Colunistas

Ciro Sanches Zibordi

Ciro Sanches Zibordi

A herética guarda do sábado pregada por Ellen G. White

Ter, 10/02/2015 por Ciro Sanches Zibordi

Segundo o apologista Hank Hanegraaff, o adventismo é multifacetado. Há vários tipos de adventismo e, por isso mesmo, não devemos generalizar, e sim reconhecer que há, por exemplo, adventistas ortodoxos (aceitam os princípios da fé cristã histórica), liberais (negam a encarnação do Verbo, a sua ressurreição corpórea e a infalibilidade das Escrituras), etc. (HANEGRAAFF, p. 379). Mas, neste texto, refiro-me ao pior segmento do adventismo: o sabadólatra, que, além de se especializar em doutrinas extravagantes, como o sono da alma, confere status de profetisa a Ellen G. White (1827-1915) e propaga as suas teses sabadolátricas, inclusive em programas de televisão.

Nas obras da eminente adventista mencionada há muitas invencionices acerca da guarda do sábado. Ela chega a considerar a observância do sábado necessária para confirmar a salvação dos que creem em Jesus Cristo! A sabadolatria, sem dúvida, é a maior heresia do adventismo do sétimo dia. Ellen G. White afirmou, em sua obra mais famosa, que a desobediência ao quarto mandamento do Decálogo é a causa de existirem tantos pecadores no mundo: “Tivesse sido o sábado universalmente guardado, os pensamentos e afeições dos homens teriam sido dirigidos ao Criador como objeto de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu, ou incrédulo” (WHITE, p. 436). Então, por que a Bíblia não diz, em 2 Coríntios 5.17: “Quem guarda o sábado nova criatura é”? O que liberta o ser humano do poder do pecado e lhe outorga uma nova vida é o estar em Cristo (2 Co 5.17), e não a guarda do sábado.

Em outra obra, Patriarcas e Profetas, a senhora White asseverou: “o sábado é um sinal do poder de Cristo para nos fazer santos. E é dado a todos quantos Cristo santifica. Como sinal de Seu poder santificador, o sábado é dado a todos quantos, por meio de Cristo, se tornam parte do Israel de Deus”; frase citada no Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia (REID, p. 591). Nesse caso, os cristãos que não guardam o sábado não podem ser verdadeiramente santos? Não são mais o sangue de Jesus, a Palavra de Deus e o Espírito Santo que nos santificam? Outra invencionice sabadolátrica da senhora White diz respeito ao ministério terreno do Senhor Jesus: “Cristo, durante Seu ministério terrestre, deu ênfase aos imperiosos reclamos do sábado; em todo o Seu ensino Ele mostrou reverência pela instituição que Ele mesmo dera” (REID, p. 590).

A bem da verdade, o Senhor Jesus nunca ensinou a guarda do sábado! No Sermão da Montanha (Mt 5-7) nada foi dito a respeito da guarda do sábado. E olha que o Senhor aludiu ao Decálogo várias vezes! Ele só falou do sábado quando foi confrontado pelos fariseus (Mt 12.1-14). Jesus disse que os verdadeiros adoradores adoram o Pai em espírito e em verdade (Jo 4.23,24). Mas a senhora White acrescentou: “os adoradores de Deus se distinguirão especialmente pelo respeito ao quarto mandamento — dado o fato de ser este o sinal de Seu poder criador, e testemunha de Seu direito à reverência e homenagem do homem” (WHITE, p. 445).

Aliás, Ellen G. White, em sua tentativa de sacralizar ou endeusar o sábado, acrescentou várias palavras à revelação divina contida em Gênesis: “O sábado foi confiado a Adão, pai e representante de toda a família humana. [...] A instituição do sábado, que se originou no Éden, é tão antiga como o próprio mundo. Foi observado por todos os patriarcas, desde a criação” (REID, p. 589). Ela também disse: “o sábado foi guardado por Adão em sua inocência no santo Éden; por Adão, depois de caído mas arrependido, quando expulso de sua feliz morada. Foi guardado por todos os patriarcas, desde Abel até o justo Noé, até Abraão, Jacó” (WHITE, p. 453). Onde está escrito, em Gênesis, que Adão, Enoque, Noé, Abraão, Isaque e Jacó guardaram o sábado?

