Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

Respondendo a um unicista com um único versículo bíblico

Ter, 22/09/2015 por Ciro Sanches Zibordi

Há algum tempo, ao ser provocado por um irmão (irmão?) unicista — inimigo da doutrina bíblica da Triunidade de Deus, mais conhecida como Trindade —, resolvi responder-lhe com um único versículo: João 14.16. Nesta passagem, Jesus, que é Consolador e o Deus Filho, disse que pediria a Deus Pai, o Deus de toda consolação, que enviasse outro Consolador, o Deus Espírito Santo. Observe: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”.

PRIMEIRO E-MAIL DO UNICISTA: “Pastor Ciro, fique sabendo que a Trindade é uma doutrina que não se encontra na Bíblia, foi criada por homens, por 318 bispos católicos; quando se fala em ‘nome’, está falando no singular, um nome, e não em nomes; quando você clama pelo Pai, Ele tem que ter um nome, não é mesmo? Então, esse nome obviamente será Jesus. Leia com cuidado a Palavra de Deus, pois o Diabo quer arrebatar a verdade da sua mente para que não veja a verdade!”
MINHA RESPOSTA: Fique sabendo que o irmão está equivocado! A Trindade é uma doutrina bíblica irrefutável. É a unicidade que é herética. Explique-me João 14.16, para início de conversa.

SEGUNDO E-MAIL DO UNICISTA: “Em Joao 10.30 está escrito: ‘Eu e o Pai somos UM’. Aqui explica a humanidade perfeita de Cristo. Deus se fez carne e habitou entre nós; Jesus como Homem podia orar; Ele foi submisso ao Pai, pois, quando Ele vier nas nuvens, você verá só um trono, e não três. Olha bem e veja o quanto você está enganado, e que Deus tenha misericórdia da sua vida, pois você se faz semelhante às pessoas do mundo, crendo em uma doutrina sem base que levará muitos à condenação. Jesus é Espírito; Ele estava em carne não podia habitar nos corações das pessoas ainda, pois o Espírito não tem carne e nem ossos”.
MINHA RESPOSTA: Para que mudar de assunto? Podemos falar sobre esses versículos, posteriormente. Mas, por favor, explique-me João 14.16.

TERCEIRO E-MAIL DO UNICISTA: “A alegação dos defensores dessa teoria — pastores e leigos — é de que a palavra ‘outro’ é tradução do termo grego allos, que significa outro de mesma natureza. Segundo eles, como foi Jesus que pronunciou a frase ‘Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro [allos] Consolador’, e ‘allos’ significa outro de mesma espécie, Jesus está se referindo a outro ser da mesma espécie que Ele. Sendo Jesus Deus, o Espírito da verdade deve ser um outro Deus diferente de Jesus, um outro Deus? Responda!”
MINHA RESPOSTA: Sim, allos, e não heteros, pois o Pai é Consolador, Jesus é Consolador e o Espírito é Consolador. Três Pessoas da mesma natureza e essência que formam um só Deus! Isso não é o mesmo que triteísmo, e sim tripessoalidade. Mas agora, por favor, me explique com clareza João 14.16. Quer dizer, então, que Jesus estava olhando para um espelho e dizendo: “Eu rogarei ao Pai [que sou eu mesmo], para que Ele [que sou eu mesmo] vos envie outro Consolador [que sou eu mesmo]”?

QUARTO E-MAIL DO UNICISTA: “A palavra ‘Trindade’ existe em sua Bíblia? Verifique de Gênesis a Apocalipse. Não existem três tronos, e sim um só. Em Mateus 28.19, o Senhor Jesus falou em parábolas, dando uma ordenança para batizar... Em Lucas 24.45-49, Ele disse que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados. Pedro, em Atos 2.38, com autoridade responde: ‘arrependei-vos, e cada um de vos seja batizado em nome de Jesus Cristo’. Sabe por que Pedro e a igreja primitiva realizaram o batismo em nome de Jesus? Que Jesus Cristo lhe revele o batismo da unicidade! Ah, não se esqueça de procurar a palavra ‘Trindade’ em sua Bíblia”.
MINHA RESPOSTA: Eu também lhe faço uma pergunta: As palavras “unicismo”, “unicista” ou “unicidade” aparecem em sua Bíblia? Verifique entre Gênesis a Apocalipse. Mas, antes de falarmos sobre o batismo de modo mais amplo, explique-me, por favor — insisto —, o texto de João 14.16. Ah, sim, e não se esqueça de procurar o termo “unicidade” em sua Bíblia”.

QUINTO E-MAIL DO UNICISTA: “Em relação a João 14.16, Jesus em João 8.56-59 declara aos judeus que é Deus. Em João 10.30 e 17.11 diz que Ele e o Pai são um. Em João 14.6-10 Ele disse: ‘Ninguém vem ao Pai senão por mim’ e ‘estou há tanto tempo convosco’. Em Atos 20.28 está escrito: ‘Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constitui bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue’. Em Judas vv.1-4 está escrito que Deus é o único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. Em 1 João 5.20 vemos que Jesus é o verdadeiro Deus. A unicidade está clara nos textos citados. Em João 1.1 quem era o Verbo?”
MINHA RESPOSTA: Caro irmão, eu sei que a estratégia dos unicistas (esta palavra não está na Bíblia!), adeptos da unicidade (este vocábulo também não aparece nas Escrituras!) e partidários do unicismo (este termo também não consta da Bíblia!), é citar várias referências bíblicas fora de contexto... Bem, a fim de não dificultar a nossa conversa, por enquanto, seria interessante o irmão explicar-me somente o texto de João 14.16. O que significa a Pessoa divina do Senhor Jesus pedir a Ele mesmo que envie ao mundo a si mesmo, sendo que Ele mesmo já estava no mundo? E, se Ele já estava no mundo, e Ele é uma única Pessoa divina — como o irmão explicou —, por que faria um pedido para si mesmo? Em contrapartida, eu me comprometo a responder às questões anteriores, principalmente as ligadas ao batismo. Já lhe adianto, entretanto, que o termo “nome”, em Mateus 28.19, tem função distributiva, englobando os três nomes das Pessoas da Trindade. Aguardo sua resposta, a fim de prosseguirmos a nossa amigável conversa.
MINHA CONCLUSÃO: Ainda estou aguardando a resposta quanto João 14.16 por parte de qualquer adepto da unicidade... E sabe de uma coisa? Mesmo que ela venha, jamais me convencerá, visto que a Palavra do Senhor é a minha fonte primacial de autoridade, a qual permanece para sempre. “E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada” (1 Pe 1.25).

Ciro Sanches Zibordi

101 comentários

jose antonio

Acho que o o pastor Ciro esta confundindo Deus filho com Filho de Deus. e em lugar nenhum da bíblia existe a expressao Deus filho,ou diz que Deus e um em tres pessoas distintas.existem somente interpretacoes humanas.

Eliano

Eu também estou esperando a resposta de João 14. 16??

Dielson Alves

Depois de observar o que foi escrito, verifiquei que não foi observado que, quando Jesus falava em oração, era a parte humana falando com a parte divina, ou seja, o ser humano falando com Deus. observe e explica: João 01 - 01: NO PRINCIPIO ERA O VERBO, E O VERBO ESTAVA COM DEUS, E O VERBO ERA DEUS.

Edna

Senhores em 2 versículo os senhores querem anular. O Pai o Filho e o Espírito Santo. Ou até mesmo usando Martinho Lutero que surgiu após o ano de 1843 senão falha memória. O batismo correto é nome do Pai.Filho e Espírito Santo.

Edna

Pessoal em Genesis, Deus disse façamos nossa imagem semelhança. Assim sendo ele nao falou no singungular e sim no plural.também ainda em Genesis ele disse a terra era ainda sem forma pairava o meu Espírito, ok. Mas bem em Isaías ele diz não há outro Deus além de mim (significa sua onisciência) mas vamos correr um pouco a bíblia a igreja é edificada através dos apóstolos. Senhores a pedra de esquina é yeshua yamaschiac. Ok ocorre que o argumento que os senhores unicista querem se basear em dois

Alexandre Silva de Oliveira

A bíblia é monoteísta. Seus escritores, leitores da época, totalmente monoteístas. Não procure um Deus trino na bíblia, pois o Deus da bíblia é uno. Se Agostino, Lutero, Calvino, e muitos outros não explicaram a trindade ninguém explicará. A inquisição ou ditadura católica e protestante continua. Os protestantes enchem a boca pra dizer que os testemunhas de Jeová colocaram um deus na biblia, mas estão de mãos dadas c o catolicismo e inventaram 3 deuses.

Mikaele Mello

Se Deus é o Pai e Jesus o filho, como que quem o gerou foi o Espirito Santo? Deus seria o padastro de Jesus? Jesus é Deusssssssssssssssss

Arielkson

Primeiramente a paz do Senhor, eu acredito que Deus é um só e não há outro, em João 14:6 diz assim: E respondeu-lhe JESUS: EU SOU o Caminho, a verdade e a vida, ninguém VEM ao PAI, OPA aí está dizendo que ele é o Pai ninguém VEM, se Jesus não fosse o Pai estaria escrito: ninguém VAI ao Pai então aí está claramente dizendo que Jesus é o Pai Olha o que diz em Atos 20:28 : Atendei por vós...... a qual ele comprou com o SEU PRÓPRIO SANGUE OPAAA aqui diz que o Espírito Santo derramou seu sangue Mais

osni

Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:53-60

osni

Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes. E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.

mauricio

ótimo eu estou estudando sobre isso unicista. alguém conhece livros dele para mi indicar. quero conhecer ele melhor.

