Colunistas

Pr. Antonio Gilberto

Pr. Antonio Gilberto

Ética Cristã no culto (parte III)

Qui, 03/01/2013 por Antonio Gilberto

 

Encerrando esta pequena série de artigos sobre ética cristão no culto, vejamos agora algumas recomendações gerais para que tenhamos um culto mais solene e espiritual:

1) Não entrar no santuário enquanto a congregação estiver orando coletivamente ou lendo a Palavra de Deus.

2) Não adentrar o templo apressadamente, nem pisando com força. Os descrentes não fazem isso no cinema, por exemplo, e a Casa de Senhor é um lugar santo em todo tempo. Ela foi consagrada a Deus.

3) Se você chegou um pouco cedo, não espere o culto começar  para entrar no templo. Se você não entra, sem uma razão que justifique isso, você está contribuindo para a desordem no culto sagrado. Antes de sentar-se, ore primeiro a Deus. Não faça uma oração por mera formalidade. Fale mesmo com Deus, orando pelo culto.

4) Procure sentar-se nos bancos ou assentos da frente (em relação ao púlpito). Deixe os bancos de trás para os retardatários etc.

5) Não frequente banheiro do templo. Você tem casa para ir ao banheiro. Banheiro de templo é para casos específicos ou emergências. Pessoas que no culto ficam entrando e saindo de banheiro ou estão doentes, ou são viciadas nisso, ou estão se exibindo, ou não querem santificar o culto ao Senhor.

6) Após sentar-se, cumprimente alegre e discretamente as pessoas ao seu redor, fazendo-as assim sentirem-se à vontade na Casa de Deus, mormente se são visitantes, crentes ou não.

7) Não fique a conversar com ninguém durante o culto, sob pretexto nenhum. Controle sua mente e sua língua. Se você não controla a sua língua, não controla nada mais na sua vida. É verdade.

8) Ensine suas crianças a se comportarem na Casa de Deus: como entrar no templo, como andar dentro do templo sem chamar a atenção, como sair do templo em ordem etc. A Casa de Deus não é parque de diversão para criança correr e brincar. Caso isso aconteça, os primeiros culpados são os pais ou responsáveis pela criança. Os segundos, terceiros e quartos responsáveis são: obreiros omissos nesse sentido, igreja sem obreiros nesse sentido e criança abandonada quanto à sua formação em geral.

9) É reprovável durante o culto ao Senhor o costume de mascar chiclete ou qualquer outra goma, chupar balas ou comer qualquer coisa. Você tem casa para isso. A Casa do Senhor não é lugar para tais coisas. Na antiga lei mosaica, essas pessoas sairiam mortas do templo. Mas o espírito da lei continua em vigor. São por essas coisas que muitos crentes em nossos dias já perderam o fervor espiritual, o temor de Deus e estão frios na fé, sem saber o porquê.

Para você saber que tudo o que foi dito acima tem apoio na Palavra de Deus, leia as passagens da Palavra de Deus que se seguem, meditando bem no que lê: Levítico 19.30; Salmos 89.7 e 93.5; Eclesiastes 5.1; Habacuque 2.20; João 2.13-17; 1 Coríntios 11.22 e 1 Timóteo 3.15.

No culto ao Senhor, a sua dimensão espiritual, o seu efeito poderoso e duradouro, a sua eficácia em geral para nos abençoar e a edificação espiritual que pode promanar de suas diversas partes, inclusive uma mensagem poderosa do pregador, dependem muito das atitudes e da conduta do púlpito e da própria congregação.

29 comentários

Maria Souza

Excelente artigo. Os cultos de algumas de nossas igrejas estão deixando a desejar por culpa dos líderes que não procuram doutrinar as suas igrejas. É triste termos que conviver com esses líderes que não disciplinam porque querem gozar a simpatia de todos. Já não aguento mais tanta irreverência na igreja. É gente mascando chiclete, celular tocando o tempo todo, casais de namorados se agarrando etc., etc., e tal. Não sei onde vamos parar.

alceubulhoes

Gostei bastante dos ensinamento ético Cristão muito bom......

jose mario viana

Excelente estudo ,sobre comportamento e reverência na hora do sagrado culto ao senhor Jesus.Solicito ao pr Antonio Gilberto que aconselha aos pastores que tiram férias dos cultos,da igreja e sentam nos últimos bancos e quando são convidados pra fazer uma oração gritam la de traz[irmão estou de férias e pastor de férias não ora] isso é ridículo! ou exigem ao diácono que traz agua , para ser servido aos obreiros no altar, sem nenhum respeito com a igreja . Estou narrando isso por eu

Sandra M G Santos

Comentario: A paz do Senhor Pr Antonio Gilberto, Aplicação deste ensino é uma recomendação muita sábia. pôs conduz o cristão a manter uma conduta de exemplo ético e enriquecidos do conhecimentos da palavra de Deus. De maneira que, portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.1Co.10.32. As bençãos de Deus esteja sobre nós Igreja do Senhor Jesus.

Pr. Belizário Soares Bar

Tenho grande admiração pelo seu trabalho!!!! Que Deus continue te abençoando,pois , és exemplo para todos nós!!

Fabiano Jose Teixeira

Artigo excelente.Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CARLOS PAES

Não sei do que adianta todo esse ritual no interior do templo, se lá fora fazem o que bem quiserem. Prefiro achar que iniciei meu culto ao me converter e pauso ao dormir. Sendo assim onde eu estiver estarei obendecendo e seguindo a etica de Cristo. Um abraço

alexandre neves mongin

Parabéns pelo artigo! Pr. achei um livro secular muito antigo, que fala de um certo romano chamado claudio, ele narra os seus feitos heróicos, bárbaros até. Em uma dessas narrações, ele diz que esteve em uma determinada cidade e lá prendeu algumas mulheres que eram conhecidas como diaconisas, isso não seria uma prova que elas existiram e ficaram no anonimato somente por uma questão cultural?

Tony

Ótimo texto!!!

natanael dos santos

Concordo plenamente com os comentários do senhor. A respeito do tópico 08, infelizmente no campo da A.D qual sou membro há culto infantil reservado as crianças apenas na igreja matriz, acredito que é a realidade a nivel de Brasil. Sou pai de duas crianças uma de 03 meses e outra de 03 anos, concordo que há muitos pais omissos referente ao cuidado e orientação de seus filhos no templo, porém não é o meu caso, sou severo neste quesito. Porém a maioria das igrejas A.D se omitem em rel

Gustavo Salinas

Pastor... Moro nos EUA a 16 anos e algumas vezes tive o prazer de ouvir-lo falar. Gostaria de comentar que em todas as vezes que o ouvi fui impactado e me preocupo muito com minha geração ao ler seus textos e seus comentários. Infelizmente as preocupações com a casa de Deus são muito inferiores aos bons valores e a Santa doutrina que aprendi quando menino. Cresci na Assembleia de Deus ministério de Santos, com o pastor João Alves Correa e me lembro bem como era possível sentir no ar, ou

MARIO DE ASSIS RODRIGUES

PERCEBO AKI O QUANTO NOS FALTA ÉTICA EM NOSSO CULTO DIARIOMISSO TEM SIDO UMA LASTIMA EM NOSSOS DIAS.

Danilo de Assis

Paz do senhor Pastor Antonio Gilberto. Todas essas recomendações são para nos mostrar o comportamento ideal do cristão dentro do templo de adoração, ensinando-nos portamos com reverência na Casa do Senhor. Como em todo ambiente que adentramos existirá modos de conduta a serem observado para respeito. Na casa do Senhor deve existir modos para preservar a honra , respeito e reverência a presença do Rei do universo. Um artigo de extrema importância para educar o cristão quanto ao culto

Edison P. Hastenreiter

As vezes fico observando como o bebedouro de nossa igreja é frequentado durante o culto ;que água gostosa,que sede insaciável; Ha!!! se todos bebessem da água da vida não teriam tanta sede. Parabéns Pr. Antonio pelo seu maravilhosa artigo, é muito edificante para os que querem servir a Jesus em Espirito e em verdade, que as bençãos do nosso Deus esteja sobre vós.

Professor, servo do Senho

Eu o conheci no "COM" de 2011, quando lá estive, fazendo este Curso de Orientação Ministerial, na Igreja Assembleia de Deus de Benfica. Nesta época, eu ainda era membro da Igreja Batista em Santanésia - Piraí -RJ, porém estava cooperando com a Igreja Assembleia de Deus, ministério de Petrópolis, Sede de Barra do Piraí, cujo diretor é o Pastor Edgar, o vice-diretor o Pastor Celso. Assisti sua aula e adquiri a apostilha que Pastor fez, sobre Teologia Sistemática.Mas quanto ao li, neste

Arlene Noguiera Campelo d

Graça e paz Pr. Gilberto, gostei muito do assunto abordado sobre Ética Cristã no culto, e vejo a impotância dessa ordem nos cultos nas nossas igrejas, e vejo a urgência de revermos as nossas posturas no culto que prestamos ao nosso Deus.

JOEL BATISTA DE SOUZA (N

Excelente! como já disse o Irmão Tiago (acima) O culto é coisa séria, e lá vamos para a Adoração a Deus. (Joel Batista), em 26/03/13

oseias carvalho

muito bom pr antonio gilberto

edelson

Pr. Antonio Gilberto Deus lhe abençoe grandemente, e que Deus continue agindo a seu favor, na plenitude de tanto conhecimento que Deus lhe deu. Essa sabedoria sobre tais artigo, rico em conhecimento só pode vir de Deus glória AO Todo Poderoso. Amém. Gostaria de obter o artigo de uma lição bíblica, que o senhor foi o comentaria desta revista no ano de 1992 CUJO TEMA É: 4º Trimestre Título: Religiões, seitas e doutrinas falsas ANO 1992 . PAZ DO SENHOR. MEU E-mail edelson_ms@hotmail,com

vanrlei

muinto bem colocado este artigo presiza aver mais reverencia na casa do .amen

Ricardo Alexandre

A Paz do Senhor! Pr Antônio Gilberto, numa série que fala sobre ética, é insensatez minha quebrá-la, mas a urgente necessidade que se levantou na minha vida e da igreja que sou membro, força-me a fazê-lo: Sou membro da Congregação Cristã no Brasil, com tristeza comunico que a CCB fez alterações no texto de sua Declaração de Fé conhecida como "Pontos de Fé e da Doutrina Que Uma Vez foi Dada aos SAntos", ao incluir a palavra "contendo" passou a professar que a Bíblia CONTÉM a Pa

Luiz Afonso

Muito bom ! aprendi várias coisas.

DIEGO COIMBRA

Pr. Gilberto, realmente é uma vergonha, vermos nos cultos, pessoas que não tem o mínimo de pudor ou reverência. Muitos hoje ficam acessando redes sociais durante os cultos, infelizmente é uma realidade triste. Temos que trabalhar para melhorar tal situação.

Ronaldo Araújo da silva

É muito importante ter ética am tudo na vida, aida mais quando o proposito é de adorar e honrar o nome Santo do Senhor Jesus, o apostolo Pedro nos exortou dizendo que é necessário que andemos em amor e em temor ao Senhor nosso Deus.

samuel jorge dos santos

excelente artigo do nosso querido Pr. Antonio Gilberto, artigos com esta qualidade no tempos de hoje são raríssimos,parece até que algumas igrejas que se intitulam ( evangélicas) não dão a mínima para a ética cristã, querem quantidade e não qualidade, Pr Antonio Gilberto que Deus continue lhe usando e o Sr nos traga artigos com essa qualidade.

Jefferson costa

pastor esses conselhos são muito edificantes,e com certeza nos ajudarão a prestar um culto cada vez melhor a Deus

Daniela Cantte

Excelente artigo Pr. Gilberto! O senhor disse qtudo que estamos precisando ver nos cultas das nossas igrejas, tantos da parte dos membros quanto dos líderes.

Tiago

Excelente. O culto ao Senhor é uma coisa seria.

geisiel

muito bom!!!

Deixe seu comentário







Perfil

Antonio Gilberto é consultor doutrinário da CPAD, membro da Casa de Letras Emílio Conde, mestre em Teologia, graduado em Psicologia, Pedagogia e Letras, membro da diretoria da Global University nos Estados Unidos e autor dos livros “Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios”, “O Calendário da Profecia”, “O Fruto do Espírito”, “A Bíblia: o livro, a mensagem e a história”, “A Prática do Evangelismo Pessoal”, “Verdades Pentecostais”, “A Bíblia através de séculos”, “Crescimento em Cristo” e “Manual de Escola Dominical”, todos títulos da CPAD, sendo este último o seu maior best-seller, com mais de 200 mil exemplares vendidos.

COLUNISTAS

ARQUIVO