio, pois a Palavra do Senhor assevera que o Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, e então virá o fim (Mt 24.14; cf. Is 54.13). Além disso, está escrito que “virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do SENHOR, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do SENHOR” (Is 2.3). De Jerusalém sairão diretrizes religiosas, leis civis e principalmente a Lei do Senhor. Para ela afluirão todas as nações (Is 2.2). “E irão muitas nações e dirão... subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas” (Mq 4.2). Leia agora as profecias registradas em Habacuque 2.4, Jeremias 31.33,34 e Ezequiel 11.19,20. Estas mostram que o conhecimento no Milênio será principalmente intuitivo.

2. Como se dará a salvação no Milênio? O Milênio tem como propósito preparar a Terra para o estabelecimento do Reino Eterno (2 Sm 7.12,13; Lc 1.32,33; Sl 89). Nesse caso, os povos naturais terão a oportunidade de crer em Jesus Cristo, que sempre respeitou as decisões humanas (cf. Lc 9.23; Ap 3.20). Mesmo em seu reinado, como vimos, ninguém será obrigado a crer que Ele é o Salvador do Mundo (Jo 4.42). Vemos nisso um contraste com o Império do Anticristo, que será implantado pela força (Ap 13.16). Haverá salvação em massa (Is 33.6; 62.1; Zc 8.13). Com a difusão do conhecimento do Senhor, muitas pessoas se converterão. A evangelização será de fato uma das atividades primordiais dos seguidores de Cristo, como vaticinou o profeta Isaías: “Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (52.7).

3. Quando serão julgados os que se rebelarem contra o Senhor? Todos esses rebeldes serão julgados no Trono Branco, posto que morrerão, quer ainda no Milênio (Is 11.4), quer logo após esse período (cf. Ap 20.7-9). Como se sabe, o Juízo Final será o julgamento de todos os mortos ímpios que não participarem da “primeira ressurreição” (cf. Ap 20.11-15). A expressão “os outros mortos”, em Apocalipse 20.5, inclui todos aqueles que morrerem em seus pecados.

4. Quando ressuscitarão os salvos que morrerem durante o Milênio? Como vimos em outro artigo, neste blog, após o Armagedom haverá pessoas que não morrerão nessa batalha (cf. Ap 19.21), as quais participarão do Julgamento das Nações. Os condenados dentre essas nações vivas irão imediatamente para o Inferno (Mt 25.41). Já os absolvidos ingressarão no Milênio com todas as possibilidades de estar com Cristo por toda a eternidade (Mt 25.34,46b), a menos que sejam enganados e se desviem da verdade (cf. Ap 20.7,8). Quem hoje crê no Senhor Jesus Cristo já tem a vida eterna (Jo 3.16,36a; At 16.31). Da mesma forma, dentre os povos naturais que ingressarem no Milênio, terão essa certeza os indivíduos que crerem no Salvador do mundo e nEle permanecerem: “irão para a vida eterna” (Mt 25.46). Mas, quanto aos que morrerem nesse período (cf. Is 65.20), em que momento ressuscitarão e terão seus corpos transformados?

Sabemos que, antes do Juízo Final, todos os mortos hão de ressuscitar. A ressurreição dos salvos que morreram durante o Milênio não deve ser entendida como uma “terceira ressurreição”. Afinal, a Palavra de Deus só apresenta a “primeira” (que abrange, de modo geral, os mortos em Cristo, por ocasião do Arrebatamento, e os mártires da Grande Tribulação), e a “segunda”, mencionada claramente como uma ressurreição para a condenação (Jo 5.29b; Ap 20.5,6). Considerando que o texto de Apocalipse 20 não menciona uma “terceira ressurreição”, é possível que os santos mortos durante o Milênio ressuscitem às vésperas do juízo do Trono Branco (vv.12,13), mas não para comparecerem diante do Justo Juiz na qualidade de réus. Afinal, nenhuma condenação há para quem recebe ao Senhor Jesus Cristo e nEle permanece (cf. Jo 5.24; Rm 8.1,38,39). Não nos esqueçamos de que, no Juízo Final, o livro da vida, no qual estão os nomes de todos os salvos, também será aberto (Ap 20.12).

5. Quando serão transformados os salvos que permanecerem vivos até ao fim do Milênio? Em Apocalipse 21, vemos a descrição de um novo Céu e uma nova Terra, onde não haverá mais espaço para carne e sangue (1 Co 15.50). A partir deste fato, podemos afirmar que, logo após o Juízo Final, todos os que estiverem com Cristo já terão sido transformados, mas não há como saber o momento exato em que isso acontecerá.

No Arrebatamento da Igreja, logo após a ressurreição dos mortos em Cristo, haverá a transformação dos santos que estiverem vivos (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.51,52). Seguindo-se essa mesma lógica, e considerando que os salvos mortos durante o Milênio ressuscitarão antes do Juízo Final (Ap 20.12), é provável que, nesse mesmo instante, ocorra a transformação dos fiéis que permanecerem vivos durante o Milênio. Há ainda outras questões escatológicas difíceis alusivas ao Milênio, para as quais não temos respostas precisas à luz da Bíblia. Isso ocorre porque nem tudo nos foi revelado por Deus (Rm 8.18; 1 Pe 5.1). Deixemos, pois, “as coisas encobertas” para o Senhor e fiquemos com “as reveladas” (Dt 29.29).

Maranata!

Ciro Sanches Zibordi

19 comentários

regina fernandes vieira

tem uma pergunta a fazer: quando sera o milenio?

Nathan

Pr. Ciro, com entender as pessoas que passaram pela grande tribulação, e receberam a marca da besta e participarão do milênio, terão oportunidade de salvação? já que logo após a tribulação é estabelecido o reino milenial de Cristo.

Arnóbio Lima

A Paz do Senhor. As crianças salvas, no céu permanece com o corpo de criança? ou é transformadas em adultos? agradeço antecipado a resposta.

VLADIMIR OLIVEIRA DA SILVA

Caro pastor. Paz e graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Este é um assunto deveras intrigante .Algumas lacunas existentes deixam-me pensativo. Se no juízo final, apenas, comparecerão os ímpios (mortos e vivos de todos os tempos), então, como serão julgados os salvos (vivos e que morreram no Milênio)? A bíblia não nos trouxe essa informação. O pastor Bergstén, em seu livro Teologia Sistemática, não exclui os salvos do Milênio do juízo. Embora saiba que não prevalece esse entendimento.

rodrigo andrade

resposta ao luciano Jesus entrega o reino ao pai 1 Co 15.24 a jerusalem terrena sera substituida pela celestial e todos os cristaos serao levados com Cristo como sera para eles esta na minha outra postagem

Hermes sergio nascimento de jesus

Graça e paz, siceramente não vejo em nenhum lugar da Bíblia falando que no milênio terá pessoas vivas além dos que estarão salvos com Cristo veja alguns textos por exemplo (2 Pedro 3:10,Apocalipse 20:5,6)entre outros erros gravíssimos que está na lição.

luciano

Me tirem uma dúvida. Os que aceitarem ao Senhor no Milenio vão entrar automaticamente na nova jerusalem? Como que vai ser para aquele que aceitarem o Senhor no milenio?

Karlos Henrique Borges Pereira

Se o Amilenismo faz mas sentido e nós já estamos vivendo o milênio, porque Satanás não está preso ainda? E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:10. Ou seja Satanás foi lançado no lago de fogo e enxofre onde já estavam a besta e o falso profeta ao fim do milênio. Como não interpretar literalmente o milênio?

Miquels7

Após a 2ª Batalha do Armagedom esta Terra pegará fogo literalmente e os homens ímpios e as obras q nela há será destruídos: "Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos (...) serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo" Mal. 4:1; "Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão..." II Ped.3:10

Rodrigo andrade

Entendo que quem aceitar a Cristo no milênio será transformado e terá a imortalidade (ICo 15.50-53) , sendo assim o salvos no milênio não morrerão , mas os pecadores. (Is 65.20) e depois os ímpios somente ressuscitarão para o juízo final.(Ap 20.12 e 13). Os justos entrarão na cidade santa , a nova Jerusalém pois tem o nome escrito no livro da vida do Cordeiro. (Ap 21.27) A PAZ de Cristo.

Marcia Morane do Nascimento Martins

A paz do senhor pr. Ciro, o senhor poderia esclarecer melhor o fato de pessoas que conheceram a Cristo sem influência do pecado(como crianças nascidas no Milenio) terem seus corações contaminados e optarem por Satanás, uma vez que estará preso para influenciar o homem? e como As Nações optaram por apoiarem Israel sem que essa vontade seja implantada pelo próprio Espirito Santo em seus corações? Se optaram guerrear ao lado de Cristo e Israel, nos os tornará automaticamente cristãs?

Celia

Parabens pela seriedade com que ensina a Preciosa Palavra de Deus. Gosto disso!! Mos das atuais, mãos que necessário! Bom termos servos de Deus confiáveis.

JONAS APARECIDO RODRIGUES

A Paz do Senhor pr. Ciro Zibordi; Com qual base Bíblica podemos afirmar que nasceram pessoas no milênio? Tenho visto a CPAD, que por sinal é muito respeitada publicar que pessoas poderam nascer durante o reino milenial de Cristo, mas ainda não consegui encontrar uma base Bíblica para tal questão. Poderia me auxiliar nesta pegunta. Atenciosamente Jonas

Sérgio Luís

Pr.Ciro a paz do Senhor. Após leitura de seus quatro textos,sinto-me,participante de um seminário ou congresso biblico-escatológico. Em tempos de pregações “fast-food" ou seja, pregações aceleradas(curto tempo) e sem essência (conteúdo, sustância) se faz necessário o alimento sólido saudável e necessário. Deus continue o abençoando. Saudações em Cristo. Amém. Maranata.

Edmar

As explicações publicadas por este servo do Senhor enriquecem o entendimento de muitos por serem pautadas na palavra de Deus. Meus sinceros agradecimentos.

Daniel Oliveira

A Paz do Senhor pastor Ciro! Sobre os acontecimentos dos capítulos 38 e 39 de Ezequiel, quando ocorrerão? Grato!

FRANCISCO DE ASSIS TORBITONI

Excelentes respostas para questões tão complicas e tão obscurecidas.

Charles Barreto RpD

Essa é a explicação mais plausível, os últimos acontecimentos, dos desfechos de todas as coisas. Que Deus continue te abençoando, pastor Ciro Sanches zibordi. ALELUIA!

Wagner Gerald Silva

Os mesmos versiculos para afirmar o amilenismo foi citado acima, com explicações diferentes, que reflete que amilenismo para mim fez mais sentido.

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS