Anterior

ANTERIOR

Presidente da CGADB recebe título de Cidadão Mato-Grossense

08/05/2019

Próximo

PRÓXIMA

AD Belém realiza Culto de Missões após a realização da Conferência de Evangelismo e Discipulado

23/05/2019

Assembleia de Deus

30ª Conferência de Escola Dominical reúne mais de 800 pessoas de todo o país, em Bento Gonçalves (RS)

Foram quatro dias de capacitação técnica e espiritual voltados a pastores, professores, superintendentes e alunos da EBD

Com informações de Franciele Zanon Gonçalves e Willames Tenório Costa / Fotos: WillamesTenório Costa | 09/05/2019 - 11:00
30ª Conferência de Escola Dominical reúne mais de 800 pessoas de todo o país, em Bento Gonçalves (RS)

De 2 a 5 de maio, caravanas de todas as regiões do Brasil estiveram em Bento Gonçalves (RS), reunidas em plenárias, seminários e workshops ministrados pela equipe de conferencistas da CPAD, Elienai Cabral (PR), Esequias Soares (SP), Cesar Moises (RJ), Valmir Nascimento (MT), Claiton Pomerening (SC), Douglas Baptista (DF), Eliezer Moraes (RS), Esdras Bentho (RJ) e Jamiel Lopes (SP), e as professoras Helena Figueiredo (RJ), Joane Bentes (PR), Telma Bueno (RJ), Anita Oyaizu (SP), Siléia Chiquini (PR), Elaine Cruz (RJ)  e Valquíria Salinas (SP), que trabalharam o tema “No princípio era a Palavra”, baseado em João 1.1.  

A Conferência de Escola Dominical é promovida pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB) e Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), e coordenada pela Assembleia de Deus de Bento Gonçalves, por meio de seu pastor presidente Eliezer Morais.

O evento contou em sua abertura (2), com a presença dos pastores Kemuel Sotero, vice-presidente do Conselho Administrativo da CPAD; Adalberto dos Santos Dutra, presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas e Pastores da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Sul (CIEPADERGS); do diretor executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza; do deputado estadual Elizandro Sabino; do prefeito da cidade anfitriã, Guilherme Pasin; do presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pasqualotto; e demais pastores e autoridades.

Em nome da CIEPADERGS, o pastor Adalberto Dutra comemorou a realização da Conferência no Rio Grande do Sul. “Neste momento festivo e memorável para a nossa igreja, quero dar as boas-vindas a todos. A Escola Dominical tem o papel de ensinar as sagradas letras que nos fazem sábios e também o caráter do homem, da criança, do adolescente, do jovem até o ancião”, destacou. “Não vamos abrir mão da nossa EBD”, exclamou.

O prefeito Guilherme Pasin pontuou a vocação turística da cidade. “Bento virou uma cidade turística, sempre abençoada por Deus. Nessa captação de eventos que aqui estamos, podermos recebê-los é uma graça divina. Tenho certeza de que Bento se torna mais abençoada por todos esses dias e pelo legado que cada um deixará”, afirmou em seu pronunciamento.

Rafael Pasqualotto, chefe do Poder Legislativo, disse: “Meu coração transborda de alegria por ver a porta da cidade aberta para receber um evento como este”. Pasqualotto é membro da Igreja Batista Nacional Ágape. Ele destacou ainda o texto em Habacuque 2.14, onde diz que “a terra ficará cheia de conhecimento da glória do Senhor, assim com as águas enchem o mar”.

O deputado Estadual Elizandro Sabino falou em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, destacando tratativas relacionadas à defesa de crianças e adolescentes.
 
Na primeira pregação, o pastor Kemuel Sotero leu com a igreja em João 5.39 e levou a seguinte reflexão: “Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor”.

A adoração com louvores foi conduzida pelos cantores Victorino Silva e Marcelo Santos, da CPAD Music; o grupo de louvor local, orquestra da igreja Assembleia de Deus de Caxias do Sul, conduzida pelo maestro Joel Lundgren, filho do Pastor João Lundgren em saudosa memória; e a orquestra El Shaday,  da Assembleia de Deus de Bento Gonçalves também adoraram ao Senhor durante o evento.

Durante a conferência entre todos os seus momentos destacamos:

Pastor Elienai Cabral que na última convenção da CGADB foi nomeado como Consultor Doutrinário e Teológico das Assembleias de Deus no Brasil,  falou como liderar uma escola dominical tornando eficiente o ensino na vida prática dos alunos.

A Dra.Valquíria Salinas propôs o tema “Adolescência, Bullying e Identidade Cristã”, (SP) destacando que a ética cristã preza pelo bem maior e que é importante criar uma identidade cristã, desenvolvendo a auto-estima nos alunos.

A professora da classe de adolescentes da AD Bento Gonçalves (RS), Kamilla Rasia, contou que a Dra. Valquíria enfatizou, em suas palestras, o importante papel do professor ante a sociedade. “Durante o seminário, nos foi dado um panorama geral de casos de bullying e pareceu uma realidade distante, mas não é. Nós como professores conseguimos notar alguma alteração no comportamento do aluno e precisamos, sim, fazer parte da vida desse adolescente. Somos agentes transformadores e influenciadores na formação da identidade do adolescente e, inclusive, para ajudar os pais nesse processo. Saí dessa Conferência querendo ser uma professora melhor, uma filha melhor e esposa melhor, querendo fazer mais para Deus”, destacou.

Com seus 83 anos de idade, a professora Helena Figueiredo (RJ) falou a pastores e superintendentes como estar atualizado para ensinar na atual geração. “O professor tem que ter compromisso e alvo. O alvo cria pontes entre o que é ensinado na aula e a aprendizagem do aluno. O jeito de dar aula pode mudar, mas as técnicas continuam as mesmas”, destacou Helena.

Criativa e dinâmica, a professora de educação infantil Joane Bentes (PR), enalteceu em seu seminário a importância do diálogo no relacionamento com a criança, em sua plenária que foi a última da conferência trouxe relatos de sua recente viajem missionária ao Nepal e a necessidade que temos em ajudar a igreja perseguida.

Durante a Conferência, também foram entregues ao diretor executivo da CPAD, revistas da Escola Bíblica Dominical do primeiro semestre de 1940 e a outra do segundo semestre de 1943 que estavam sob posse do evangelista Joel Dias (Bento Gonçalves-RS), há aproximadamente 31 anos, para compor o acervo do Centro de Estudos do Movimento Pentecostal (Cemp) da CPAD.

Ao final do evento todos os presentes receberam seus certificados de participação.