Quando Deus ordenou que Adão e seus descendentes deveriam guardar o sábado? Em Gênesis 2.1-3 está escrito que o Senhor, após ter concluído a obra da Criação, abençoou e santificou o sétimo dia. Mas isso não significa que Ele instituiu, ali, um mandamento eterno para toda a humanidade. Isso é uma grande invencionice da “profetisa” Ellen G. White, dos pregadores e telepregadores da sabadolatria. A senhora White afirmou que, ao ser proclamada a lei, no Sinai, “as primeiras palavras do quarto mandamento foram: ‘Lembra-te do dia do sábado, para o santificar’ (Êx 20:8), mostrando que o sábado não foi instituído ali; aponta-se-nos a sua origem na criação” (REID, p. 589).

Ora, a instituição da guarda do sábado para os israelitas ocorreu após a saída do Egito — e, por isso, é mencionada em Êxodo 16 —, antes, portanto, do Sinai. Daí o Senhor ter dito: “Lembra-te”. Mais uma vez a senhora White, valendo-se da eisegese, falsifica a Palavra de Deus (cf. 2 Co 2.17). Segundo a Bíblia, a instituição da guarda do sábado ocorreu após a saída do povo de Israel do Egito: “E ele [Moisés] disse-lhes [aos israelitas]: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR” (Êx 16.23). Aqui, vemos a primeira menção, no Pentateuco, à guarda do sábado. O mandamento da guarda do sábado está, claramente, ligado à libertação do Egito (Dt 5.15). Segue-se que a guarda do sábado foi dada exclusivamente a Israel e os estrangeiros que habitassem em sua terra (Êx 20.1,2,8; 31.13; Is 56). O fato de o Criador ter santificado e abençoado o sábado após a Criação não denota que Ele tenha ordenado que o sétimo dia, a partir daquele momento, deveria ser guardado por Adão e sua descendência. A única ordenança de Deus para o homem, em Gênesis 2, foi esta: “De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (vv.16,17).

Finalmente, a “profetisa” Ellen G. White disse, com base em Apocalipse 11.19, que os dez mandamentos estão guardados dentro da arca, no Céu, e que a guarda do sábado jamais foi abolida. E acrescenta: “Não puderam achar nas Escrituras prova alguma de que o quarto mandamento tivesse sido abolido, ou de que o sábado fora mudado” (WHITE, p. 433). Ora, o Decálogo faz parte da lei mosaica. E esta foi, sim, abolida, após a manifestação em carne do Senhor Jesus e sua obra expiatória (Jo 1.14-17; Lc 16.16; Rm 10.4; Cl 2.14-16). Que Deus nos guarde da sabadolatria e de todas as formas de idolatria (Gl 5.20; 1 Co 5.11; 10.7,14; 1 Jo 5.21). E que observemos o primeiro e grande mandamento apresentado pelo Senhor Jesus: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mt 22.37).

Ciro Sanches Zibordi

Referências
HANEGRAAFF, Hank. O Livro das Respostas Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
WHITE, Ellen G. O Grande Conflito. Santo André-SP: Casa Publicadora Brasileira, 1975.
REID, George W. (editor). Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia. Tatuí-SP: Casa Publicadora Brasileira, 2011.

63 comentários

Everton

Bom genesis 2:2-3 foi estabelecido o sabado 2000 anos antes de haver israel e judeu Mateus 5:17 18 19 o próprio Jesus disse que não veio abolir a sim cumprir Jesus vira buscar um povo que tem 2 características Apocalipse 14:12 as características são :a guarda dos 10 mandamentose e a fé em Jesus Jesus guardou o sabado Maria guardou o sabado Paulo Pedro e João guardaram o sabado Paulo diz que devemos imitar a cristo Outra quem ama a Deus guarda os 10 mandamentos 1 joao 5:3 1joao 2:4 ..

Miguel

Apocalipse 12:17 « Também é Profecia »

Joao

As outras denominações dizem que o sábado foi abolido e que doa de mandamenyos ele é o único que não se deve guardar. Então eu posso matar? Adulterar e outras coisas...prq só o sabado foi abolido. E me mostre na bíblia que ele foi substituído pelo domingo. E quando agente chama os nosaoa irmãos de doido...e ofende ele isso também é pecado...ou não é? Aliais o que é pecado r o que não é?

Elder Fuzatto

Os ensinos foram sendo modificados sutilmente pra agradar aqueles que ensinam. Tudo é questão de interpretação e ponto de vista que são contrários a Bíblia. E quanto ao herético acordo de paz, ao arrebatamento pré tribulacionista, os deixados para trás, a salvação nacional de um povo que se julga especial acima de todos, o apoio na graça da salvação para justificar a continuidade sob o pecado, a doutrina da prosperidade, e a visão deturpada sobre o que é anticristo? Como fica nesta história?

solidos

Temos que tomar muito cuidado com essas heresias e tomar cuidado que tem igrejas que estão pregando o judaísmo isso é um perigo se Jesus morreu por nós naquela cruz e somos salvos pela graça o que adianta guardar o sábado e se você não segue todas as leis desde o antigo ao novo então ...

Enilson Evangelista

Ao estudarmos a passagem de Gn. 2.1-2 vemos que Deus fez alguma coisa nesse dia e após descansou, certo ou errado?. gostaria que o senhor me desse uma explicação sobre esse versículo abraços!.

Rafael

Sabemos que Jesus sofreu grande perseguição por parte dos religiosos e foi até acusado de blasfêmia. Dentre várias acusações uma das principais era que Ele curava aos sábados. Confira em sua Bíblia os 7 milagres realizados por Jesus em dias de sábado: Jesus expulsou um demônio de um homem - Marcos 1:21-28 Jesus curou um homem que tinha uma das mãos mirrada - Marcos 3:1-6 Jesus curou a sogra de Pedro - Lucas 4:38,39 Jesus restaurou a saúde de uma mulher encurvada - Lucas 13:10-17 e tem mais...

Adriana Arruda

"O meu povo padece POR falta de conhecimento"..... Deve-se guardar o sábado Sim.

Vanderlei Gonçalves

Jesus disse que ele é o Caminho a Verdade e a Vida e ninguém vai ao pai se não for por ele, então se ele não tivesse cumprido todas as leis por nós não adianta guardar sábado ou o que seja, se não fosse o sangue de Jesus Cristo eu estaria no inferno com sábado e tudo, não sou contra quem guarda mas por eles viverão é um jugo muito pesado e o fardo de Jesus é leve, ele guardou enquanto viveu nessa terra, mas não tinha ido ainda até a cruz, e para mim o que vale agora é o sangue dele. Amém

Vanderlei Gonçalves

Sou cristão em Cristo Jesus e minha opinião é que se Jesus falou que ele vei cumprir as leis e só ele até hoje guardou as leis, ele estava dizendo se ele não tivesse vindo ninguém se salvaria então para mim isso tudo não interfere na minha salvação sem o sacrifício de Cristo ninguém verá a Deus ele disse que ele é o único Caminho

William

A paz do senhor.fico muito triste de haver esse Tipo de separação entre cristãos por causa de dia sou assenbleino mas fiz estudos da igr adventista muito bom mas o ( sábado )não encontrei respaudo didlico quando li romanos 14 ficou claro e também em atos dos apóstolos C15 V19 a igreja da ordens aos gentios mas não fala do sábado . espero que quem quarda o sábado que guarde mas a igreja de Cristo não o obriga. A paz do senhor Jesus.

Isac

A paz de Cristo meus amados, a situacao e bem complicada nessa organizacao ou seita, muitas pessoas estao sendo enganadas a cerca da Salvacao, precisamos orar para Deus por por terra esse ensinamentos hereticos que vao diretamente contra a vontade de Deus e seu plano de Salvacao em seu filho Jesus, somente a Palavra de Deus e verdadeira e somente Jesus pode salvar, nenhuma visao ou revelacao humana pode ter credito ou valor mediante a biblia amem, que Deus possa iluminar todos voces, fiquem na paz

LINCONL TIAGO

"OBSERVEM DIREITO" ;D

LINCONL TIAGO

GN 2.2 "E, havendo DEUS acabado ( NO ) dia sétimo a sua obra, ..." Se a o pessoal do sábado querem viver e assim morrer ao pé da LETRA QUE MATA, então aguenta essa que eu vou dizer: "O ETERNO não só descansou no sétimo dia, mas ele TRABALHOU, pois o texto bem diz, bem do jeito deles (ao PÉ DA LETRA ), que o ETERNO acabou no dia sétimo a sua obra, que tinha feito." Então #ficadica pro pessoal que fala sem conhecimento de causa sobre preconceito textual, que se é pra OBSERVAR, então .....

edelson

Faz parte da estratégia proselitista dos adventistas, dirigir-se às igrejas evangélicas, oferecendo-nos seus livros. Chegam dizendo que tais obras são neutras, isto é, não entram no mérito das divergências doutrinárias que há entre nós. Pura hipocrisia! Na obra intitulada As Belas Histórias da Bíblia, volume 1, a guarda do sábado é enfatizada. Além disso, eles “dão” um “brinde”, a saber, um livro, no qual suas heresias são defendidas com ardor. Essas doutrinas são alimentos estragados.

edelson

O senhor Lourenço Gonzalez, adventista típico, certa feita em seu livro supracitado, intitulado Assim Diz o Senhor, edição de 1986, afirma no capítulo 26, às páginas 323 a 327, que os evangélicos que não abdicam de café Coca-Cola presunto mortadela salame carne de porco camarão e não guardam o sábado,estão no caminho largo que conduz ao inferno, do qual falou Jesus em Mt 7.13. Neste mesmo capítulo somos aconselhados a sairmos das nossas igrejas para uma igreja que guarde o sábado isso é astúcia.

edelson

O Adventismo, embora tenha muitos pontos em comum com os evangélicos, negam não poucos pilares da genuína fé cristã. O erro não é só o sábado, mas outras doutrinas falsas. Prega que Jesus é o arcanjo Miguel; Prega que a observância do domingo será o sinal da Besta; Prega que a inobservância do sábado semanal é motivo de perdição; Prega o chamado “sono da alma”; Nega a imortalidade da alma; Negam a existência do Inferno e o Tormento eterno para o diabo, os demônios e os homens que se perder.

edelson

O Adventismo, embora tenha muitos pontos em comum com os evangélicos, negam não poucos pilares da genuína fé cristã. O erro não é só o sábado, mas outras doutrinas falsas. Prega que Jesus é o arcanjo Miguel; Prega que a observância do domingo será o sinal da Besta; Prega que a inobservância do sábado semanal é motivo de perdição; Prega o chamado “sono da alma”; Nega a imortalidade da alma; Negam a existência do Inferno e o Tormento eterno para o diabo, os demônios e os homens que se perder.

Ricardo

pr.Ciro Sanches Zibordi - A Paz do SENHOR. Mas os pensamentos deles se endureceram; pois até o dia de hoje o mesmo véu permanece durante a leitura da antiga aliança, não lhes sendo desvendado que, em Cristo, é removido. De fato, até hoje, quando é lido Moisés, há um véu sobre o coração deles; mas quando o coração deles se volta ao Senhor, o véu é retirado. 2Co 3:14-16. O VÉU DE Moisés, REPRESENTA A SUA LEI!

Ricardo

Pr. Ciro Sanches Zibordi - A Paz do SENHOR. SE ELES CONTINUAM COM ESTAS MESMAS COISAS. E SE ELES MESMOS OBEDECEM O SÁBADO, ELES NÃO PODEM COMER NO SÁBADO! NÃO PODE FAZER MUITAS COISAS NO SÁBADO, UM EXEMPLO - SEGUNDO A lei de MOISÉS NÃO SE PODE ACENDER "LAMPADAS"! OU SEJA, NÃO PODE ACENDER LAMPAD, POIS ISTO É "PECADO", E TEM QUE MORRER! Os Adventista Obedecem Muito A Lei de Moisés. A -Tv NovoTempo- TEM QUE SAIR DO AR NO Sábado, JÁ QUE ELES NÃO OBEDECEM, (NEM HOJE, NEM AMANHÃ E NUNCA).

edelson

O erro do adventismo é ter deixados serem enganos por essa doutrina espúria do sábado.

fabio

TENHO OUTRA PREGUNTA AS ADVENTISTAS ELES FALAM QUE VC SALVO PELO LUZ QUE RECEBE? SENDO A SIM UMA PESSOA RECEBE VERDADE COMPLETA DA IADS É LÓGICO. NÃO ACEITA, ELA NÃO É MAIS INOCENTE POR EX SOB SÁBADO AGORA VAMOS SUPOR QUE BRASIL TEM 20 MILHÕES SALVOS ELES TODOS RECEBEREM ESSE TAL CONHECIMENTO DA IADS 200 MIL ACEITE OUTROS NÃO ENTÃO ESSES SE TORNAM CULPADOS E NÃO SÃO MAIS SALVO? isso que eles falam um heresia monstruosa dessa?

fabio

muito bom pastor ciro sem dúvida muita heresia só queria cita mais umas claro não SOU teólogo mais mesmo a sim achau que tenho umas boas perguntas. os adventista falam que DEUS DESCASOU PARA NÓS DAR EX SEGUNDO ESSE ACHISMO. EU PODERIA FAZER SEGUNDA PERGUNTA SE ATÉ DEUS PARA DESCASAR TEVE QUE TRABALHA 7 DIAS? MAIS O HOMEM FOI FEITO 6 DIA? SENDO A SIM POR HOMEM SERIA 2 DIA? NÃO 7 DIA? ELE NEM TINHA TRABALHADO COMO DEUS PARA DESCASAR?se até DEUS PARA DESCASAR TRABALHOU? NÃO É PARANOS DAR EX?

Bruno Moraes

Devemos andar como Cristo andou.I João 2: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou. I João 5: 3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, João 13: 15-17 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também...Porque Cristo é o mesmo. Hebreus 13: 8 Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre.

Bruno Moraes

Satanás está tentando o povo a não guardar os mandamentos. Apocalipse 12: 17 Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Cristo não veio destruir a Lei, e o Sábado faz parte da Lei. Mateus 5: 17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque a Lei é eterna. Mateus 5:18

Bruno Moraes

O Senhor Jesus fazia milagres no Sábado. Porque aliviar os aflitos, confortar os tristes, é um trabalho de amor que faz honra ao dia de Deus. João 9: 16 Por isso, alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tamanhos sinais? E houve dissensão entre eles.O apóstolo Paulo guardou o Sábado tanto entre os gentios, como entre os judeus. Atos 16: 11-13 (gentios) Atos 17: 2; Atos 18:1-4; Atos 13: 42-44 (judeus)

Bruno Moraes

O Senhor Jesus deu o exemplo de observância do Sábado.Lucas 4: 16(na igreja)Indo para Nazaré,onde fora criado,entrou, num sábado,na sinagoga,segundo o seu costume,e levantou-se para ler.Gênesis 2:3(descanso)E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador,fizera.A disputa entre Cristo e Seus inimigos judeus era a respeito da maneira correta de se guardar o Sábado e não em relação a guardar outro dia(é lícito fazer o bem). Mt 12:9-12Mc 2:23 3:1-6

Bruno Moraes

Guardar o Sétimo Dia é uma demonstração de amor a Deus. 2 João 1: 6 E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que andeis nesse Amor. 1 João 5:3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos.

Bruno Moraes

O Sábado já existia antes das leis serem dadas no Monte Sinai. Foi dado na criação, Sr. Zibordi. O Sábado foi abençoado por Deus (Ele abençoou e santificou este dia). Gênesis 2:3 E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera. Deus chama o Sábado que é o (Sétimo dia) de o “Meu Santo dia”. Isaías 58:13 A guarda do Sábado continua em vigor hoje, Jesus nos que “nenhum i ou til jamais passará da lei”, e o Sétimo dia é um dos itens da lei.

Bruno Moraes

Para refutar esses argumentos era o bastante citar os ensinos das Escrituras e a história do trato do Senhor para com o Seu povo em todos os tempos. Deus opera por intermédio dos que ouvem a Sua voz e Lhe obedecem, e que, sendo necessário, falam verdades desagradáveis, e não tem medo de reprovar pecados populares.I João 2:4 Aquele q diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.A verdadeira fé se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus.

Erico Xavier

Caro Tiago, sobre o livro de Romanos leia: Romanos 7: 12 diz que a LEI é SANTA, JUSTA E BOA Romanos 3:31 diz que a fé não anula a Lei Romanos 7:7 diz que a Lei não é pecado, mas mostra o pecado,revela o mal e o pecador vai a Jesus em busca de perdão. Sabe a razão de tanto ódio contra a Lei de Deus? Então leia Apocalipse 12:17

Erico Xavier

Caro Pimentel, vc está muito desinformado. O Desejado de Todas as Nações já foi premiado por entidades não adventistas e a igreja diante de acusação de um apostatado da fé contratou um advogado renomado mundialmente, católico especialista em plágios e leis da época da senhora White para verificar tudo sobre o assunto. Após muito tempo de investigação, estudos, pesquisas, chegou-se a conclusão da veracidade dos seus escritos dentro da ética, da lei e da honestidade. Dizer mentira é pecado...

Ricardo

pr.Ciro Sanches Zibordi - A Paz do SENHOR. Infelizmente, muita gente não entende. Hb. 4:9 O Descanso é JESUS CRISTO(Messias), Entretanto os Judeus não sabiam, E NÃO ENTENDE ATÉ HOJE. E TAMBÉM VÁRIOS "crentes-judaizantes. JESUS RESSUSCITOU NO PRIMEIRO DIA DA SEMANA, PARA MOSTRAR QUE ELE É O DESCANSO, POIS ELE É DEUS. AGORA VEJA A CIDADE "Canaã", QUE TAMBÉM SE CHAMA Descanso. Moisés ENTROU? MUITA GENTE ENTROU, MAS NÃO ADIANTOU... POIS O MESSIAS NÃO TINHA CHEGADO.

jadson c f d santos

Caro Pastor creio que Deus o usa para salvar muita gente através de seus sermões,artigos Etc. porém ao ver um atentado a Lei de Deus em especial sobre o 4° mandamento sendo um dia a ser Guardado como Ecl 12:13 diz: " Que é dever de todo homem." Guardar toda a lei, e Paulo afirma em Heb 4:9-10 "Portanto, resta um repouso para o Povo de Deus". então vemos que é biblico guardar o sábado, Entretanto está na hora de defender a Guarda do domingo (Se encontrar na Bíblia) e defender esta doutrina,Abç.

Ciro Sanches Zibordi

Fanoel, respeito o primado das Escrituras. Apenas isso. Quando não se tem argumentação BÍBLICA coerente para responder a um artigo alguns preferem tachar o articulista disto e daquilo. Minha abordagem foi bíblica. Conteste-a COM A BÍBLIA, se desejar e puder.

Fanoel

Concordo com o irmão Erico Xavier, apesar de eu ser assembleiano, porque expresso-me despido de todo preconceito teologico e apoio o que diz as Escrituras Sagradas. Quanto ao Pr.Ciro Sanches, apesar de gostar de seus escritos, acho que foi muito infeliz nesse artigo caracterizado de preconceito e má fé. Também sei que o pastor Ciro apenas tentou defender sua teologia dispensacionalista, uma das mais incoerentes. Que Deus abencoe!

Ricardo

Pr.Siro Sanches Zibordi - A PAZ DO SENHOR. MUITA GENTE "OBEDECEM", A ADÃO E SÃO DESCENDENTES DELE. AL CONTRÁRIO, DO NOVO ADÃO (PERFEITO-JESUS CRISTO). O PRIMEIRO "PREFERIU COMER", A ÁRVORE DO CONHECIMENTO. O NOVO NÃO, POIS ELE É A ÁRVORE DA VIDA, E É A VIDA! DESDE JÁ, JESUS CRISTO RESSUSCITOU - PRIMEIRO DIA SEMANA, MAS O POVO NÃO LEU ISTO, OU SÃO CEGOS. ISTO É UMA PROVA SERIA, DE QUE A Ellen G. White, ERA (F. PROFETA E A. CRISTO(A). COM ESTA MULHER, ELA NÃO ESCREVEU SOMENTE ESTA "PROFETADA".

Erico Xavier

Bem que eu poderia apresentar as falácias da doutrina pentecostal. Poderia apresentar citações de teólogos da sua igreja apresentando contradições incríveis. Poderia detonar os seus argumentos infundados, cheios de preconceitos, argumentos fracos, sem respeito ao contexto das declarações da senhora White. Você comete erros primários e falta com o amor cristão. Mas não vou detoná-lo, pois esse é o espírito de Satanás. Vou ficar com Cristo, o meu Salvador.

JEAN MICHEL

Graça e paz a todos! Muito bom o tema abordado DEUS abençoe o pastor Ciro. Irmão Erico Xavier fale com base na PALAVRA, não vi você mencionar nenhum texto sagrado pra defender aquilo que você crer, então confese que você precisa ler mais bíblia e crer na verdadeirá PALAVRA. Não em contos de ELLEN !!!

Elias Pimentel Cardoso

... fosse assim como dizem os sabatistas, Paulo deve ter cometido um pecado gravíssimo ao não ensinar a guarda do sábado aos irmãos gentios que nunca estiveram sob lei.... .. E ao irmão Erico Xavier que dentre suas recomendações de leitura está o livro "o desejado de todas as nações", informo que esta referida obra apresenta dependência literária, conforme atestada pelo teológo adventista o dr. Fred Velltman. Fato este que depõe contra a honra e o status de profetiza de Ellen G. White.....

Elias Pimentel Cardoso

Pr. Ciro, a paz do Senhor! Parabenizo-o pelo breve porém excelente artigo sobre as doutrinas sabatistas. Notei, nos comentários, que muitos irmãos sentem-se diretamente ofendidos e entendem a defesa das verdades bíblicas como ataques pessoais. Isso só acontece prq os referidos irmãos não aceitam a hipótese de estarem errados e por isso caem no absurdo de apenas se afirmarem como sabatistas, sem contudo, refutarem biblicamente o q acham estar errado, sigo no próximo post ......

Elias Pimentel Cardoso

Pr. Ciro, a paz do Senhor! Parabenizo-o pelo breve porém excelente artigo sobre as doutrinas sabatistas. Notei, nos comentários, que muitos irmãos sentem-se diretamente ofendidos e entendem a defesa das verdades bíblicas como ataques pessoais. Isso só acontece prq os referidos irmãos não aceitam a hipótese de estarem errados e por isso caem no absurdo de apenas se afirmarem como sabatistas, sem contudo, refutarem biblicamente o q acham estar errado, sigo no próximo post ......

Elias Pimentel Cardoso

Pr. Ciro, a paz do Senhor! Parabenizo-o pelo breve porém excelente artigo sobre as doutrinas sabatistas. Notei, nos comentários, que muitos irmãos sentem-se diretamente ofendidos e entendem a defesa das verdades bíblicas como ataques pessoais. Isso só acontece prq os referidos irmãos não aceitam a hipótese de estarem errados e por isso caem no absurdo de apenas se afirmarem como sabatistas, sem contudo, refutarem biblicamente o q acham estar errado, sigo no próximo post ......

Elias Pimentel Cardoso

Pr. Ciro, a paz do Senhor! Parabenizo-o pelo breve porém excelente artigo sobre as doutrina sabatista. notei, nos comentários, que muitos irmãos sentem-se diretamente ofendidos e entendem a defesa das verdades bíblicas como ataque pessoal. Isso só acontece prq os referidos irmãos não aceitam a hipótese de estarem errados e por isso caem no absurdo de apenas se afirmarem como sabatistas, sem contudo, refutarem biblicamente o q acham estar errado, sigo no próximo post ......

Ciro Sanches Zibordi

Erico Xavier, ,o irmão mesmo disse: "Um texto fora do contexto é um pretexto". Isso se aplica perfeitamente aos falaciosos ensinamentos da senhora Ellen G. White. #FicaADica.

Erico Xavier

Caro irmão em Cristo: Não tenho muito tempo a perder com comentários desse tipo. Logo, vou apenas recomendar a leitura dos livros Caminho a Cristo, Parábolas de Jesus e o Desejado de Todas as Nações, todos da autora White. Ali vc vai encontrar a verdadeira Justificação pela Fé, assunto pregado e vivido pela autora e pela IASD. Um texto fora do contexto é um pretexto. E foi isso o que o amado fez ao escrever. Meu amigo, quando se tem preconceito somado com a má fé a coisa fica feia.

Ciro Sanches Zibordi

Grato pelos comentários. Quanto aos que consideram tendencioso o texto, observem que citei várias frases contraditórias e absurdas da senhora Ellen G. White...

sergio luis

Se o sabado ´e sagrado os outros dias sao oque? profanos?

Thiago

Acho que o Livro de Romanos não tem em sua Bíblia.

Jonathan Conceição

"O fato de o Criador ter santificado e abençoado o sábado após a Criação não denota que Ele tenha ordenado que o sétimo dia, a partir daquele momento, deveria ser guardado por Adão e sua descendência. " Isso é contrário ao Êxodo 20, você coloca o livro do Gênesis e Êxodo como se não fossem escrito pelo mesmo autor... Óbvio... Deus manda "LEMBRA-TE, pq sabia que vc esqueceria... Pois em 6 dias Deus criou... Pq sabia que a humanidade esqueceria dele e se tornaria evolucionista.

Julio Cesar Ribeiro

O artigo foi bem tendencioso e, em alguns pontos-chave, não expressa a completa verdade. Espero que, ao eu postar um comentário em resposta ao artigo daqui mais uns dias, este seja respeitando e mantido aqui para análise dos leitores. ;-)

Ciro Sanches Zibordi

Agradeço a todos os irmãos e amigos pelos comentários. Que Deus abençoe a todos!

Ciro Sanches Zibordi

Roberto Carlos, creio que o irmão ainda não aprendeu o que é idolatria...

Ciro Sanches Zibordi

Erico Xavier, estou muuuuito tranquilo... Eu estaria desesperado se, em vez de confiar na suficiência da graça de Deus, estivesse debaixo do jugo da lei. Creio que desesperados estão aqueles que não têm argumentos ante as verdades da Palavra de Deus. Observe que eu apenas citei as invencionices da "profetisa" White e as refutei. Que Deus o abençoe.

Juliana Amorim

A Paz do Senhor. Excelente texto Pr. Ciro, obrigada por nos esclarecer. Deus o abençoe.

Evangelista Maurício

Caríssimo, saudações fraternas em Cristo! Riquíssima postagem que nos abre a mente para a verdade das Sagradas Escrituras, a Palavra Infalível de cristo, o Filho de Deus. Por outro lado, sabe-se que, com a sabedoria de Deus, e o discernimento do Espírito, que os livros da falsa profetisa Ellen G. White estão atulhados e abarrotados de heresias; joio e nada mais, para enganar os boçais da verdade. Paz e Bem!

Ezequiel

Fico grato pelo sua réplica que será muito bem apreciada.

Ezequiel

CONTINUAÇÃO>. Considerando que o calendário era lunar e não solar. Considerando que na Criação foi falado em manhã e tarde. E que houve mudanças radicais tempos a tempos, até Julio César e mais tarde o calendário foi modificado pelo Papa Gregório XIII, com uma defasagem de 5 anos, historicamente sabido. Nesse contexto, entende-se que o sábado (descanso, repouso) não estava se referindo ao sábado (dia da semana) que inclusive foi dedicado ao deus romano Saturno (daí a expressão inglesa "saturday"

Ezequiel

Em primeiro lugar quero parabenizar pelo excelente texto, Pr. Ciro. Não sou especialista nas línguas bíblicas, porém tenho uma teoria sobre o sábado que estou desenvolvendo para publicar no blog. O sábado original não é o nosso sábado. Na criação foi dito sétimo dia, em Ex 16.22,23 aparece o termo sábado. A LXX traduziu para o grego como Sabaton. Contudo, os dias bíblicos não podem ser considerado a luz do nosso calendário, por razões que exponho: Era o sétimo dia o atual sábado?

Jonas Nepomuceno

Obrigado por uma ótima explicação irmão Ciro

Roberto Carlos Machado

Percebo na igreja pentecostal uma idolatria equivalente a respeito do dom de línguas que ao que parece a muitos irmãos falar em línguas estranhas é algo imprescindível à salvação

Erico Xavier

Artigo muito infeliz...autor despreparado...desconhece os fatos e a própria Bíblia. Eu não teria coragem de publicar algo assim sem antes pesquisar e entender o assunto plenamente. É de doer a falta de ética, verdade e espírito cristão. Recomendo o autor voltar a estudar sem preconceitos. Ele está por fora de quase tudo o que escreveu. Matéria fraca, preconceituosa, sem fundamentos biblico-teológicos e revela desconhecer a verdadeira teologia relacionada com a Lei de D\eus e o Sábado. Vou orar

Maria de Fátima da Silva

Fui adventista durante 9 anos, e vi muita coisa que não foi sitada no seu comentário, hoje sou da igreja batista e fui removida da igreja por apostasia. Então da pra imaginar o tamanho do pecado que é cometido contra o próximo. Abraços. Ps: tenho falado pra muitos adventistas sobre o verdadeiro amor de Deus e pelo menos 2 pessoas ja estão comigo congregando na igreja Batista.

Deixe seu comentário







Perfil

Ciro Sanches Zibordi é pastor, escritor, membro da Casa de Letras Emílio Conde e da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Autor do best-seller “Erros que os pregadores devem evitar” e das obras “Mais erros que os pregadores devem evitar”, “Erros que os adoradores devem evitar”, “Evangelhos que Paulo jamais pregaria”, “Adolescentes S/A” e “Perguntas intrigantes que os jovens costumam fazer”, todos títulos da CPAD. É ainda co-autor da obra “Teologia Sistemática Pentecostal”, também da CPAD.

COLUNISTAS