Pedro P.J de Souza

Senhor Jesus não disse: Batize FALANDO: pai, filho e espirito santo; disse que Batize "EM NOME", significa debaixo da AUTORIDADE do Senhor, assim como os Israelitas foram batizados em Moisés (1 Cor 10.2). Ser batizado na fórmula Mt28.19 ou na forma Apostólica em Atos não invalida, que valida o batismo é a fé e a consciência de quem é Seu Senhor Jesus(Fp2.9-11; Fp4.7; Rm14.11; Rm10.13)

Rosângela

Paz à todos , tenho lido vários comentários , mas quase todos falam a mesma coisa , se existe Trindade ou unicidade? Amados irmãos a bíblia é clara em dizer que há um só Deus ,que há um só batismo , então por favor não fale aquilo não está na bíblia ,pois ela é a nosso manual de instruções para vida eterna , em Mateus 28:19 É uma ordem de Jesus pois é o próprio Deus falando , em Atos2:38 é a revelação do batismo , Jesus não é Deus confusão , peça há Ele e a verdade será revelada .

Tim

Eu tenho certeza que todos os unicistas sáo filhos do diabo . Já que eles náo querem ter pai . Presta atençao seus filhos do diabo na oraçáo modelo de Jesus ele ensinou dirigir a oraçáo a quem ? Filhos do diabo preste atençáo no batismo de Jesus no rio Jordáo . Vcs foram criados por Deus , mas por csusa da vossas ignoráncia tem se tornados filhos do diabo . Mas ainda há tempo . Convertei-vos por que é chegado o reino de Deus . Arrependei-vos enguanto há tempo Jesus voltará pra busca a igreja .

Gabriel Antonio do rosario ALves

Boa noite Pastor explica me Isaias cap 42 .v 8 pois ele fala que nao reparte sua gloria com ninguem

Eduardo

Gostaria de fazer uma pergunta este que escrevi essa matéria: me mostra aonde tem na bíblia Deus Filho ou Filho eterno .tô aguardando.

MISAEL SILVA

Trindade é a palavra que usamos para descrever Deus que, sendo um só, tem três “pessoas”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A palavra Trindade, que significa mais ou menos “três em um” ou “um que é três”, não aparece na Bíblia mas é usado para explicar o conceito bíblico que Deus é um mas é três. Essa ideia é difícil de entender mas está bem presente na Bíblia (Mateus 28:19).

Edilson Francisco

Atos cap 7 vs 55 que Deus nos ajude a compriende e entende a sua vondade

Edilson Francisco

Atos cap 7 vs 55 que Deus nos ajude a compriende e entende a sua vondade

Claudio Cesar Gomes Gonçalves

Amados, diante de tanta polêmica, quero deixar para os irmãos uma verdade que aprendi lendo a Bíblia: eu existo, você existe, o universo existe porém, "DEUS NÃO EXISTE, DEUS É". E para completar, Deus não "SÃO" três pessoas, Deus "É" três pessoas. Mesma essência, mesma natureza e mesmo propósito. Eu creio que na eternidade iremos compreender melhor estes mistérios. Que Jesus em Sua plenitude nos abençoe e nos faça mais entendedores de Sua Palavra . Amém.

jeová Oliveira

Parabéns pastor Ciro, que os unicistas e suas legiões de auxiliares desavergonhados aprendam a respeitar a palavra de Deus como um todo e não apenas usar textos para criarem pretextos para nela não crerem.

Paulo

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;"João 14:16. O ESPÍRITO SANTO É CRISTO HABITANDO DENTRO DE NÓS. Quando ele fala "outro consolador"não está falando de outro ente, está falando de outra forma dEle se manifestar a nós. Resposta: "Eis que estarei convosco todos os dias, até o final dos tempos;" Matheus 28, 20. "Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós." João 14:18 Interessante que é somente com a ausência do PAI uma pessoa fica órfão.

ZULDIMAR OLIVEIRA

Jeremias 10: 10 Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. I TIMÓTEO 1: 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. Deus abençoe o Pastor Ciro e todos os leitores!

ZULDIMAR OLIVEIRA

AMIGOS LEITORES: Recebam O ESPIRITO SANTO DE DEUS, O NOME DE DEUS E O SANGUE DE DEUS! Diga o Espirito da Verdade me mostrou a verdade, recebo o NOME de Jesus Cristo e seu SANGUE me purifica de todo o PECADO! Deus é Espirito e importa que seus adoradores o adorem em Espirito e em VERDADE! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará! JESUS CRISTO! estou convosco todos os dias....

ZULDIMAR OLIVEIRA

SAIBA PELO MENOS QUEM É O PAI VERDADEIRO O ESPIRITO SANTO! MATEUS 1: 18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. A confusão trinitariana é tão grande que eles não tem coragem nem de ensinar que o pai da segunda pessoa é a terceira pessoa e não a primeira pessoa!

ZULDIMAR OLIVEIRA

QUEM TEM CORAGEM DE DIZER QUE JESUS CRISTO É A SEGUNDA PESSOA! Afronta o Deus VIVO e perde na FÉ ATÉ PARA DEMÔNIO!!!! TIAGO 2: 19 Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Detalhe: eles estremecem! vc ensina que é TRINDADE! mais corajoso que demônio também!

ZULDIMAR OLIVEIRA

Escarnecedor diz : Amei o debate (risos). A propósito, há alguns anos escrevi uma resposta a um CD do grupo Voz da Verdade e postei em meu blogue. Neste CD o sr. Moysés se desboca em falar coisas que a Bíblia não diz. Chega a insanidade ao dizer que o Espírito Santo tem SANGUE!!!! Atos 20: 28 DEUS COMPROU A IGREJA COM O PRÓPRIO SANGUE! DEUS É ESPIRITO ? CLARO! Mas se fez carne e SaNGROU!

ZULDIMAR OLIVEIRA

Zacarias 14:9 E o SENHOR será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o SENHOR, e um será o seu nome. Atos 4: 12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 20: 28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

ZULDIMAR OLIVEIRA

GeN 35: 11 Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos; Ap. 1: 8 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. De gen a apocalipe: Jesus disse para eu pregar: E prometeu cooperar: Cego vê, surdo ouvir, coxo andar, morto ressuscitar. Nenhum desses pode reconhecer que JESUS CRISTO É O PROPRIO PAI ! Levanta

ZULDIMAR OLIVEIRA

NOSSA GERAÇÃO CONHECE ELE PELO NOME: QUERO TE APRESENTAR PELO NOME JESUS CRISTO ! EXODO 6:3 E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o SENHOR, não lhes fui perfeitamente conhecido. Eles desejaram, mas não o viram...

ZULDIMAR OLIVEIRA

EU MESMO.... EU MESMO.... EU MESMO... EZEQUIEL 34: 11 Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei. Deus se fez CARNE e HABITOU ENTRE NÓS.... EMANOEL DEUS CONOSCO .....

ZULDIMAR OLIVEIRA

NÃO RECONHECER JESUS COMO O PAI? o MUNDO NÃO PODE RECEBER! não recebe, não vê, não conhece! jOÃO17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. habita convosco,........ estárá em vós....., não deixarei orfão! Exatamente como escarnecestes!

ZULDIMAR OLIVEIRA

JESUS AFIRMA QUE ELE É O PRIMEIRO E ULTIMO: E VOCÊ AFIRMA QUE ELE É A SEGUNDA PESSOA! APOCALIPSE 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso. Ap. 2:8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu: Cuidado... afronta o Deus Vivo!

ZULDIMAR OLIVEIRA

QUEM SÃO ESSES HOMENS QUE DETURPAM E ADULTERAM A PALAVRA DE DEUS? judas 1:4 Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.

ZULDIMAR OLIVEIRA

Quem convence é o Espirito Santo João 14:16. CIRO está cego na revelação dos versíc 17 e 18. O Esp. da Verdade é o Espirito Santo. Não vê nem conhece. Jesus em forma humana conversava com eles pessoalmente, por isso que Ele disse que HABITA (PRESENTE) com eles, e habitará (Eis que estou convosco todos os dias até...) quando voltasse aos aos céus está agora dentro de cada um que o conhece e o recebe! No 18 não vos deixarei órfãos se revelou como PAI! Pr. Da forma que escarneceu é a verdade.

ZULDIMAR OLIVEIRA

JO 14:16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; RESP: jOÃO 14:17 O Espírito de verdade (ESPIRITO SANTO), que o mundo não pode receber, porque não o vê (NINGUÉM VER O ESP. SANTO)nem o conhece; mas vós o conheceis(JESUS, porque habita (PRESENTE) convosco, e estará em vós. (FUTURO). 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. SE JESUS NÃO FOSSE O PRÓPRIO PAI EM FORMA HUMANA: Porque Ele PROMETERIA que não deixaria os discípulos ORFÃOS.

cide Martins

Amados trinitários e amados unicista e unitários Sou filho de Adão...tenho alma corpo e espírito. Ouço minha alma falo com ela...sinto minha carne me alimento com ela me canso e sinto prazer....meu espírito ouve o espírito do meu Deus e se alegra com meu senhor... Eu sou a imagem do meu Deus.... Eu tenho alma corpo e espírito....mas sou uma pessoa igual ao meu Deus... Que Deus abra o entendimento de meus irmãos que ainda imaginam que Deus realmente seja três pessoas. Olhe em vc verás Deus

Otávio

Agradeço ao pastor Ciro pela oportunidade de expor as escrituras. (NÃO SOU TRINITARISTA E NEM UNICISTA). mais uma vez agradeço a oportunidade.

Otávio(não sou trinitarista e nem unicista)

Jo.14:16,17,26(bem, se o Consolador, o Espírito da verdade e o Espírito Santo é o mesmo Espírito) + Jo.16:13(E que não falara de si mesmo) + Gl.4:5,6 + Rm.8:15,26,27,34 + 1Tm.2:4,5 (portanto não ha dois Consoladores, dois intercessores e dois mediadores, mas somente um só DEUS e PAI e um só Consolador,intercessor e mediador, Cristo homem) e que a nossa comunhão é com: 1Jo. 1:3 (com o Espírito do PAI e do Espírito Santo do seu Filho) + Jo.10:30(e que o Pai e o Filho são um em: Jo.17:20-23[Am.3:3]

Valmir

A Bíblia própria responder a ela mesmo grande e o ministério da piedade Deus se fez carne . Emanuel traduzido Deus conosco.

Jonatas

Então me mostra em que versículo está a palavra "trindade", por favor. Detalhe, "unicismo" é uma DST, não use esse termo para se referir a nós, respeite. A palavra "outro" significa "o mesmo de outra forma". Jesus poderia continuar habitando entre os discípulos em carne? Não. Então, ele vem em outra forma, em Espírito. O mesmo em outra forma! E quando isso aconteceu, no dia de Pentecostes, Pedro cheio do Espírito de Jesus Cristo, batizou 3 mil almas em Nome de Jesus! O único batismo verdadeiro!

MAISO LIMA DE moraes

Pr. Ciro, que Deus lhe abençoe abrindo os olhos do entendimento. Quanto a João 14:16 quero lhe informar nós precisamos orar sempre ao um ser superior ao homem,o qual é Deus. na sua fé Pastor, o seu deus filho orará ao Deus Pai . . . Deus não precisa orar Pr. pois Ele não conhece nenhum outro deus igual muito menos superior a Ele. no dia que Deus precisar de orar deixará de ser Deus. o interessante é que os líderes religiosos que são limitados em conhecimento, pois são simplesmente homens; não

Messias

A Paz do Senhor Pastor Ciro gostaria de lhe dizer que João. 14:16 e muito simples de explicar enviarei a resposta desse versículo para o seu e-mail e de qualquer outro que o sr tenha dúvida.

Messias da Silva Ferreira

A paz Pastor Ciro quanto a João. 14:16 gostaria de lhe dizer que Jesus tinha uma dupla natureza e nesta citação Jesus falou como homem (filho) e não como Deus. Assim fica bem claro que ele Como filho iria rogar João. 14:16 Como Pai iria enviar João. 16:7 Como Espirito ele mesmo iria voltar João. 14:18 Então fica claro no contexto, que o Espirito Santo é simplesmente, Jesus em uma outra forma de manifestação...

Wellington Camilo de Lima

Muito bom para quem não sabe o texto grego é bem convincente em JOÃO 14:16(E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;) não esquecendo de MATEUS 28:20 (Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.). O texto grego é παρακλητον e que tem significado de SUPLICANTE, CONSOLADOR e ADVOGADO.

Wellington Camilo de Lima

Muito bom para quem não sabe o texto grego é bem convincente em JOÃO 14:16(E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;) não esquecendo de MATEUS 28:20 (Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.). O texto grego é παρακλητον e que tem significado de SUPLICANTE, CONSOLADOR e ADVOGADO.

Jesiel Henrique ostwald

Eu sou o alfa e o omega o principio e o fim aquele que era que é e que ira de vir .antes de Deus só Deus...

Josias

Aleluia, aleluia, aleluia. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! (Mt 11,25). Já vi Que vc batiza as ovelhas usando título que não tem poder algum .Pai .Filho e Espírito santo, Quidado vc tem muito estatu..

wendel

Caro pr. Sou unicista e quero deixar uma palavra, Jesus é pai na criação, filho na redenção e espirito santo na regeneração.

Silas santos

Queria saber o que o pr viro tem a dizer? Quem não crê na trindade está condenado? Se for a simmm os decendentes de abra o estão condenados poriginal que eles acreditam que só o eterno e Deus. Então concluímos que nos gentios tomamos o lugar de Israel por que acreditamos na filosofia de Platão (trindade)

Gilvan Correia

Parabéns Pr. Ciro!

Bispo Nardel Policena Silva

Pr. Ciro, a respeito dos unicistas, tenho que também apresentar minha defesa com relação a doutrina da TRINDADE. Não creio nos unicistas, CREIO NA BÍBLIA, em Marcos 1:10-11, nos esclarece a respeito desse impasse, Jesus ao ser batizado por João Batista, ainda dentro do rio, João, olha e vê os céus se abrindo e um pombo descendo e pousando sobre Jesus, a seguir ele ouve uma voz que dizia; "ESTE É O MEU FILHO AMADO, DE QUEM ME COMPRAZO, " aqui temos a ação da TRINDADE. Pai-Filho-Espirito Santo.

Sandro José

No final da 1a Carta aos Coríntios, Paulo rogou a Apolo para que fosse a igreja de Corinto, é um exemplo para explicar o v.16 de João 14: A) Paulo; B) Apolo e C) a Igreja. No caso em questão: A) Jesus roga ao Pai; B) o Outro Consolador é o próprio Pai. Enfim... o Pai (Mateus 1 v.20) veio para a Igreja no Dia de Pentecostes (Atos 2). Se você não entendeu, é porque lhe estou falando do Pai (o Espírito Santo) - João 8 v.27. A paz!

Antonio de Oliveira

A paz do senhor Pr.Ciro, este texto é excelente para fortalecer mais e mais na verdade que muitos de nós já estavamos firmados. Oremos para que o Espírito Santo venha abrir a mente destes que ainda não entendem.

joaquim rosa

este tema é muito parecido com outro ensinamento da bíblia ,os dez mandamentos : onde está na bíblia que os dez mandamentos da LEI de DEUS foi abolida ??? que só existem dois mandamentos ,que é amar a DEUS sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos : onde na bíblia está que os mandamentos foram abolidos ??O apóstolo Paulo diz ,faz a pergunta : anulamos pois a lei pela fé ?? de maneira nenhuma ,antes a estabelecemos , Pergunto tambem ,o que significa estabelecer a LEI ??Respondam se têm

joaquim rosa

Realmente a bíblia fala de três pessoas distintas ,no entanto divinas na sua essencia ,não há que enganar ,mas é só no novo testamento que se nota mais esta triade de pessoas que formam DEUS .

MARIO GERALDO DE NEIVA

A PAZ DO SENHOR. O VERSICULO QUE TODO UNICISTA TEM DE SABER DE COR É MATEUS 12;31. VERSICULO LETAL PARA ESTA HERESIA. É TIRO E QUEDA . VINDO O INIMIGO COMO UMA CORRENTE DE ÁGUAS, O ESPÍRITO DO SENHOR ARVORARÁ CONTRA ELE A SUA BANDEIRA”!! (Isaías 59:19. QUE DEUS NOS DE SABEDORIA PARA PREGAR PALAVRA DE DEUS E COM SERIEDADE.

luis Carlos marsal

Pastor Ciro a paz do SENHOR Obgdo pela explicações, o povo e destruído pq lhes falta conhecimento. A bíblia diz q o Espírito Santo nos levaria a todo o entendimento. Se as pessoas que não quer na Trindade bíblica for humilde e ao ler a bíblia pedir que Dus através do Santo Espírito lhe ensine e mostre a verdade Ele o fará.

Romerio

Caro Irmão Ciro,gostaria de saber a sua opinião sobre o pensamento judaico predominante sobre D'us, pois no judaísmo se acredita que D'us é indivisivelmente um em número e que nEle não há distinção de pessoas, a exemplo do que diz em D'varim 6.4 "Sh'ma Yisrael! ADONAI Eloheinu, ADONAI echad" (Ouça Israel! ADONAI, nosso Deus, ADONAI é um), independentemente de estudos sobre etimologia, minha pergunta é;Estiveram Abraão, Isaque, Jacó e o povo eleito de D'us errados sobre a unidade numeral de D'us?

Joel Vian

Cont. corrigindo: S.João 17:22, leiam tb o 23 até o 26; aliás, leiam do 17 ao 26, é capital para destruir esse ensino diabólico, este sim é diabólico, doutrina de demônios: II Tim. 4:1 a 5 Sou membro da Igreja Ev. Assembléia de Deus de Campinas, ministério Belém e sou combatente desta heresia unicista e, inclusive, combato também quaisquer igrejas que permitem cantar hinos destes hereges.

Joel Vian

Pobre unicismo, me expliquem: Quando Jesus exclamou na cruz:" nas Tuas mãos entrego o meu espírito"; À Quem Ele estava entregando o espírito, a Ele mesmo? ou, qdo exclamou: " Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?; Ele estava se auto desamparando? Unicistas, leiam a Bíblia de forma imparcial, arrependam-se em quanto há tempo pois, blasfemar de um Deus único sub existente em três Pessoas, é blasfêmia; João 17:5 - "Eu dei-Lhes a glória que a mim me deste para que sejam UM como nós somos UM

Ciro Sanches Zibordi

Querido amigo Arnaldo Senna, a paz do Senhor. De fato, é lamentável que alguns líderes, mesmo tendo conhecimento da heresia de perdição propagada por determinados grupos unicistas, continuem recebendo tais grupos em suas igrejas e cantando suas músicas. Quem nega a doutrina bíblica da Trindade não merece crédito algum. Que o abençoe, amado pastor!

Ciro Sanches Zibordi

Isso mesmo, Juliana! Não perca seu tempo com coisas "inúteis"... Vá orar!

Juliana lima

A palavra de Deus não e pra ser discutida, vão ora .porque vcs estão perdendo seu tempo .no dia do arrebatamento vamos saber quem está serto ou errado .paren de perde tempo com coisas tolas,. O que realmente importa é Jesus .

Pr. Senna

Presado amigo pastor Ciro PAZ Excelente tema. Faço uma pergunta, porque muitas igrejas, trinitarianas, convidam, os integrantes do ministério, e conjunto voz da verdade, para se apresentarem em suas igrejas, sendo que, os mesmo são Unicistas. ?..

LUCAS MARIM SANTOS

Mas tem mais erros por exclusões de textos bíblicos. Os adventistas super valorizam textos veterotestamentários, principalmente sobre o sábado, e ignoram textos sobre a graça que já excedeu a Lei. Os calvinistas extremados consideram bastante os textos da soberania de Deus, mas torcem os textos sobre a responsabilidade humana. Arminianos conhecem o livre arbítrio, mas por vezes o supervalorizam em detrimento da Glória que é somente de Deus, da presciencia e dos pensamentos de Deus.

LUCAS MARIM SANTOS

Eu acredito de uma maneira simplista, que o erro maior é a tentativa de exclusão ou omissão de textos bíblicos em virtude da super valorização de outros. Assim são os unicistas que por não entenderem a triunidade, como disse o pastor Ciro, super valorizam textos que falam sobre um único Deus e suprimem os textos que deixam claro a triunidade.

LUCAS MARIM SANTOS

Pastor Ciro, a Paz do Senhor. Por que no velho testamento se usa frequentemente o Nome de Deus como Elohim, que já seria no plural. Dá para explicar isso melhor na raiz hebraica?

Ciro Sanches Zibordi

William, leia a Bíblia em oração, especialmente João 14; Mateus 3; Gênesis 1; Apocalipse 5, etc. Espero que o Espírito Santo o convença.

Julio Guimarães

Meu! Detonou! FEz um estrago nos argumentos unicistas!

WILLIAM VICTOR SANTIGO

Realmente a palavra unicidade não se encontra na bíblia mas é afirmado pelo próprio Deus que Ele é o Único ( Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Is 44:6 ) E nem a palavra trindade, mas onde Deus afirma ou apoia que ele é mais de um? Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus,

Felipe

Excelente explicação pr. Ciro , Deus continue te usando. Eu só acho que as pessoas só querem ouvir o que lhes agrada. Continue firme abraços.

Ciro Sanches Zibordi

Caro Luiz, o irmão não está equivocado. O irmão está redondamente equivocado! Quanto a Deuteronômio 6.4., o irmão sabe qual é o sentido de "único" nessa passagem? Já ouviu falar em "unidade composta", a mesma que se aplica a homem e mulher no início de Gênesis? Estude um pouco mais sobre o assunto. Creio que, se o irmão fizer isso em oração, o Espírito Santo o iluminará. Que Deus o abençoe.

Luiz

Continuando o comentário , o Pastor sabe que a igreja é um híbrido da reforma da igreja católica efetuada pelo irmão Lutero. Conceitos e doutrinas católicas conciliadas por Papas e Reis reinam em nossas mentes sem algum tipo de questionamento. Eu acho extremamente indelicado num debate Cristão aqueles que não têm argumentos nem compreensão intitularem irmãos de "Papas do diabo" quando algumas das nossas doutrinas estão mais que corrompidas e foram inventadas em Roma. Jesus não era cristão !!??.

Luíz

Graça e Paz da parte do Senhor Jesus Cristo. Como é contestado o vocábulo "unicidade" não figurar nas vossas biblias, na minha afirma Deuteronômio 6:4 " Ouve, ó Isarael; o Senhor nosso Deus é o ÚNICO Senhor". Satanás se retirou quando Jesus lhe relembrou o paralelo de Deuteronômio 6:13 em Mateus 4:10 " Ao Senhor teu Deus adorarás e só a eles prestarás culto" . Mateus 22:37 e Deuteronômio 6:5 também são provas de que Jesus não se apoiava num versículo só . A Bíblia interpreta a Biblia.

Lucio A Ferreira

AOS COMENTARISTAS QUANDO VOCÊ DISSER SOU DA "ASSEMBLÉIA DE DEUS" FAVOR CITAR QUAL É O MINISTÉRIO!! POIS TEM MAIS DE 20 MINISTÉRIOS COM O NOME ASSEMBLEIA DE DEUS E COM DISCIPLINAS INTERPRETATIVA DIFERENTES!!! O NOME ASSEMBLEIA É GENÉRICO, EXEMPLO ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - ASSEMBLEIA DE CONDOMÍNIO E ETC SOLI DEO GLORIA SOLO CRISTUS

Juber Donizete Gonçalves

Pr. Ciro, excelente comentário. Acho que o amado irmão vai ter de esperar muito tempo pela resposta do unicista. Um abraço.

ADAUTO MARINHO JUNIOR

No Batismo , é uma referencia tremenda também : João diz , eu não conhecia aquele que eu ia batizar, mas aquele que me mandou batizar , Jesus é o filho ai como homem , tem alguém que revela como Deus ao profeta o que fazer , dizendo : AQUELE QUE REPOUSAR O ESPIRITO EM FORMA CORPÓREA , Isto é tremendo , 3 AGINDO , e o testemunho do profeta , eu vi , o espirito descer sobre ele !!! Recebeu de Deus , viu o filho e viu o espirito . . . ISSO É MARAVILHOSO TREMENDO !!!!

Luiz Alberto Araújo Bezerra

Existe os Unicistas os que acreditam em dois. Mas, se realmente acreditarmos na Bíblia temos que admitir que a Bíblia fala de três. No VT fica difícil entender este ensino, mas no NT existe passagens que mostram claramente, como o texto usado pelo irmão. Sou ex Testemunha de Jeová, e sei o quanto é difícil entender este assunto isolando textos. Realmente são três pessoas na Divindade, com a mesma Natureza.

Faustinho

A Paz do Senhor Pastor Ciro!!! como o senhor entende nós da igreja Assembleia de Deus, combatermos esta heresia unicista e ao mesmo tempo utilizarmos de seus "louvores" em nossas igrejas para adorar a Deus(Trindade). Deveríamos banir estes cânticos do nosso meio?

Ciro Sanches Zibordi

Agradeço a todos os irmãos e amigos pelos comentários. Que Deus os abençoe!

Ciro Sanches Zibordi

Juliana, vou apenas orar por você, pois a irmã está blasfemando. O fato de a doutrina da Trindade não entrar em sua limitada mente não lhe dá o direito de dizer que ela é do Diabo. Que Deus a ilumine enquanto há tempo.

JOAO DIAS

PAZ DO SENHOR NOBRE IRMAO, GOSTEI MUITO DO SEU COMENTARIO ESTÁ RESPOSTA NUNCA VIRÁ POIS ELES SÓ LEEM A BIBLIA PARA DEBADER E NÓS LEMOS PARA CONHECE-LA E PROSSEEGUIR CONHECENDO 6 :3 Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra. "

Juliana

Realmente a palavra unicidade não se encontra na bíblia mas é afirmado pelo próprio Deus que Ele é o Único ( Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Is 44:6 ) E nem a palavra trindade, mas onde Deus afirma ou apoia que ele é mais de um? Trindade é doutrina do diabo

Matheus Ramos de Avila

Ver essa discussão realmente me encheu os olhos. Bela defesa pastor, isso foi uma verdadeira aula.

jonathas dos santos oliveira

Paz do Senhor meu amado! Aproveitando o "barco" da heresia "Unicista", o sr. poderia comentar alguma coisa sobre o Aniquilacionismo (defendido, segundo alguns, por Jonh Stott).

amiel nascimento da rocha

São três as premissas que demonstram os dados bíblicos para a Trindade: •Premissa um: há um Deus eterno •Premissa dois: há três Pessoas que são DEUS •Premissa três: há três Pessoas distintas uma das outra. • Conclusão: As três Pessoas distintas – o Pai, Filho e o Espírito Santo – compartilham a natureza de Deus: Trindade. As três Pessoas distintas são coiguais, coeternas e coexistentes

Elson lima

A Paz do Senhor! O texto de 1Jo-5-7 diz: Porque são três que testificam nos céus: O Pai, a Palavra e o Espírito, e estes três são um. O texto é bem claro, não é uma questão de interpretação.

DEbora

Esse deve ser um adorador do Papa.Apostata do inferno.

Gilson santos

No batismo de JESUS no Jordão temos a manifestação clara da TRINDADE Divina quando JESUS dentro do rio . O ESPIRITO SANTO vindo sobre Ele, na forma de uma pomba. E finalmente uma voz do Céu. Isto é um fato e contra fatos não há argumentos.

Jeová Roberto rosa da silva

Nossa, como aprendo com o Pr. Ciro. A cada post publicado, uma mina de ouro vem ao meu encontro. Esses debates enriquece de uma maneira muito didática o meu conhecimento acerca do evangelho genuíno. Deus lhe abençoe grandiosamente, amado Pastor. ;)

Elinaldo Renovato de Lima

Pr. Ciro, o senhor está esperando a resposta do unicista. Ainda? Amado, aconselho a esperar sentado ou deitado. Do contrário , terá problemas com sua coluna. ele não vai demorar. Ele não vai responder nunca.

Rivânio Fernandes Lins

Excelentes respostas pastor Ciro. Lamento muito, que os "unicistas" ataquem a doutrina bíblica da trindade. Pior ainda, é permitir que MÚSICAS DE CONTEÚDOS UNICISTAS,sejam entoadas nas igrejas assembleianas.

Israel Macena

Concordo plenamente com o Pr Ciro Sanches Zibordi. Em Gênesis 1: 26 palavra de Deus diz Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;. "Deus não falou faço o homem a minha imagem!"

Abraão

Muito bom louvado seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Manda fogo

Sérgio Luís

Pr.Ciro.a paz do Senhor. Excelente texto. Dias desses estive meditando sobre a carta aos Gálatas e achei até engraçada a frase: "Ó INSENSATOS gálatas! quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi evidenciado, crucificado, entre vós?" Gálatas 3:1. Ou seja, me parece que alguns não consideram suficiente o evangelho de Cristo. Talvez, quem sabe,por o enxergarem muito simples. Deus nos abençoe.

Alciney Santos

Sem comentários! Estou ainda mais convicto, que Deus só é Deus devido a existência do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Pr Ciro Sanches, a eternidade nos revelará o brilhante serviço de apologista que tem prestado as Escrituras Sagradas.

Cesar Filho

Muito bom Pr. Ciro, apologia pura e somente com um versículo!!!

Gustavo Clemente

#respondeunicista, to ansioso para saber! Risos...

Douglas Diniz

Amei o debate (risos). A propósito, há alguns anos escrevi uma resposta a um CD do grupo Voz da Verdade e postei em meu blogue. Neste CD o sr. Moysés se desboca em falar coisas que a Bíblia não diz. Chega a insanidade ao dizer que o Espírito Santo tem SANGUE!!!! Segue o link para quem se interessar: http://blogdedouglasdiniz.blogspot.com.br/2010/01/v-behaviorurldefaultvml-o.html

Marcelo Medeiros

Paz do Senhor pastor Ciro, ótimo texto, muito bom e divertido, que Deus o abençoe.

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS