Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

Sete conselhos finais sobre a celebração do Natal

Sab, 19/12/2015 por Ciro Sanches Zibordi

Dia 25 de dezembro está se aproximando, e este articulista, depois de publicar aqui vários textos sobre o Natal, deseja deixar alguns conselhos finais a quem está confuso ou — apegando-se ao fato de que os símbolos do Natal secular (pinheirinho, bolas coloridas, Santa Claus etc.) têm origem pagã — resolveu se posicionar contra a celebração do Natal. Antes, porém, reitero que o Natal de Cristo, que é uma celebração genuinamente cristã e bíblica, nada tem que ver com o Natal secular.

No Natal de Cristo se celebra o nascimento do Salvador, a exemplo dos anjos (Lc 2.13,14), dos pastores de Belém (Lc 2.15-20) e dos magos do Oriente (Mt 2.1-12); estes, pelo que se depreende da passagem mencionada, celebraram a chegada do Menino cerca de dois anos após seu nascimento. Já o Natal secular, como o próprio termo sugere, não é cristão, mas nem por isso é vedado a nós. Podemos, sim, com prudência e equilíbrio (cf. 1 Co 6.12; 10.23; 1 Ts 5.22), enfeitar nossa casa, fazer a nossa ceia, trocar presentes com parentes, amigos e colegas de trabalho ou na escola etc., pois fazer isso não é, de modo algum, agir como um idólatra.

Meus sete conselhos finais a quem se opõe à celebração do Natal são os seguintes:

Primeiro:
pressione a tecla [Ironia] antes de continuar a leitura.
Segundo: não saia de casa! Mais que isso, tranque-se em algum lugar ou, de preferência, entre em uma caverna, sem nenhuma roupa, pois ela pode ter origem pagã.
Terceiro: não coma nada! Os alimentos também podem ter origem pagã.
Quarto: isole-se completamente e espere o momento de partir deste mundo pagão! Afinal, tudo o que pudermos imaginar tem algum vínculo histórico com o paganismo: a comemoração do nosso aniversário; o bolo de festa; o vestido de noiva com véu e grinalda etc.
Quinto: nem pense em ir a um shopping, não somente durante o mês dezembro. Em qualquer época do ano há referências pagãs nos centros comerciais, em universidades e até em igrejas. Não saia de casa! Esconda-se! 
Sexto: seja extremamente rigoroso com tudo, rígido ao extremo, durante todos os meses do ano, e não somente em dezembro.
Sétimo: ignore essa conversa de que a salvação é pela graça e esforce-se ao máximo — faça o possível e o impossível — para não incorrer no erro mencionado em Mateus 23.24: "Coais um mosquito e engolis um camelo".

Agora pressione a tecla [Ironia] novamente e volte à realidade. Que tal glorificarmos a Deus, mesmo na data pagã de 25 de dezembro, pela encarnação do Verbo? Afinal, se ela não tivesse acontecido, o Senhor não teria morrido por nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação. Alegre-se com a sua família. Aproveite bem a companhia dos seus familiares e amigos, sem jamais, é claro, se esquecer do Aniversariante.

Feliz Natal — o Natal de Cristo — a todos! 

Ciro Sanches Zibordi

26 comentários

Alice Silva

Pr. Ciro que maravilha mais uma vez! Isso é inteligência espiritual e preparo bíblico. Fique na Paz de Cristo!

luciana

O senhor Ciro tá mudado Oremos!

Ricardo

Pr. Ciro Sanches Zibordi - A Paz do Senhor. Eu peço irmão, que exclua o meu 1º comentário que escrevi. pois mudei uma (letrinha). e também peço-te que exclua também este pedido. onde é o 3º comentário. Amém.

Ricardo

Pr. Ciro Sanches Zibordi - A Paz do Senhor. Olhando obviamente sobre o Natal, eu olho sobre este Dia como o Grande (DEUS Corpóreo (JESUS)). (Isaías. Pois uma criança nasceu para nós, Um filho nos foi dado; o domínio repousará sobre seus ombros, e a ele será dado o nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Todo Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe de Toda a Paz.) REPRESENTA SOMENTE A JESUS. Jesus Foi filho de Maria? Sim. Deus usou o Corpo de Maria; para que ele tivesse um Corpo, e não carnal carnal.

Ciro Sanches Zibordi

Caro irmão J. Eustaquio, agradeço-lhe pelo seu comentário. Mas, como o irmão usou uma linguagem incompatível com a fé cristã, prefiro não lhe responder. Que o Senhor Jesus o ilumine.

J. eustaquio.

È lamentavel se ocupar um espasso como este para ,dizer tanta baboseira .estão colocando no lixo tudo aquilo que fomos ensinados por grandes homens .cito os pioneiros da gloriosa Assembleia de Deus.perdemos nossa identidade.

Izaias Oliveirea Evangelista

Concordo com o comentarista Nardel. Fazemos tantas comemorações que não estão mencionadas na Biblia e para maioria dos Cristãos isso é mais do que merecido. Como então não podermos comemorar em uma data o Nascimento daquele que mudou a história da humanidade - JESUS CRISTO -

Raliel

É fato que o mito papai Noel e cia estão em foco no natal....mas tb por onde ando vejo um presépio do menino Jesus...pq ignoramos isto?...não vejo nenhum ou deus lá!...nas festas de Natal q participo me pedem para fazer uma oração? Aproveito o momento e falo de Jesus e oro em nome dele...o natal tem o impacto de hj não por causa dos outros deuses..mas por causa do Deus Jesus...o ímpio, querendo, ou não, terá q lembrar de Jesus no Natal...pode n aceitá-lo mas Ele estará lá de braços abertos...

Raliel

É fato que o mito papai Noel e cia estão em foco no natal....mas tb por onde ando vejo um presépio do menino Jesus...pq ignoramos isto?...não vejo nenhum ou deus lá!...nas festas de Natal q participo me pedem para fazer uma oração? Aproveito o momento e falo de Jesus e oro em nome dele...o natal tem o impacto de hj não por causa dos outros deuses..mas por causa do Deus Jesus...o ímpio, querendo, ou não, terá q lembrar de Jesus no Natal...pode n aceitá-lo mas Ele estará lá de braços abertos...

Morais

Pastor Ciro Sanches, a Paz do Senhor sou Diácono na Assembleia de Deus em Feira de Santana-Ba, e gostaria que sugerisse a Convenção a edição de uma revista da EBD em que fosse abordado em 1 trimestre uma polêmica questão na atualidade dentro das Assembleias de Deus no Brasil: USOS E COSTUMES. Pois a igreja encontra-se mergulhada em uma severa crise de Identidade em que os Líderes já não falam mais sobre esta temática sobre os Púlpitos. Por que não mais abordam? Vistas Grossas? Temor da Elite?

Ronaldo Pimentel

Pastor Ciro a paz do Senhor , a respeito do natal e uma questao individual que em minha opiniao , nao nos torna nem melhores nem piores em celebrarmos e igual o fundo musical no acompanhamento de uma pregacao e uma questao pessoal que nao fere nem a doutrina nem a liturgia , mas sao colocadas com tanta relevancia que se percebe mas a irritacao pessoal sobre o tema do uma decisao movida e guiada pelo Espirito Santo que traga edificacao para a igreja, um abraco .

Ciro Sanches Zibordi

Márcio Augusto, o irmão tem razão. Não há mandamento para celebrar o Natal de Cristo. Mas também não há mandamento para usar a Internet, ir ao shopping, frequentar a Escola Bíblica Dominical, comemorar o próprio aniversário... Também não há nenhuma proibição à celebração do Natal. Feliz Natal!

Marcio Augusto

Natal não é "Mandamento" nem "Ordenança".Infelizmente a Igreja Evangélica continua abrindo as portas para o mundanismo e o paganismo. Não vi na Bíblia ainda, o próprio Senhor e os Apóstolos deixarem exemplos de comemoração do natal. O que nos foi deixado sobre comemorar a Morte, Ressureição e a volta DELE (Jesus), não interessa para a maioria. Na verdade tudo isso é um ("Catolicismo Incubado") dentro das Igrejas Evangélicas. Deixo um versículo sobre Vigilância Lucas 21.34. Essa é a minha Ironia.

manoel brito

Me da as vezes a impressao de que ensinamos ou informamos apenas como que por obrigacao pois, as vezes a maneira de como nos expressarmos da a entender que nos falta amor!

Ciro Sanches Zibordi

Caro Asdubral Ausburgo, sim, o irmão acertou: este é o homem que escreveu Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria. E, se o irmão tiver esse livro em sua estante, por gentileza leia o capítulo: O EVANGELHO LEGALISTA, no qual discorro sobre o farisaísmo e assuntos afins. Que Deus o abençoe.

Ricardo

Pr. Ciro Sanches Zibordi - A Paz do Senhor. Olhando obviamente sobre o Natal, olho sobre este Dia como o Grande (DEUS Corpóreo (JESUS)). (Isaías. Pois uma criança nasceu para nós, uma filho nos foi dado; o domínio repousará sobre seus ombros, e a ele será dado o nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Todo Poderoso, Pai da Eternidade, Príncipe de Toda a Paz.) REPRESENTA SOMENTE A JESUS. Jesus Foi filho de Maria? Sim. Deus usou o Corpo de Maria; para que ele tivesse um Corpo, e não carnal.

Asdubral Ausburgo

Decepcionante. Defendendo o indefensável. A quem interessa???? e ainda se colocando como inquestionável. Instruir a que se isole do mundo pagão como argumento para compactuar com o erro e não levar em conta o que isso simboliza? Este é o mesmo homem que escreveu "evangelhos que paulo jamais pregaria".....? Para onde caminha a Igreja no Brasil...???? Se é para ironizar: " E agora quem poderá nos defender...." Fico com o conselho de Paulo: " Examinai tudo. Retende o bem"

Marcos Nunes

Realmente precisamos ter líderes que nos levem à Santa Doutrina! O nosso Deus venha sempre te dar coragem para estar na fileira frontal de batalha! em nome de Jesus! amém!

Romulo Valle

A Paz do Senhor a todos. No momento que estamos vivendo, enquanto as festas se desenrolam esquecemos: 1 - da mulher de Ló 2 - da morte e da ressurreição de Jesus 3 - de nossas crianças sendo estupradas diante dos pais sem que percebam 4 - dos modismos que descaracterizam nossa Igreja, até pouco tempo modelo para o mundo e agora importamos modismos como foi comentado acima. 5 - da nossa juventude recebendo as mil e uma utilidades do mundo quando a bíblia deveria estar inundando mentes.

Ivan

Os artigos que o Sr. escreveu em sua coluna e no blog sobre os falsos ensinos e o retetê em geral são muito esclarecedores. Acredito que se utilizados nas escolas bíblicas, com a devida adaptação, é claro, seriam de maior alcance. Desde já agradeço e a Paz do Senhor.

Ivan

POR FAVOR. Pr. Ciro, a Paz do Senhor. Gostaria de aproveitar o espaço para levantar a ideia, já que o Sr. é membro da CPAD, que o Sr. sugerisse à mesma que nas próximas lições da escola bíblica fosse abordado temas de Apologética, principalmente temas sobre as bizarrices neopentecostais e sua influência nociva nas Assembleias de Deus e os retetés em geral. Isso seria de grande ajuda na obra do Senhor, pois a cada dia nos deparamos com esses falsos ensinos nas nossas igrejas. Aguardo resposta.

Eloisa santos.

pastor a paz do Senhor,eu aprendi que temos que celebrar o nascimento de Cristo em nós mesmos. feliz natal.....

Sérgio Luís

Pr.Ciro,a paz do Senhor. Texto interessante e carregado de ironia. Espero que ninguém leve à mal.(rsrsrsrs). Feliz natal

ricardo lira

obrigado pelo conselho pastor , pois realmente precisamos nos encher de conhecimento e graça do nosso SENHOR e SALVADO , para verdadeiramente sermos luz em meio as intensas trevas.

Nardel

Comemorar o nascimento de Cristo é muito mais bíblico do que comemorar o dia do evangélico, dia do pastor (onde o culto é praticamente todo voltado a homenagens) etc... Sejamos coerentes e gratos ao Pai por nos presentear com o seu Único Filho!! Viva Jesus!! Feliz natal à todos que amam a Cristo em Sinceridade.

Luiz Fernando Sigolo

A explicação foi muito objetiva e muito Boa para as nossas vidas. Devemos realmente prestar mais atenção.

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS